Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chanan, Aline de Abreu Curunzi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8508
Resumo: Resumo: Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos Importante também é ressaltar que a formação de leitores conscientes e ativos na sociedade é o que se busca com o letramento literário e o ensino de literatura Através dela formamos escritores, discursadores capazes de construir melhor o ambiente em que vivem Ainda, propusemos uma produção escrita multimodal, a qual utiliza como suporte a rede social Glogster para verificarmos a interferência das tecnologias no processo de aprender e ensinar Desenvolvendo uma pesquisa interventiva, de caráter interpretativo e qualitativo, começamos pela verificação da perspectiva de letramento literário presente nos documentos oficiais: PCNEM, PCN+, OCEM E DCE/PR Para análise de dados pautamo-nos em Sercundes (1997), Geraldi (1995), Saraiva e Mügge (26), Silva (212), Soares (29), Kleiman (24), Cosson (26; 29), Ranauro (sd) e Rojo; Moura (212) sobre planejamento, práticas de letramento, letramento literário e os multiletramentos Após a análise do processo de ensino e aprendizagem proposta neste trabalho e também do produto, ou seja, os textos dos alunos, entendemos que é possível e viável fazer da aula de Português um evento de letramento que abarca análise linguística, Literatura e produção textual e que a teoria dos multiletramentos também é aplicável nas escolas públicas, mesmo que com pouco respaldo tecnológico
id UEL_4b4263ebf1eff8f2ace15bcef7326b60
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8508
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplosLíngua portuguesaEstudo e ensinoLetramento literárioLetramento digitalStudy and teachingPortuguese languageResumo: Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos Importante também é ressaltar que a formação de leitores conscientes e ativos na sociedade é o que se busca com o letramento literário e o ensino de literatura Através dela formamos escritores, discursadores capazes de construir melhor o ambiente em que vivem Ainda, propusemos uma produção escrita multimodal, a qual utiliza como suporte a rede social Glogster para verificarmos a interferência das tecnologias no processo de aprender e ensinar Desenvolvendo uma pesquisa interventiva, de caráter interpretativo e qualitativo, começamos pela verificação da perspectiva de letramento literário presente nos documentos oficiais: PCNEM, PCN+, OCEM E DCE/PR Para análise de dados pautamo-nos em Sercundes (1997), Geraldi (1995), Saraiva e Mügge (26), Silva (212), Soares (29), Kleiman (24), Cosson (26; 29), Ranauro (sd) e Rojo; Moura (212) sobre planejamento, práticas de letramento, letramento literário e os multiletramentos Após a análise do processo de ensino e aprendizagem proposta neste trabalho e também do produto, ou seja, os textos dos alunos, entendemos que é possível e viável fazer da aula de Português um evento de letramento que abarca análise linguística, Literatura e produção textual e que a teoria dos multiletramentos também é aplicável nas escolas públicas, mesmo que com pouco respaldo tecnológicoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: In some schools during a long time and even now, the Portuguese language has its contents presented in three parts: linguistic analysis, literature and text production This structure has its assumptions guided the Laws of Education Guidelines and Bases In order to develop a reading project and writing literary texts , checking their viability and aiming to develop multimodal production and multiliteracies in digital media , linked to the formation of readers , we proposed a project to two high school third year of classes a public school in the city of Londrina In this project , we worked with the genre tale and micro tale in an exploration perspective of linguistic analysis , literature and text production in order to investigate the efficacy of the unification of this content It is also important to point out that the formation of readers aware and active in society is what is being sought with the literary literacy and literature teaching Through this form writers , speakers at better able to build the environment in which they live : Still , we proposed a multimodal written production, which uses the medium social network Glogster to verify the interference of technology in the process of learning and teaching Developing an interventional research, interpretive and qualitative character, we begin by checking the perspective of literary literacy in official documents: PCNEM, PCN +, OCEM and DCE / PR Sercundes (1997), Geraldi (1995), Scott and Mügge (26), Silva (212), Smith (29), Kleiman (24), Cosson (26;29) , Ranauro (sd) and Rojo; Moura (212) were the basis for process analysis on planning concepts, literacy practices, literary literacy and multiliteracies After analyzing the teaching and learning process proposed in this paper and also the product, the texts of the students, we believe it is possible and feasible to do the Portuguese class a literacy event that includes linguistic analysis, Literature and text production and multiliteracies theory is also applicable in public schools, even with little technological supportMafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]Silva, Miguel Rettenmaier daAlmeida, Ana Lúcia de CamposChanan, Aline de Abreu Curunzi2024-05-01T11:34:13Z2024-05-01T11:34:13Z2015.0002.03.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8508porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos
title Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos
spellingShingle Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos
Chanan, Aline de Abreu Curunzi
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Letramento literário
Letramento digital
Study and teaching
Portuguese language
title_short Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos
title_full Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos
title_fullStr Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos
title_full_unstemmed Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos
title_sort Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos
author Chanan, Aline de Abreu Curunzi
author_facet Chanan, Aline de Abreu Curunzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]
Silva, Miguel Rettenmaier da
Almeida, Ana Lúcia de Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Chanan, Aline de Abreu Curunzi
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Estudo e ensino
Letramento literário
Letramento digital
Study and teaching
Portuguese language
topic Língua portuguesa
Estudo e ensino
Letramento literário
Letramento digital
Study and teaching
Portuguese language
description Resumo: Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos Importante também é ressaltar que a formação de leitores conscientes e ativos na sociedade é o que se busca com o letramento literário e o ensino de literatura Através dela formamos escritores, discursadores capazes de construir melhor o ambiente em que vivem Ainda, propusemos uma produção escrita multimodal, a qual utiliza como suporte a rede social Glogster para verificarmos a interferência das tecnologias no processo de aprender e ensinar Desenvolvendo uma pesquisa interventiva, de caráter interpretativo e qualitativo, começamos pela verificação da perspectiva de letramento literário presente nos documentos oficiais: PCNEM, PCN+, OCEM E DCE/PR Para análise de dados pautamo-nos em Sercundes (1997), Geraldi (1995), Saraiva e Mügge (26), Silva (212), Soares (29), Kleiman (24), Cosson (26; 29), Ranauro (sd) e Rojo; Moura (212) sobre planejamento, práticas de letramento, letramento literário e os multiletramentos Após a análise do processo de ensino e aprendizagem proposta neste trabalho e também do produto, ou seja, os textos dos alunos, entendemos que é possível e viável fazer da aula de Português um evento de letramento que abarca análise linguística, Literatura e produção textual e que a teoria dos multiletramentos também é aplicável nas escolas públicas, mesmo que com pouco respaldo tecnológico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 02.03.2015
2015.00
2024-05-01T11:34:13Z
2024-05-01T11:34:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8508
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823252802961408