Consumo sustentável, o dilema consumo e desenvolvimento sustentável : um estudo com profissionais de comunicação e marketing de Londrina -PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13310
Resumo: Resumo: A crise socioambiental, dentre as diferentes explicações, tem no crescimento acelerado do consumo uma das suas principais causas, o que decorre de um estímulo programado em relação ao consumo como principal motor do desenvolvimento econômico contemporâneo As organizações passaram a produzir em volumes e em ritmo cada vez mais acelerados, o que conduziu a progressivos ganhos de escala, garantindo um aumento contínuo no escoamento da produção e na maximização dos lucros, com destaque para o modelo econômico que vigorou até então, centrado na seguinte lógica: mais consumo, mais produção, consequentemente, mais emprego e renda, gerando assim mais consumo, desconsiderando em sua lógica as limitações ambientais Logo, partimos do pressuposto de que o consumo tornou-se um elemento-chave na discussão da crise socioambiental contemporânea, tendo como grande motor a publicidade - principal ferramenta do Marketing na confecção e no atendimento dos desejos dos consumidores Desse modo, o presente estudo teve como objetivo compreender como os profissionais de comunicação e marketing, da cidade de Londrina-PR, percebem essa situação, de forma particular, averiguar, na perspectiva deles, como apreendem o discurso do consumo sustentável Em relação aos procedimentos metodológicos, a presente investigação é do tipo descritiva, de natureza qualitativa e de corte transversal A estratégia de coleta de dados foi o focus group e a entrevista em profundidade como complemento da investigação e os dados coletados foram interpretados por intermédio de análise de conteúdo Os resultados das análises das falas do grupo selecionado apontam que parece haver uma visão seccionada da realidade; parece não haver um entendimento sistêmico da situação, parece ainda prevalecer a visão pós-moderna de fragmentação da realidade e da crença de que “no final tudo acaba bem” Por mais que fizessem parte do mesmo meio publicitário, encontramos participantes que se destacavam pela visão limitada ao mercado, ou pela visão menos limitada ao mercado, ou ainda pela visão destoante – metafísica
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parece não haver um entendimento sistêmico da situação, parece ainda prevalecer a visão pós-moderna de fragmentação da realidade e da crença de que “no final tudo acaba bem” Por mais que fizessem parte do mesmo meio publicitário, encontramos participantes que se destacavam pela visão limitada ao mercado, ou pela visão menos limitada ao mercado, ou ainda pela visão destoante – metafísicaDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: The socio-environmental crisis, among the different explanations has in the accelerated growth in consumption one of its main causes, which is the result of a scheduled stimulus in relation to consumption as the main engine of the contemporary economic development Organizations started to produce in volume and in an increasingly accelerated rate, which has led to progressive scale gains, ensuring a continuous increase in the production flow and profit maximization, especially the economic model which lasted until then centered the following logic: more consumption, more production, consequently, more jobs and income, thus generating more consumption, ignoring his logic in environmental constraints Therefore, we assume that consumption has become an elementary key in the discussion of contemporary social and environmental crisis, with its major engine the advertising the main tool in the consumer wishes´ manufacture and marketing service Thus, this study aimed understanding how marketing and communication professionals, of the city of Londrina-PR-Brazil, perceive this situation, in a particular way, determine, in their view, how they reproduce the discourse of sustainable consumption In relation to methodological procedures, this research is descriptive, as a qualitative cross sectional cohort study The strategy of data collection was the focus group and depth interview to complement the research and the collected data were interpreted using content analysis The results of the analyzes of the speeches from the selected group indicate that there seems to be a sectioned view of reality, seems to be no systemic understanding of the situation still seems to prevail postmodernist view the fragmentation of reality and the belief that "at the end everything turns out fine" As much as they were part of the same advertising world, we found participants who stood by limited view to the market, or by the least limited sight to the market, or even by the discordant sight - metaphysicsSantos, Luís Miguel Luzio dos [Orientador]Vizeu, FábioBorinelli, BenilsonOliveira, Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de2024-05-01T14:12:00Z2024-05-01T14:12:00Z2012.0002.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13310porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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