Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezare, Paola Sussai Luz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14612
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito do conceito de Adaptação dos Seres Vivos O trabalho foi construído no formato de multipaper No primeiro artigo intitulado A Epistemologia de Bachelard e a Construção do Conceito de Adaptação das Espécies, apresentamos uma retomada histórica da construção do conceito de adaptação, no qual utilizamos o referencial de Gaston Bachelard para evidenciar a origem de certos obstáculos epistemológicos No segundo artigo intitulado A transição do Habitat Aquático Para o Terrestre Pelos Vertebrados Sarcopterígios: Uma Proposta de Seleção de Conteúdos Baseada em Conceitos Estruturantes partimos da noção de Adaptação como conceito estruturante, para identificar como esse conceito estruturante se articula com os conceitos auxiliares, contemplando tanto a biologia evolutiva como a funcional O terceiro artigo possui o formato capítulo, este foi intitulado Superando Obstáculos Epistemológicos e Pedagógicos: Sequência Didática da Construção Histórica do Conceito de Adaptação e a Narrativa Histórica da Transição do Ambiente Aquático Para o Terrestre Por um Grupo de Vertebrados, aqui propomos uma sequência didática baseada nos dois artigos anteriores, como meio de superar obstáculos pedagógicos que surgem na dinâmica da construção do conhecimento em sala de aula
id UEL_4d22c849ae65b400aa4c19bd3cf34dfd
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14612
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicasCiênciaEstudo e ensinoAdaptação (Biologia)Evolução (Biologia)Study and teachingAdaptation (Biology)Evolution (Biology)ScienceResumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito do conceito de Adaptação dos Seres Vivos O trabalho foi construído no formato de multipaper No primeiro artigo intitulado A Epistemologia de Bachelard e a Construção do Conceito de Adaptação das Espécies, apresentamos uma retomada histórica da construção do conceito de adaptação, no qual utilizamos o referencial de Gaston Bachelard para evidenciar a origem de certos obstáculos epistemológicos No segundo artigo intitulado A transição do Habitat Aquático Para o Terrestre Pelos Vertebrados Sarcopterígios: Uma Proposta de Seleção de Conteúdos Baseada em Conceitos Estruturantes partimos da noção de Adaptação como conceito estruturante, para identificar como esse conceito estruturante se articula com os conceitos auxiliares, contemplando tanto a biologia evolutiva como a funcional O terceiro artigo possui o formato capítulo, este foi intitulado Superando Obstáculos Epistemológicos e Pedagógicos: Sequência Didática da Construção Histórica do Conceito de Adaptação e a Narrativa Histórica da Transição do Ambiente Aquático Para o Terrestre Por um Grupo de Vertebrados, aqui propomos uma sequência didática baseada nos dois artigos anteriores, como meio de superar obstáculos pedagógicos que surgem na dinâmica da construção do conhecimento em sala de aulaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation presents a study about the concept of adaptation of the living beings The work was built in multipaper format On the first article entitled The epistemology of Bachelard and the construction of the concept of adaptation of species, we present a historical resumption of construction of the concept of adaptation, in which we use the framework of Gaston Bachelard to show the origin of certain epistemological obstacles In the second article entitled The transition from aquatic habitat for land by sarcopterígios vertebrates: a proposal of content selection based on structuring concepts, we start with the concept of adaptation as a structural concept in biology to develop a teaching sequence about the environment occupation by terrestrial vertebrates, contemplating the Functional Biology and Evolutionary Biology The third article has a chapter format, this was titled Overcoming epistemological and pedagogical obstacles: didactic sequence of the historical construction of the concept of adaptation and Historical Narrative of Transition Aquatic Environment For Terrestrial Vertebrates For a group we propose a teaching sequence based on the previous two articles, as a means to overcome educational obstacles that arise in the dynamics of the construction of knowledge in the classroomAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]Lucas, Lucken BuenoMeglhioratti, Fernanda AparecidaCezare, Paola Sussai Luz2024-05-01T14:33:37Z2024-05-01T14:33:37Z2016.0008.03.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14612porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14612Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas
title Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas
spellingShingle Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas
Cezare, Paola Sussai Luz
Ciência
Estudo e ensino
Adaptação (Biologia)
Evolução (Biologia)
Study and teaching
Adaptation (Biology)
Evolution (Biology)
Science
title_short Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas
title_full Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas
title_fullStr Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas
title_full_unstemmed Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas
title_sort Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas
author Cezare, Paola Sussai Luz
author_facet Cezare, Paola Sussai Luz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]
Lucas, Lucken Bueno
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezare, Paola Sussai Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Adaptação (Biologia)
Evolução (Biologia)
Study and teaching
Adaptation (Biology)
Evolution (Biology)
Science
topic Ciência
Estudo e ensino
Adaptação (Biologia)
Evolução (Biologia)
Study and teaching
Adaptation (Biology)
Evolution (Biology)
Science
description Resumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito do conceito de Adaptação dos Seres Vivos O trabalho foi construído no formato de multipaper No primeiro artigo intitulado A Epistemologia de Bachelard e a Construção do Conceito de Adaptação das Espécies, apresentamos uma retomada histórica da construção do conceito de adaptação, no qual utilizamos o referencial de Gaston Bachelard para evidenciar a origem de certos obstáculos epistemológicos No segundo artigo intitulado A transição do Habitat Aquático Para o Terrestre Pelos Vertebrados Sarcopterígios: Uma Proposta de Seleção de Conteúdos Baseada em Conceitos Estruturantes partimos da noção de Adaptação como conceito estruturante, para identificar como esse conceito estruturante se articula com os conceitos auxiliares, contemplando tanto a biologia evolutiva como a funcional O terceiro artigo possui o formato capítulo, este foi intitulado Superando Obstáculos Epistemológicos e Pedagógicos: Sequência Didática da Construção Histórica do Conceito de Adaptação e a Narrativa Histórica da Transição do Ambiente Aquático Para o Terrestre Por um Grupo de Vertebrados, aqui propomos uma sequência didática baseada nos dois artigos anteriores, como meio de superar obstáculos pedagógicos que surgem na dinâmica da construção do conhecimento em sala de aula
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 08.03.2016
2016.00
2024-05-01T14:33:37Z
2024-05-01T14:33:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14612
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823236821614592