Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Valdenir Máximo de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26092011-121743/
Resumo: A compreensão dos fatores determinantes do processo de realização da propaganda radiofônica amplia o campo de experimentação e da interpretação, tanto para o produtor das mensagens publicitárias em seus diferentes formatos e estilos, quanto para o público ouvinte, e os leva a um conjunto de critérios mais sofisticados de avaliação, capazes de unir mais estreitamente a produção e o significado. A escolha do Rádio como veículo publicitário, a geração de ideias no trabalho de criação, a produção do áudio e os cuidados com a voz, a palavra e a performance, a composição musical, o emprego de elementos de sonoplastia, a perícia técnica e a concepção estética da peça produzida, tendo como guia orientador a recepção do público pretendido, são os principais fatores que, revestidos de criatividade e adequação, contribuem para a efetivação da comunicação publicitária via Rádio. O trabalho aborda o universo da comunicação publicitária radiofônica, dando destaque para o spot, o jingle, a paródia, a trilha musical e a vinheta de assinatura como os principais formatos na transmissão das mensagens publicitárias dos anunciantes.
id USP_fa3d283084d78104fe9dd43deb6f1909
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26092011-121743
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Propaganda radiofônica: estudo do processo de realizaçãoRadio advertising: study of the process of realizationAdvertisingAdvertising ProductionGêneros de PropagandaKind AdvertisingLinguagem RadiofônicaProdução PublicitáriaPropagandaRadioRádioRadio LanguageA compreensão dos fatores determinantes do processo de realização da propaganda radiofônica amplia o campo de experimentação e da interpretação, tanto para o produtor das mensagens publicitárias em seus diferentes formatos e estilos, quanto para o público ouvinte, e os leva a um conjunto de critérios mais sofisticados de avaliação, capazes de unir mais estreitamente a produção e o significado. A escolha do Rádio como veículo publicitário, a geração de ideias no trabalho de criação, a produção do áudio e os cuidados com a voz, a palavra e a performance, a composição musical, o emprego de elementos de sonoplastia, a perícia técnica e a concepção estética da peça produzida, tendo como guia orientador a recepção do público pretendido, são os principais fatores que, revestidos de criatividade e adequação, contribuem para a efetivação da comunicação publicitária via Rádio. O trabalho aborda o universo da comunicação publicitária radiofônica, dando destaque para o spot, o jingle, a paródia, a trilha musical e a vinheta de assinatura como os principais formatos na transmissão das mensagens publicitárias dos anunciantes.The understanding of determinants factors in the process of realization of radio advertising expands the experimentation and interpretation space, as much for the publicity messages producer as to the listener public, and lead to a more sophisticated set of criteria for evaluation, capable of creating a closer unit between production and meaning. The choice of radio as advertising medium, the generation of ideas in the creation process, the audio production and voice care, speech and voice performance, musical composition, the use of sound design elements, technical expertise and the aesthetic of the produced piece, guided by the target audience reception, carried out with creativity and fitness to the medium, are the main factors that contribute to the effectiveness of advertising communication via radio. The work addresses the universe of radio advertising communication, highlighting the spot, jingle, parody, musical sound track and vignette signature as the main formats for the transmission of advertising messages from advertisers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPiovesan Neto, Angelo PedroMorais, Valdenir Máximo de2011-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26092011-121743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-26092011-121743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização
Radio advertising: study of the process of realization
title Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização
spellingShingle Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização
Morais, Valdenir Máximo de
Advertising
Advertising Production
Gêneros de Propaganda
Kind Advertising
Linguagem Radiofônica
Produção Publicitária
Propaganda
Radio
Rádio
Radio Language
title_short Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização
title_full Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização
title_fullStr Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização
title_full_unstemmed Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização
title_sort Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização
author Morais, Valdenir Máximo de
author_facet Morais, Valdenir Máximo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piovesan Neto, Angelo Pedro
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Valdenir Máximo de
dc.subject.por.fl_str_mv Advertising
Advertising Production
Gêneros de Propaganda
Kind Advertising
Linguagem Radiofônica
Produção Publicitária
Propaganda
Radio
Rádio
Radio Language
topic Advertising
Advertising Production
Gêneros de Propaganda
Kind Advertising
Linguagem Radiofônica
Produção Publicitária
Propaganda
Radio
Rádio
Radio Language
description A compreensão dos fatores determinantes do processo de realização da propaganda radiofônica amplia o campo de experimentação e da interpretação, tanto para o produtor das mensagens publicitárias em seus diferentes formatos e estilos, quanto para o público ouvinte, e os leva a um conjunto de critérios mais sofisticados de avaliação, capazes de unir mais estreitamente a produção e o significado. A escolha do Rádio como veículo publicitário, a geração de ideias no trabalho de criação, a produção do áudio e os cuidados com a voz, a palavra e a performance, a composição musical, o emprego de elementos de sonoplastia, a perícia técnica e a concepção estética da peça produzida, tendo como guia orientador a recepção do público pretendido, são os principais fatores que, revestidos de criatividade e adequação, contribuem para a efetivação da comunicação publicitária via Rádio. O trabalho aborda o universo da comunicação publicitária radiofônica, dando destaque para o spot, o jingle, a paródia, a trilha musical e a vinheta de assinatura como os principais formatos na transmissão das mensagens publicitárias dos anunciantes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26092011-121743/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26092011-121743/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257401243205632