PÔSTERES DIGITAIS E LETRAMENTOS MÚLTIPLOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1182 |
Resumo: | Resumo: Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual. Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina. Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos. Importante também é ressaltar que a formação de leitores conscientes e ativos na sociedade é o que se busca com o letramento literário e o ensino de literatura. Através dela formamos escritores, discursadores capazes de construir melhor o ambiente em que vivem. Ainda, propusemos uma produção escrita multimodal, a qual utiliza como suporte a rede social Glogster para verificarmos a interferência das tecnologias no processo de aprender e ensinar. Desenvolvendo uma pesquisa interventiva, de caráter interpretativo e qualitativo, utilizamo-no para análise de dados Sercundes (1997), Geraldi (1995), Saraiva e Mügge (2006), Silva (2012), Soares (2009), Kleiman (2004), Cosson (2006; 2009), Ranauro (s.d.) e Rojo; Moura (2012) sobre planejamento, práticas de letramento, letramento literário e os multiletramentos. Após a análise do processo de ensino e aprendizagem proposta neste trabalho entendemos que é possível e viável fazer da aula de Português um evento de letramento que abarca análise linguística, Literatura e produção textual e que a teoria dos multiletramentos também é aplicável nas escolas públicas, mesmo que com pouco respaldo tecnológico. |
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PÔSTERES DIGITAIS E LETRAMENTOS MÚLTIPLOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIOP Ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Letramento literário. Letramento digital.Resumo: Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual. Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina. Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos. Importante também é ressaltar que a formação de leitores conscientes e ativos na sociedade é o que se busca com o letramento literário e o ensino de literatura. Através dela formamos escritores, discursadores capazes de construir melhor o ambiente em que vivem. Ainda, propusemos uma produção escrita multimodal, a qual utiliza como suporte a rede social Glogster para verificarmos a interferência das tecnologias no processo de aprender e ensinar. Desenvolvendo uma pesquisa interventiva, de caráter interpretativo e qualitativo, utilizamo-no para análise de dados Sercundes (1997), Geraldi (1995), Saraiva e Mügge (2006), Silva (2012), Soares (2009), Kleiman (2004), Cosson (2006; 2009), Ranauro (s.d.) e Rojo; Moura (2012) sobre planejamento, práticas de letramento, letramento literário e os multiletramentos. Após a análise do processo de ensino e aprendizagem proposta neste trabalho entendemos que é possível e viável fazer da aula de Português um evento de letramento que abarca análise linguística, Literatura e produção textual e que a teoria dos multiletramentos também é aplicável nas escolas públicas, mesmo que com pouco respaldo tecnológico. Claraboia2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1182Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1182/pdfCopyright (c) 2023 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCurunzi, Aline de Abreu2023-10-06T16:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1182Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-10-06T16:10:39Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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