As relações semântico-argumentativas de coordenação e subordinação em títulos de propagandas veiculadas em revistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blasque, Roberta Maria Garcia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11528
Resumo: Resumo: O ato linguistico fundamental e o ato de argumentar E por meio do discurso, acaoverbal dotada de intencoes e valores, que o locutor tenta influir sobre ocomportamento do outro ou fazer com que compartilhe de suas opinioes Partindodesse principio, consideramos a argumentacao uma atividade estruturante dequalquer discurso, ja que o seu desenrolar acontece, justamente, por meio dasrelacoes argumentativas Desse modo, uma serie de mecanismos e acionada com o fim de construir o sentido do texto e atingir a persuasao Neste trabalho, enfocamos, dentre as inumeras estrategias argumentativas, o uso das conjuncoes, consideradas pela gramatica normativa como elementos meramente relacionais, mas que, do ponto de vista da Linguistica Textual e da Semantica Argumentativa, base teorica de nossa pesquisa, sao recuperados, constituindo-se em marcas lingüísticas imprescindiveis dentro do quadro enunciativo, sendo denominados, em um nível discursivo, de operadores argumentativos A nossa proposta e estudar esses elementos conectivos como indicadores de relacoes de sentido e de orientações argumentativas na estrutura textual Pretendemos realizar um estudo das conjuncoes, refletindo sobre como as relacoes semantico-argumentativascontribuem para a persuasao no discurso especifico da publicidade Escolhemos odiscurso publicitario para servir de corpus de nossa pesquisa, porque ele surge dajuncao de fatores psico-sociais-economicos e de um conjunto de efeitos retóricos que abrangem as técnicas argumentativas, com o intuito de manipular e induzir o consumidor a comprar o produto anunciado
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