"Falaram que aqui era um deserto, mas estamos vivos e estamos aqui" : caminhos para o ensino da história e cultura indígena na escola = : "Fóg ag tóg tág ki ti kuprã...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Danielle Krislaine
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16667
Resumo: Resumo: O Brasil é um país com diversidades étnicas e culturais, marcadas pela plurietnicidade dos povos indígenas, africanos, europeus, dentre outros Partindo dessa premissa, na primeira década dos anos 2, em meio a um contexto democrático, optou-se por instituir mudanças no país, com o intuito de combater o preconceito e a discriminação A Lei 11645/28, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, leva a pressupor que ocorreram mudanças na abordagem que a temática indígena recebe nos livros didáticos Porém, sabe-se que ainda há muito a fazer para obter uma aprendizagem mais significativa sobre povos indígenas Nessa perspectiva, a instituição escolar é considerada uma aliada essencial para combater as ideias e atos preconceituosos e o livro didático é um veículo importante nesse processo Neste sentido e, tomando como base o texto introdutório do Guia PNLD 217 – História (BRASIL, 216), no qual se anuncia que o tratamento da temática indígena ainda se coloca como o componente mais frágil no conjunto das obras didáticas aprovadas para a área de História para os Anos Finais do ensino fundamental, elaborou-se a seguinte problemática de pesquisa: Como avançar na direção de um ensino/aprendizagem mais significativo sobre as sociedades indígenas? Para responder a essa indagação procurou-se conhecer os resultados de diferentes pesquisas sobre como os povos indígenas são apresentados no livro didático e elaborou-se um relatório com a sistematização de tais dados Esse relatório foi apresentado a diferentes pessoas que compõem as sociedades indígenas, com a intenção de que os mesmos, por meio de entrevista, socializassem suas análises sobre tais resultados e indicassem as possibilidades que vislumbram na direção de um ensino/aprendizagem mais potente sobre as sociedades indígenas nos livros didáticos e,consequentemente, na forma como esse tema é trabalhado na escola Priorizou-se os povos indígenas Kaingang, Guarani e Xetá, que nos presentearam com momentos enriquecedores de grande aprendizagem, mostrando-nos caminhos em prol de uma educação mais potente e satisfatória, rompendo com as velhas formas de ensino e proporcionando conhecimentos mais significativos sobre essa sociedade
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Para responder a essa indagação procurou-se conhecer os resultados de diferentes pesquisas sobre como os povos indígenas são apresentados no livro didático e elaborou-se um relatório com a sistematização de tais dados Esse relatório foi apresentado a diferentes pessoas que compõem as sociedades indígenas, com a intenção de que os mesmos, por meio de entrevista, socializassem suas análises sobre tais resultados e indicassem as possibilidades que vislumbram na direção de um ensino/aprendizagem mais potente sobre as sociedades indígenas nos livros didáticos e,consequentemente, na forma como esse tema é trabalhado na escola Priorizou-se os povos indígenas Kaingang, Guarani e Xetá, que nos presentearam com momentos enriquecedores de grande aprendizagem, mostrando-nos caminhos em prol de uma educação mais potente e satisfatória, rompendo com as velhas formas de ensino e proporcionando conhecimentos mais significativos sobre essa sociedadeDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Brazil is a country with ethnic and cultural diversities, marked by the pluriethnic nature of indigenous peoples, Africans, Europeans, among others Based on this premise, we have recently opted for democratic changes in the country, with the aim of implementing significant changes to combat prejudice and discrimination Law 11645 / 28, which includes in the official curriculum of the education system the obligation of the theme "Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture", leads to the assumption that there have been great changes in the treatment of indigenous subjects in textbooks However, there is still much that needs to be done to achieve a more meaningful learning about indigenous peoples In this perspective, the school institution is considered an essential ally to combat ideas and prejudices and the textbook is an important vehicle in this process In this sense, and based on the introductory text of the Guide PNLD 217 - History (BRAZIL, 216) in which it is announced that the treatment of the indigenous theme still stands as the most fragile component in the set of didactic works approved for the area of History for the Final Years of elementary education, the following research problem was elaborated: how to move towards more meaningful teaching / learning about indigenous societies? In order to answer this question, we sought to know the results of different researches on how indigenous peoples are presented in the textbook and a report was prepared with systematization and such data This report was presented to different people who make up the indigenous societies with the intention that they, through an interview, socialize their analysis of these results and indicate the possibilities that they envision in the direction of a more powerful teaching / learning about indigenous societies in textbooks and, as a result, in the daily actions of the school space The indigenous peoples of the Kaingang, Guarani and Xetá tribes were given priority They presented us with enriching moments of great learning, showing us ways towards a more potent and satisfactory education, breaking with the old ways of teaching and providing more effective knowledge about this societyOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Honorato, TonyRodrigues, Isabel CristinaPereira, Danielle Krislaine2024-05-01T15:13:31Z2024-05-01T15:13:31Z2018.0030.07.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16667porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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