Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8508 |
Resumo: | Resumo: Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos Importante também é ressaltar que a formação de leitores conscientes e ativos na sociedade é o que se busca com o letramento literário e o ensino de literatura Através dela formamos escritores, discursadores capazes de construir melhor o ambiente em que vivem Ainda, propusemos uma produção escrita multimodal, a qual utiliza como suporte a rede social Glogster para verificarmos a interferência das tecnologias no processo de aprender e ensinar Desenvolvendo uma pesquisa interventiva, de caráter interpretativo e qualitativo, começamos pela verificação da perspectiva de letramento literário presente nos documentos oficiais: PCNEM, PCN+, OCEM E DCE/PR Para análise de dados pautamo-nos em Sercundes (1997), Geraldi (1995), Saraiva e Mügge (26), Silva (212), Soares (29), Kleiman (24), Cosson (26; 29), Ranauro (sd) e Rojo; Moura (212) sobre planejamento, práticas de letramento, letramento literário e os multiletramentos Após a análise do processo de ensino e aprendizagem proposta neste trabalho e também do produto, ou seja, os textos dos alunos, entendemos que é possível e viável fazer da aula de Português um evento de letramento que abarca análise linguística, Literatura e produção textual e que a teoria dos multiletramentos também é aplicável nas escolas públicas, mesmo que com pouco respaldo tecnológico |
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Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplosLíngua portuguesaEstudo e ensinoLetramento literárioLetramento digitalStudy and teachingPortuguese languageResumo: Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos Importante também é ressaltar que a formação de leitores conscientes e ativos na sociedade é o que se busca com o letramento literário e o ensino de literatura Através dela formamos escritores, discursadores capazes de construir melhor o ambiente em que vivem Ainda, propusemos uma produção escrita multimodal, a qual utiliza como suporte a rede social Glogster para verificarmos a interferência das tecnologias no processo de aprender e ensinar Desenvolvendo uma pesquisa interventiva, de caráter interpretativo e qualitativo, começamos pela verificação da perspectiva de letramento literário presente nos documentos oficiais: PCNEM, PCN+, OCEM E DCE/PR Para análise de dados pautamo-nos em Sercundes (1997), Geraldi (1995), Saraiva e Mügge (26), Silva (212), Soares (29), Kleiman (24), Cosson (26; 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Moura (212) were the basis for process analysis on planning concepts, literacy practices, literary literacy and multiliteracies After analyzing the teaching and learning process proposed in this paper and also the product, the texts of the students, we believe it is possible and feasible to do the Portuguese class a literacy event that includes linguistic analysis, Literature and text production and multiliteracies theory is also applicable in public schools, even with little technological supportMafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]Silva, Miguel Rettenmaier daAlmeida, Ana Lúcia de CamposChanan, Aline de Abreu Curunzi2024-05-01T11:34:13Z2024-05-01T11:34:13Z2015.0002.03.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8508porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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