Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio : intencionalidades, concepções e desenvolvimento no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erram, Claudiane Aparecida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15983
Resumo: Resumo: O presente trabalho analisa a formação continuada Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) desenvolvida pelo Ministério da Educação, em conjunto com as Instituições de Ensino Superior e as Secretarias Estaduais e Distrital de Educação Situa de modo específico seu desenvolvimento no Paraná São seus objetivos: discutir o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) na formação continuada de professores do Ensino Médio e de forma específica compreendê-lo como política de formação continuada; analisar como o programa de formação continuada PNEM estrutura-se no estado do Paraná; e, levantar as diretrizes do programa para formação continuada de professores no Estado Desenvolvido com base na abordagem materialista histórica, utilizando de discussão bibliográfica e análise de documentos, procurou responder aos seguintes questionamentos: Qual o papel do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio como formação continuada na discussão e reestruturação dos currículos do Ensino Médio? Como se estrutura o programa de formação continuada PNEM no Estado do Paraná? Qual a intencionalidade dessa formação continuada? Como resultados da pesquisa, observamos que a formação continuada PNEM trouxe uma formatação nunca antes apresentada para a educação, mas objetivou a adequação do docente e do pedagogo ao ambiente de trabalho e atender ao estudante que se apresenta, hoje, no Ensino Médio Também percebemos que a Secretaria de Educação do Paraná atuou em rede de seu sítio eletrônico e pelo estudo de caderno específico com a visão paranaense da formação proposta, promovendo atividades que foram desenvolvidas no grupo de estudos A formação continuada PNEM foi uma iniciativa importante, pois buscou refletir questões primordiais sobre o currículo do Ensino Médio Possibilitou refletir sobre o trabalho pedagógico, sobre os sujeitos em formação nessa etapa educacional e sobre as DCNEM, promovendo discussão sobre o histórico do Ensino Médio e a reflexão do trabalho docente, sendo considerados aspectos de relevância quanto a sua realização A formação proporcionada pelo PNEM, analisada sob o viés de sua intencionalidade, buscou o consentimento profissional às propostas hegemônicas apontadas pelo Estado e pouco agregou ao universo profissional, pois as mudanças não ocorreram como eram esperadas devido ao racionalismo econômico orientador das ações públicas Pontuamos que, diante da redefinição curricular do Ensino Médio, a formação continuada contribuiu como forma de trazer a discussão e reflexão das áreas de conhecimento dentro das DCNEM No Paraná, a formação continuada PNEM teve avaliação positiva pela maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que participaram do processo, no entanto observamos que a mesma não conseguiu abranger a totalidade dos profissionais da educação do Ensino Médio
id UEL_4d170935725553d657c45fd58e5542b8
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15983
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio : intencionalidades, concepções e desenvolvimento no ParanáEnsino médioEducação permanenteEducação e EstadoBrasilEducation and StateBrazilResumo: O presente trabalho analisa a formação continuada Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) desenvolvida pelo Ministério da Educação, em conjunto com as Instituições de Ensino Superior e as Secretarias Estaduais e Distrital de Educação Situa de modo específico seu desenvolvimento no Paraná São seus objetivos: discutir o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) na formação continuada de professores do Ensino Médio e de forma específica compreendê-lo como política de formação continuada; analisar como o programa de formação continuada PNEM estrutura-se no estado do Paraná; e, levantar as diretrizes do programa para formação continuada de professores no Estado Desenvolvido com base na abordagem materialista histórica, utilizando de discussão bibliográfica e análise de documentos, procurou responder aos seguintes questionamentos: Qual o papel do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio como formação continuada na discussão e reestruturação dos currículos do Ensino Médio? Como se estrutura o programa de formação continuada PNEM no Estado do Paraná? Qual a intencionalidade dessa formação continuada? Como resultados da pesquisa, observamos que a formação continuada PNEM trouxe uma formatação nunca antes apresentada para a educação, mas objetivou a adequação do docente e do pedagogo ao ambiente de trabalho e atender ao estudante que se apresenta, hoje, no Ensino Médio Também percebemos que a Secretaria de Educação do Paraná atuou em rede de seu sítio eletrônico e pelo estudo de caderno específico com a visão paranaense da formação proposta, promovendo atividades que foram desenvolvidas no grupo de estudos A formação continuada PNEM foi uma iniciativa importante, pois buscou refletir questões primordiais sobre o currículo do Ensino Médio Possibilitou refletir sobre o trabalho pedagógico, sobre os sujeitos em formação nessa etapa educacional e sobre as DCNEM, promovendo discussão sobre o histórico do Ensino Médio e a reflexão do trabalho docente, sendo considerados aspectos de relevância quanto a sua realização A formação proporcionada pelo PNEM, analisada sob o viés de sua intencionalidade, buscou o consentimento profissional às propostas hegemônicas apontadas pelo Estado e pouco agregou ao universo profissional, pois as mudanças não ocorreram como eram esperadas devido ao racionalismo econômico orientador das ações públicas Pontuamos que, diante da redefinição curricular do Ensino Médio, a formação continuada contribuiu como forma de trazer a discussão e reflexão das áreas de conhecimento dentro das DCNEM No Paraná, a formação continuada PNEM teve avaliação positiva pela maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que participaram do processo, no entanto observamos que a mesma não conseguiu abranger a totalidade dos profissionais da educação do Ensino MédioDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present work analyzes the continuing education of the National Pact for Strengthening Secondary Education (PNEM) developed by the Ministry of Education, together with Higher Education Institutions and the State and District Secretariats of Education It specifically sets out its development in Paraná Are its objectives: to discuss the National Pact for the Strengthening of Secondary Education (PNEM) in the continuing education of high school teachers and specifically to understand it, as a policy of continuing education; analyze how the PNEM continuing education program is structured in the state of Paraná; and, raise the program guidelines for continuing teacher training in the State Based on the historical materialist approach, using bibliographical discussion and document analysis, it sought to answer the following questions: What is the role of the National Pact for the Strengthening of Secondary Education as a continuing formation in the discussion and restructuring of secondary school curriculum? How is the PNEM formation program structured in the State of Paraná? What is the intentionality of continuing education? As a result of the research, we observed that the PNEM continued formation format never presented before for education, but objectified the adequacy of the teacher and the pedagogue to the work environment and attend to the student, who is present in High School today We also noticed that the Education Department of Paraná acted in network of its electronic site and the study of specific notebook with the Paraná vision of the proposed formation, promoting activities that were developed in the group of studies We also noticed that the Secretary of Education of the state of Paraná worked, promoting activities that were developed in the study group, network of the website of the Secretariat, and the study of specific notebook with the vision of the proposed training Continuing PNEM formation was an important initiative as it sought to reflect key issues about the High School curriculum It was possible to reflect on the pedagogical work, on the subjects in formation at this educational stage and about the DCNEM, promoting discussion about the history of High School and the reflection of the teaching work, being considered aspects of relevance as to its accomplishment The training provided by PNEM, analyzed under the bias of its intentionality, sought professional consent to the hegemonic proposals pointed out by the State and little added to the professional universe, because the changes did not occur as expected due to the economic rationalism guiding public actions We point out that, given the curricular redefinition of the High School, the continuous formation contributed as a way to bring the discussion and reflection of the knowledge areas within the DCNEM In Paraná, continued PNEM training was positively evaluated by most of the Higher Education Institutions (HEIs) that participated in the process, however we observed that it was not able to cover all the high school education professionalsCzernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]Militão, Silvio César NunesRuiz, Maria José FerreiraSantos, Silvia Alves dosErram, Claudiane Aparecida2024-05-01T14:59:10Z2024-05-01T14:59:10Z2017.0003.02.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15983porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio : intencionalidades, concepções e desenvolvimento no Paraná
title Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio : intencionalidades, concepções e desenvolvimento no Paraná
spellingShingle Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio : intencionalidades, concepções e desenvolvimento no Paraná
Erram, Claudiane Aparecida
Ensino médio
Educação permanente
Educação e Estado
Brasil
Education and State
Brazil
title_short Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio : intencionalidades, concepções e desenvolvimento no Paraná
title_full Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio : intencionalidades, concepções e desenvolvimento no Paraná
title_fullStr Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio : intencionalidades, concepções e desenvolvimento no Paraná
title_full_unstemmed Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio : intencionalidades, concepções e desenvolvimento no Paraná
title_sort Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio : intencionalidades, concepções e desenvolvimento no Paraná
author Erram, Claudiane Aparecida
author_facet Erram, Claudiane Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Czernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]
Militão, Silvio César Nunes
Ruiz, Maria José Ferreira
Santos, Silvia Alves dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Erram, Claudiane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Educação permanente
Educação e Estado
Brasil
Education and State
Brazil
topic Ensino médio
Educação permanente
Educação e Estado
Brasil
Education and State
Brazil
description Resumo: O presente trabalho analisa a formação continuada Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) desenvolvida pelo Ministério da Educação, em conjunto com as Instituições de Ensino Superior e as Secretarias Estaduais e Distrital de Educação Situa de modo específico seu desenvolvimento no Paraná São seus objetivos: discutir o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) na formação continuada de professores do Ensino Médio e de forma específica compreendê-lo como política de formação continuada; analisar como o programa de formação continuada PNEM estrutura-se no estado do Paraná; e, levantar as diretrizes do programa para formação continuada de professores no Estado Desenvolvido com base na abordagem materialista histórica, utilizando de discussão bibliográfica e análise de documentos, procurou responder aos seguintes questionamentos: Qual o papel do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio como formação continuada na discussão e reestruturação dos currículos do Ensino Médio? Como se estrutura o programa de formação continuada PNEM no Estado do Paraná? Qual a intencionalidade dessa formação continuada? Como resultados da pesquisa, observamos que a formação continuada PNEM trouxe uma formatação nunca antes apresentada para a educação, mas objetivou a adequação do docente e do pedagogo ao ambiente de trabalho e atender ao estudante que se apresenta, hoje, no Ensino Médio Também percebemos que a Secretaria de Educação do Paraná atuou em rede de seu sítio eletrônico e pelo estudo de caderno específico com a visão paranaense da formação proposta, promovendo atividades que foram desenvolvidas no grupo de estudos A formação continuada PNEM foi uma iniciativa importante, pois buscou refletir questões primordiais sobre o currículo do Ensino Médio Possibilitou refletir sobre o trabalho pedagógico, sobre os sujeitos em formação nessa etapa educacional e sobre as DCNEM, promovendo discussão sobre o histórico do Ensino Médio e a reflexão do trabalho docente, sendo considerados aspectos de relevância quanto a sua realização A formação proporcionada pelo PNEM, analisada sob o viés de sua intencionalidade, buscou o consentimento profissional às propostas hegemônicas apontadas pelo Estado e pouco agregou ao universo profissional, pois as mudanças não ocorreram como eram esperadas devido ao racionalismo econômico orientador das ações públicas Pontuamos que, diante da redefinição curricular do Ensino Médio, a formação continuada contribuiu como forma de trazer a discussão e reflexão das áreas de conhecimento dentro das DCNEM No Paraná, a formação continuada PNEM teve avaliação positiva pela maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) que participaram do processo, no entanto observamos que a mesma não conseguiu abranger a totalidade dos profissionais da educação do Ensino Médio
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.02.2017
2017.00
2024-05-01T14:59:10Z
2024-05-01T14:59:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15983
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823313584717824