As intencionalidades da educação integral na reforma do ensino médio : contradições, limites e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Edméia Maria de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9357
Resumo: Resumo: Esta pesquisa trata do sentido atribuído à educação integral na reforma do Ensino Médio pela Lei nº 13415/217 Está vinculada ao Núcleo de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação que tem a Educação Escolar como Área de Concentração e se desenvolve a partir do método materialista histórico dialético O estudo tem como objetivo geral: analisar os interesses norteadores e o sentido atribuído à Educação Integral na reforma do Ensino Médio, a partir da proposta de educação integral, da análise da legislação e de documentos da reforma, a fim de verificar o que, de fato, se propõe para essa etapa educativa E como objetivos específicos: compreender o desenvolvimento histórico do Ensino Médio; refletir sobre a proposta de educação integral para o Ensino Médio; discutir o desenvolvimento do neoliberalismo e a sua influência na reforma a do Ensino Médio; apresentar o processo que culminou na aprovação da Lei nº 13415/217, bem como analisar a proposta para formação integral contida na legislação e nos documentos da reforma A pesquisa tem como problema: Quais são os interesses norteadores da proposta do Ensino Médio em tempo integral na atual reforma? Qual é a dimensão da formação integral proposta? O que se propõe com esse formato de Ensino Médio? A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e análise de documentos Como resultado da pesquisa, destacamos que o sentido atribuído à educação integral na reforma do Ensino Médio está atrelado a um projeto de educação voltado aos interesses da classe dominante, que mantêm constantes disputas pelo poder hegemônico e reprodução social, resultando em perdas para a formação do estudante, com proposta de formação fragmentada, caminhando na contramão do desenvolvimento da formação integral dos estudantes da última etapa da educação básica
id UEL_1c4a69005d419bee28f2fde56151063c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9357
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling As intencionalidades da educação integral na reforma do ensino médio : contradições, limites e resistênciasEnsino médioEducação integralNeoliberalismoEducação e EstadoIntegral educationNeoliberalismEducation and StateResumo: Esta pesquisa trata do sentido atribuído à educação integral na reforma do Ensino Médio pela Lei nº 13415/217 Está vinculada ao Núcleo de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação que tem a Educação Escolar como Área de Concentração e se desenvolve a partir do método materialista histórico dialético O estudo tem como objetivo geral: analisar os interesses norteadores e o sentido atribuído à Educação Integral na reforma do Ensino Médio, a partir da proposta de educação integral, da análise da legislação e de documentos da reforma, a fim de verificar o que, de fato, se propõe para essa etapa educativa E como objetivos específicos: compreender o desenvolvimento histórico do Ensino Médio; refletir sobre a proposta de educação integral para o Ensino Médio; discutir o desenvolvimento do neoliberalismo e a sua influência na reforma a do Ensino Médio; apresentar o processo que culminou na aprovação da Lei nº 13415/217, bem como analisar a proposta para formação integral contida na legislação e nos documentos da reforma A pesquisa tem como problema: Quais são os interesses norteadores da proposta do Ensino Médio em tempo integral na atual reforma? Qual é a dimensão da formação integral proposta? O que se propõe com esse formato de Ensino Médio? A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e análise de documentos Como resultado da pesquisa, destacamos que o sentido atribuído à educação integral na reforma do Ensino Médio está atrelado a um projeto de educação voltado aos interesses da classe dominante, que mantêm constantes disputas pelo poder hegemônico e reprodução social, resultando em perdas para a formação do estudante, com proposta de formação fragmentada, caminhando na contramão do desenvolvimento da formação integral dos estudantes da última etapa da educação básicaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study deals with the meaning attributed to integral education in secondary school reform through Law n 13415/217 It is linked to the Educational Policies Centre of the Graduate Program in Education that has School Education as an Area of Concentration and it is developed under the dialectical historical materialist method The study has as a general objective: analysing the guiding interests and the meaning attributed to Integral Education in secondary school reform, based on the proposal of integral education, on the analysis of legislation and documents of the reform, in order to verify what is actually proposed for this educational stage And as specific objectives: understanding the historical development of Secondary School; reflecting on the proposal of integral education for Secondary School; discussing the development of neoliberalism and its influence in the reform of Secondary School; presenting the process ended at the approval of Law n 13415/217, as well as analysing the proposal for integral formation contained in reform’s legislation and documents The research has the following problem: What are the guiding interests of the secondary school full time proposal in the current reform? What is the dimension of the proposed integral formation? What is proposed with this Secondary School format? The methodology used is the bibliographic research and document analysis As a result of the research, we emphasize that the meaning attributed to integral education in the reform of secondary school is attached to an education project aimed at the interests of the dominant class, which maintains constant disputes for hegemonic power and social reproduction, ending at losses in students’ formation, with a fragmented formation proposal, going against the development of the students integral formation in the last stage of basic educationCzernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]Mueller, Rafael RodrigoRuiz, Maria José FerreiraGarcia, Sandra Regina de OliveiraLima, Edméia Maria de2024-05-01T11:54:52Z2024-05-01T11:54:52Z2021.0025.02.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9357porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:42:30Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:42:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv As intencionalidades da educação integral na reforma do ensino médio : contradições, limites e resistências
title As intencionalidades da educação integral na reforma do ensino médio : contradições, limites e resistências
spellingShingle As intencionalidades da educação integral na reforma do ensino médio : contradições, limites e resistências
Lima, Edméia Maria de
Ensino médio
Educação integral
Neoliberalismo
Educação e Estado
Integral education
Neoliberalism
Education and State
title_short As intencionalidades da educação integral na reforma do ensino médio : contradições, limites e resistências
title_full As intencionalidades da educação integral na reforma do ensino médio : contradições, limites e resistências
title_fullStr As intencionalidades da educação integral na reforma do ensino médio : contradições, limites e resistências
title_full_unstemmed As intencionalidades da educação integral na reforma do ensino médio : contradições, limites e resistências
title_sort As intencionalidades da educação integral na reforma do ensino médio : contradições, limites e resistências
author Lima, Edméia Maria de
author_facet Lima, Edméia Maria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Czernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]
Mueller, Rafael Rodrigo
Ruiz, Maria José Ferreira
Garcia, Sandra Regina de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Edméia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Educação integral
Neoliberalismo
Educação e Estado
Integral education
Neoliberalism
Education and State
topic Ensino médio
Educação integral
Neoliberalismo
Educação e Estado
Integral education
Neoliberalism
Education and State
description Resumo: Esta pesquisa trata do sentido atribuído à educação integral na reforma do Ensino Médio pela Lei nº 13415/217 Está vinculada ao Núcleo de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação que tem a Educação Escolar como Área de Concentração e se desenvolve a partir do método materialista histórico dialético O estudo tem como objetivo geral: analisar os interesses norteadores e o sentido atribuído à Educação Integral na reforma do Ensino Médio, a partir da proposta de educação integral, da análise da legislação e de documentos da reforma, a fim de verificar o que, de fato, se propõe para essa etapa educativa E como objetivos específicos: compreender o desenvolvimento histórico do Ensino Médio; refletir sobre a proposta de educação integral para o Ensino Médio; discutir o desenvolvimento do neoliberalismo e a sua influência na reforma a do Ensino Médio; apresentar o processo que culminou na aprovação da Lei nº 13415/217, bem como analisar a proposta para formação integral contida na legislação e nos documentos da reforma A pesquisa tem como problema: Quais são os interesses norteadores da proposta do Ensino Médio em tempo integral na atual reforma? Qual é a dimensão da formação integral proposta? O que se propõe com esse formato de Ensino Médio? A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e análise de documentos Como resultado da pesquisa, destacamos que o sentido atribuído à educação integral na reforma do Ensino Médio está atrelado a um projeto de educação voltado aos interesses da classe dominante, que mantêm constantes disputas pelo poder hegemônico e reprodução social, resultando em perdas para a formação do estudante, com proposta de formação fragmentada, caminhando na contramão do desenvolvimento da formação integral dos estudantes da última etapa da educação básica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2021.00
2024-05-01T11:54:52Z
2024-05-01T11:54:52Z
25.02.2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9357
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654564415537152