Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagafuchi, Thiago
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11665
Resumo: Resumo: A pergunta geradora desta pesquisa é “(como) seria possível um ensino mais explícito das demonstrações a partir de um debate histórico-filosófico?” E mais especificamente, “qual seria a importância desta pergunta no contexto de formação do bacharel em Matemática?” A pesquisa é de cunho qualitativo, em que os passos principais foram o levantamento bibliográfico, a reconstrução histórica das demonstrações, a busca por aspectos filosóficos acerca das demonstrações e a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com professores envolvidos com a coordenação e o com o curso de Bacharelado em Matemática, buscando uma epistemologia subjacente que caracteriza sua prática real com relação à demonstração A partir de outras pesquisas da área de Educação Matemática e do diagnóstico obtido por meio da análise e da síntese dos depoimentos, apresentamos elementos que possibilitem propostas de abordagens histórico-filosóficas acerca das demonstrações em cursos de Bacharelado em Matemática, de forma que o bacharel tenha capacidade de compreender de uma maneira mais aprofundada a Ciência que se estuda, possivelmente tornando-se capaz de realizar um exame crítico e analítico desta
id UEL_4e2d6aa7aade738a66254a031b84a69d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11665
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em matemáticaEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaFilosofiaMathematicsMathematics educationMathematicsPhilosophyStudy and teachingResumo: A pergunta geradora desta pesquisa é “(como) seria possível um ensino mais explícito das demonstrações a partir de um debate histórico-filosófico?” E mais especificamente, “qual seria a importância desta pergunta no contexto de formação do bacharel em Matemática?” A pesquisa é de cunho qualitativo, em que os passos principais foram o levantamento bibliográfico, a reconstrução histórica das demonstrações, a busca por aspectos filosóficos acerca das demonstrações e a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com professores envolvidos com a coordenação e o com o curso de Bacharelado em Matemática, buscando uma epistemologia subjacente que caracteriza sua prática real com relação à demonstração A partir de outras pesquisas da área de Educação Matemática e do diagnóstico obtido por meio da análise e da síntese dos depoimentos, apresentamos elementos que possibilitem propostas de abordagens histórico-filosóficas acerca das demonstrações em cursos de Bacharelado em Matemática, de forma que o bacharel tenha capacidade de compreender de uma maneira mais aprofundada a Ciência que se estuda, possivelmente tornando-se capaz de realizar um exame crítico e analítico destaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Univerisdade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The question that guides this research is “(how) would it be possible a more explicit teaching of mathematical proof from a historical-philosophical approach?” And, more specifically, “what would be the significance of this question in the awarding bachelor’s degree on Mathematics?” This research adopts a qualitative approach in which the main proceedings were documentary and bibliographic research, the historical reconstruction of mathematical proof, the pursuit for philosophical aspects of mathematical proofs and the realization and the analysis of semi-structured interviews with professors involved with the coordination of Bachelor of Mathematics undergraduate courses, searching for un underlying epistemology which describes teacher’s real practice upon mathematical proof From other mathematical education researches and the diagnosis obtained by the analysis and synthesis from the testimonials, we present some elements that make possible historical-philosophical approaches for mathematical proofs in Bachelor of Mathematics undergraduate courses, in a way that the bachelor has the ability to comprehend in a deepest way the Science in study, possibly being able to realize a critical and analytical exam of itBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Cyrino, Cristina de Costa TrindadeIgliori, Sonia Barbosa CamargoNagafuchi, Thiago2024-05-01T13:18:57Z2024-05-01T13:18:57Z2009.0005.03.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11665porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11665Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em matemática
title Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em matemática
spellingShingle Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em matemática
Nagafuchi, Thiago
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Filosofia
Mathematics
Mathematics education
Mathematics
Philosophy
Study and teaching
title_short Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em matemática
title_full Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em matemática
title_fullStr Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em matemática
title_full_unstemmed Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em matemática
title_sort Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em matemática
author Nagafuchi, Thiago
author_facet Nagafuchi, Thiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]
Cyrino, Cristina de Costa Trindade
Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagafuchi, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Filosofia
Mathematics
Mathematics education
Mathematics
Philosophy
Study and teaching
topic Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Filosofia
Mathematics
Mathematics education
Mathematics
Philosophy
Study and teaching
description Resumo: A pergunta geradora desta pesquisa é “(como) seria possível um ensino mais explícito das demonstrações a partir de um debate histórico-filosófico?” E mais especificamente, “qual seria a importância desta pergunta no contexto de formação do bacharel em Matemática?” A pesquisa é de cunho qualitativo, em que os passos principais foram o levantamento bibliográfico, a reconstrução histórica das demonstrações, a busca por aspectos filosóficos acerca das demonstrações e a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com professores envolvidos com a coordenação e o com o curso de Bacharelado em Matemática, buscando uma epistemologia subjacente que caracteriza sua prática real com relação à demonstração A partir de outras pesquisas da área de Educação Matemática e do diagnóstico obtido por meio da análise e da síntese dos depoimentos, apresentamos elementos que possibilitem propostas de abordagens histórico-filosóficas acerca das demonstrações em cursos de Bacharelado em Matemática, de forma que o bacharel tenha capacidade de compreender de uma maneira mais aprofundada a Ciência que se estuda, possivelmente tornando-se capaz de realizar um exame crítico e analítico desta
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.03.2009
2009.00
2024-05-01T13:18:57Z
2024-05-01T13:18:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11665
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823256296816640