Modelo didático do gênero rimas de enigma para o ensino da língua inglesa no fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emanuelle Cricia Oliveira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12128
Resumo: Resumo: A presente pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Londrina, cuja temática centra-se no campo de ensino e aprendizagem de língua inglesa para crianças (LIC) O ensino de LIC tem crescido significativamente no Brasil (TONELLI; PÁDUA, 217; ASSIS, 218; ÁVILA, 219) Sendo assim, muitas escolas passaram a ofertá-lo desde a Educação Infantil até os primeiros anos do Ensino Fundamental Em face disso, pesquisadores e professores passam a se interessar por esse ensino (TONELLI, 25; ROCHA, 26; TUTIDA, 216; REIS, 218; ASSIS, 218; PEREIRA, 218; ÁVILA, 219; BUENO, 219, para citar alguns) Todavia, neste cenário, deparamo-nos com a ausência de diretrizes oficiais que orientem o trabalho do professor que atua nesse nível, ausência que é, ainda, perpetuada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 217) (LIMA; BORGHI; NETO, 219) Tendo em vista esse silenciamento a respeito do ensino de LIC na BNCC, um dos desdobramentos é a carência de materiais didáticos voltados para esse contexto (PIRES, 24; ROMMEL, 218) Entretanto, reiteramos que esforços têm sido empreendidos por professores e pesquisadores engajados em promover uma prática pedagógica voltada para esse contexto (ROCHA, 26) O objetivo desta pesquisa foi acrescentar ao campo de LIC, apresentando a construção do modelo didático (MD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) do gênero rimas de enigma (RE) Os objetivos específicos são: 1) analisar os parâmetros contextuais de produção do gênero e de sua arquitetura interna (o plano textual global, os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos); e 2) identificar os elementos constitutivos ao gênero analisado que podem ser transpostos nas aulas de LIC, visando o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos Analisamos os exemplares de 2 RE, identificando os elementos que compõem seu plano textual global e sua arquitetura interna (BRONCKART, 212), para, posteriormente, apontarmos quais deles, a partir das características recorrentes ao gênero, podem ser incorporados em um MD As análises apontam que as RE são gêneros curtos e apresentam um objeto enigmático O agente-produtor recorre ao mundo do expor, pois os elementos são expostos por meio da sequência descritiva Há, ainda, a implicação de um eu que se reporta diretamente a um você, estabelecendo a interação com os interlocutores Nas RE, predominam verbos de estado e ação no presente, revelando processos que podem ser atestáveis no mundo empírico Elementos de linguagem como rimas são igualmente explorados nos textos Identificamos modalizadores que revelam capacidades de agir dos interlocutores e dos personagens descritos Por fim, há as vozes de personagens que são postos em cena e se autodescrevem Assim, ao explorar as RE enquanto objeto de ensino, em uma transposição didática (CHEVALLARD, 1994), os alunos podem desenvolver capacidades de linguagem, por meio de atividades que promovam a criatividade, o pensamento crítico e o senso estético
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BORGHI; NETO, 219) Tendo em vista esse silenciamento a respeito do ensino de LIC na BNCC, um dos desdobramentos é a carência de materiais didáticos voltados para esse contexto (PIRES, 24; ROMMEL, 218) Entretanto, reiteramos que esforços têm sido empreendidos por professores e pesquisadores engajados em promover uma prática pedagógica voltada para esse contexto (ROCHA, 26) O objetivo desta pesquisa foi acrescentar ao campo de LIC, apresentando a construção do modelo didático (MD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) do gênero rimas de enigma (RE) Os objetivos específicos são: 1) analisar os parâmetros contextuais de produção do gênero e de sua arquitetura interna (o plano textual global, os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos); e 2) identificar os elementos constitutivos ao gênero analisado que podem ser transpostos nas aulas de LIC, visando o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos Analisamos os exemplares de 2 RE, identificando os elementos que compõem seu plano textual global e sua arquitetura interna (BRONCKART, 212), para, posteriormente, apontarmos quais deles, a partir das características recorrentes ao gênero, podem ser incorporados em um MD As análises apontam que as RE são gêneros curtos e apresentam um objeto enigmático O agente-produtor recorre ao mundo do expor, pois os elementos são expostos por meio da sequência descritiva Há, ainda, a implicação de um eu que se reporta diretamente a um você, estabelecendo a interação com os interlocutores Nas RE, predominam verbos de estado e ação no presente, revelando processos que podem ser atestáveis no mundo empírico Elementos de linguagem como rimas são igualmente explorados nos textos Identificamos modalizadores que revelam capacidades de agir dos interlocutores e dos personagens descritos Por fim, há as vozes de personagens que são postos em cena e se autodescrevem Assim, ao explorar as RE enquanto objeto de ensino, em uma transposição didática (CHEVALLARD, 1994), os alunos podem desenvolver capacidades de linguagem, por meio de atividades que promovam a criatividade, o pensamento crítico e o senso estéticoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The present research is part of the Graduate Program in Language Studies, from the State University of Londrina, which theme focuses on the field of teaching and learning English language for children (ELC) ELC education has grown significantly in Brazil (TONELLI; PÁDUA, 217; ASSIS, 218; ÁVILA, 219) As result, many schools have started offering it from early childhood education to the early years of elementary school In view of this, researchers and teachers have been interested in this teaching (TONELLI, 25; ROCHA, 26; TUTIDA, 216; REIS, 218; ASSIS, 218; PEREIRA, 218; ÁVILA, 219; BUENO, 219, to quote some) However, in this scenario, we find ourselves with the absence of official guidelines that guide the work of the teacher who works at this level, an absence that is still perpetuated in the National Common Curricular Base (BNCC) (BRASIL, 217) (LIMA; BORGHI; NETO, 219) Considering this silencing regarding the teaching of ELC at BNCC, one of the consequences is the lack of teaching materials aimed at this context (PIRES, 24; ROMMEL, 218) However, we restate that efforts have been made by teachers and researchers engaged in promoting a pedagogical practice focused on this context (ROCHA, 26) The objective of this research was to add to the field of ELC presenting the construction of the didactic model (DM) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) of the genre Riddles The specific objectives are: 1) to analyze the contextual parameters of the genre's production and its internal architecture (the global textual plan, the textualization mechanisms and the enunciative mechanisms) and; 2) to identify the elements constituting the analyzed genre that can be transposed in the ELC classes, aiming at the development of students' language capabilities We analyzed the specimens of twenty RE identifying the elements that make up its global textual plan and its internal architecture (BRONCKART, 212) and then point out which of them can be incorporated into an DM, based on the recurring characteristics of the genre The analyzes show that the RE are short genres and present an enigmatic object The producer-agent resorts to the world of exhibiting, as the elements are exposed through the descriptive sequence There is also the implication of oneself that reports directly to you, establishing interaction with the interlocutors In Riddles, state and action verbs in the present tense predominate, revealing processes that can be attested in the empirical world Language elements like rhymes are also explored in the texts We identified modalizers that reveal the interlocutors' and characters' abilities to act Finally, there are the voices of characters that are put on the scene and describe themselves In light of this, by exploring RE as teaching object, in a didactic transposition (CHEVALLARD, 1994), students can develop language skills, through activities that promote creativity, critical thinking and aesthetic senseTonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]Cordeiro, Glaís SalesCristovão, Vera Lúcia LopesSilva, Emanuelle Cricia Oliveira da2024-05-01T13:48:49Z2024-05-01T13:48:49Z2020.0030.09.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12128porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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