Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado : implicações para a construção da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fabiana Guerra
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10084
Resumo: Resumo: O presente estudo tem como foco de investigação a formação inicial reflexiva de professores de Biologia, no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório, como atividade da disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia de uma instituição pública de ensino superior, localizada no norte do Paraná A autoscopia trifásica foi a estratégia de coleta e análise de dados e consistiu nas fases: pré-ativa, na qual estimulamos o estudante a refletir-para-a-ação; interativa, na qual filmamos a etapa de regência do estágio em uma escola de ensino público; e pós-ativa, na qual, com o auxílio do vídeo, estimulamos o estudante a refletir-sobre-a-ação e refletir-sobre-a-reflexão-na-ação Com base nos referenciais teóricos de Schön (1992; 2) e, considerando o potencial da reflexão e da investigação sobre a própria prática como instrumento para uma formação consciente, buscamos, por meio dos processos reflexivos de licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública estadual paranaense, regularmente matriculados na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia, compreender de que modo cada um dos participantes identifica aquilo que deve ser transformado em sua prática educativa, a fim de implementar seu desenvolvimento profissional docente Os resultados obtidos são decorrentes da sistematização dos dados realizada com base nos “momentos reflexivos” descritos por Schön e adaptado de Clarke (1994) Verificamos que as situações problema que emergiram na prática da estudante advêm de fatores de natureza diversa e interferiram em sua conduta dentro de sala de aula A soma desses fatores desencadeou processos reflexivos que levaram a estudante a estruturar, questionar, reestruturar e planificar novas ações com base em suas experiências e, a recorrência desses processos, estimulados pela autoscopia trifásica, levaram a estudante a reformular sua prática educativa a cada nova experiência, de modo a construir, de maneira idiossincrática, sua prática docente
id UEL_498a42119691ec37974cabe1e5309978
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10084
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado : implicações para a construção da prática docenteProfessores de biologiaFormaçãoReflexão (Filosofia)Prática de ensinoBiology teachersReflection (philosophy)Practice teachingTraining ofResumo: O presente estudo tem como foco de investigação a formação inicial reflexiva de professores de Biologia, no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório, como atividade da disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia de uma instituição pública de ensino superior, localizada no norte do Paraná A autoscopia trifásica foi a estratégia de coleta e análise de dados e consistiu nas fases: pré-ativa, na qual estimulamos o estudante a refletir-para-a-ação; interativa, na qual filmamos a etapa de regência do estágio em uma escola de ensino público; e pós-ativa, na qual, com o auxílio do vídeo, estimulamos o estudante a refletir-sobre-a-ação e refletir-sobre-a-reflexão-na-ação Com base nos referenciais teóricos de Schön (1992; 2) e, considerando o potencial da reflexão e da investigação sobre a própria prática como instrumento para uma formação consciente, buscamos, por meio dos processos reflexivos de licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública estadual paranaense, regularmente matriculados na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia, compreender de que modo cada um dos participantes identifica aquilo que deve ser transformado em sua prática educativa, a fim de implementar seu desenvolvimento profissional docente Os resultados obtidos são decorrentes da sistematização dos dados realizada com base nos “momentos reflexivos” descritos por Schön e adaptado de Clarke (1994) Verificamos que as situações problema que emergiram na prática da estudante advêm de fatores de natureza diversa e interferiram em sua conduta dentro de sala de aula A soma desses fatores desencadeou processos reflexivos que levaram a estudante a estruturar, questionar, reestruturar e planificar novas ações com base em suas experiências e, a recorrência desses processos, estimulados pela autoscopia trifásica, levaram a estudante a reformular sua prática educativa a cada nova experiência, de modo a construir, de maneira idiossincrática, sua prática docenteDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study has as the main researching focus the reflective initial trainig of Biology teacher, in the contexto of mandatory Supervised Internship, as an activity of the discipline of Methodology and Practice of Teaching in Biology of a public institution of higher education, located in the north of Paraná Three phase autoscopy was the strategy of data collection and Analysis and consisted of: pre-active, in which, encourage the student to reflect-for-action; interactive, in which we filmed the stage of conducting in a public school; and post-active, in which, with the help of the vídeo, we encourage the student to reflect-about-action and reflect-about-reflection-in-action Based on the Theoretical references of Schön (1992; 2) and, considering the potential of reflection and research on one's own practice as an instrument for conscious training, we seek, through the Reflective processes of undergraduate in the Biological Sciences course of a public university in Paraná, regularly enrolled in the discipline of Methodology and Practice in Biology Teaching, understand how each participant identifies what must be transformed in their educational practice, in order to implemente their professional teaching development The results found are due to the systematization of data based on the “reflexive moments” described by Schön and adapted from Clarke (1994) We verified that the problem situations that emerged in the student practice come from factors of different natura and interfered with their conduct in the classroom The sum of these factors triggered reflexive processes that took the student to strcture, question, restructure and plan new actions based on her experiences, and the recurrence of these processes, stimulated by the three-phase autoscopy, took the student to reformulate her educational practice with each new experience, in order to constructo, in na idiosyncratic manner, her teaching practiceLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Arruda, Sérgio de MelloOliveira, Vera Lúcia Bahl deRibeiro, Fabiana Guerra2024-05-01T12:14:06Z2024-05-01T12:14:06Z2020.0013.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10084porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado : implicações para a construção da prática docente
title Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado : implicações para a construção da prática docente
spellingShingle Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado : implicações para a construção da prática docente
Ribeiro, Fabiana Guerra
Professores de biologia
Formação
Reflexão (Filosofia)
Prática de ensino
Biology teachers
Reflection (philosophy)
Practice teaching
Training of
title_short Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado : implicações para a construção da prática docente
title_full Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado : implicações para a construção da prática docente
title_fullStr Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado : implicações para a construção da prática docente
title_full_unstemmed Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado : implicações para a construção da prática docente
title_sort Processos reflexivos de licenciandos em ciências biológicas no contexto do estágio supervisionado : implicações para a construção da prática docente
author Ribeiro, Fabiana Guerra
author_facet Ribeiro, Fabiana Guerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]
Arruda, Sérgio de Mello
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Fabiana Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de biologia
Formação
Reflexão (Filosofia)
Prática de ensino
Biology teachers
Reflection (philosophy)
Practice teaching
Training of
topic Professores de biologia
Formação
Reflexão (Filosofia)
Prática de ensino
Biology teachers
Reflection (philosophy)
Practice teaching
Training of
description Resumo: O presente estudo tem como foco de investigação a formação inicial reflexiva de professores de Biologia, no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório, como atividade da disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia de uma instituição pública de ensino superior, localizada no norte do Paraná A autoscopia trifásica foi a estratégia de coleta e análise de dados e consistiu nas fases: pré-ativa, na qual estimulamos o estudante a refletir-para-a-ação; interativa, na qual filmamos a etapa de regência do estágio em uma escola de ensino público; e pós-ativa, na qual, com o auxílio do vídeo, estimulamos o estudante a refletir-sobre-a-ação e refletir-sobre-a-reflexão-na-ação Com base nos referenciais teóricos de Schön (1992; 2) e, considerando o potencial da reflexão e da investigação sobre a própria prática como instrumento para uma formação consciente, buscamos, por meio dos processos reflexivos de licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública estadual paranaense, regularmente matriculados na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia, compreender de que modo cada um dos participantes identifica aquilo que deve ser transformado em sua prática educativa, a fim de implementar seu desenvolvimento profissional docente Os resultados obtidos são decorrentes da sistematização dos dados realizada com base nos “momentos reflexivos” descritos por Schön e adaptado de Clarke (1994) Verificamos que as situações problema que emergiram na prática da estudante advêm de fatores de natureza diversa e interferiram em sua conduta dentro de sala de aula A soma desses fatores desencadeou processos reflexivos que levaram a estudante a estruturar, questionar, reestruturar e planificar novas ações com base em suas experiências e, a recorrência desses processos, estimulados pela autoscopia trifásica, levaram a estudante a reformular sua prática educativa a cada nova experiência, de modo a construir, de maneira idiossincrática, sua prática docente
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 13.02.2020
2020.00
2024-05-01T12:14:06Z
2024-05-01T12:14:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10084
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823278945009664