Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9453 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de formação continuada dos professores que atuam na rede básica de educação A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de pesquisa – Docência Saberes e Práticas, no núcleo de Formação de Professores O trabalho foi desenvolvido em quatro escolas municipais de Ensino Fundamental I, localizadas nas cidades de Cambé e Londrina, no norte do Estado do Paraná Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: Qual a influência dos cursos de formação continuada ofertados por instituições públicas e privadas para os professores que atuam na rede básica de educação no Ensino Fundamental I? O trabalho teve como objetivo analisar os impactos da sociedade de consumo no processo de formação continuada e se esses influenciam de alguma forma o desenvolvimento do senso crítico e a prática dos mesmos Assim, trata-se de uma abordagem crítico-dialética Para a produção de dados, foi aplicado um questionário com professores que atuam como Regentes I e II e professores de projetos Os objetivos específicos tiveram a intenção de investigar se os professores que atuam na rede municipal do Ensino Fundamental I como regentes I, II e professores de projetos buscam por cursos de formação continuada, visando analisar qual a motivação desta busca, qual o critério de escolha e a influência desses cursos para o desenvolvimento do pensamento crítico e exercício da prática docente As análises foram contextualizadas e embasadas em referenciais teóricos, fundamentados nos pressupostos da teoria crítica, que viabilizaram uma análise do atual contexto da sociedade capitalista e a relação dessa sociedade com a educação e consequentemente com o processo de formação continuada de professores As escolas que participaram da pesquisa são escolas municipais de Ensino Fundamental I O critério utilizado para a escolha das escolas foi à nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Foi realizado um levantamento referente ao número de escolas de cada município, e de acordo com o IDEB foram selecionadas duas escolas de cada, sendo uma de maior e a outra de menor IDEB, em ambas foi aplicado um questionário com os professores a respeito de sua formação Essa pesquisa conclui-se afirmando que, partindo da totalidade, a formação continuada por si só não é capaz de causar mudanças significativas Para que as mudanças sejam efetivadas de fato, é preciso a construção de um sistema educacional democrático e de uma serie de medidas de forma que possamos considerar que a questão formação continuada é necessária, mas não suficiente dentro do atual contexto da sociedade |
id |
UEL_501461abaa598060c8ec41931697599c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9453 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinenteProfessoresFormaçãoEducação permanenteTeoria críticaTeacher trainingContinuing educationCritical theoryResumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de formação continuada dos professores que atuam na rede básica de educação A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de pesquisa – Docência Saberes e Práticas, no núcleo de Formação de Professores O trabalho foi desenvolvido em quatro escolas municipais de Ensino Fundamental I, localizadas nas cidades de Cambé e Londrina, no norte do Estado do Paraná Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: Qual a influência dos cursos de formação continuada ofertados por instituições públicas e privadas para os professores que atuam na rede básica de educação no Ensino Fundamental I? O trabalho teve como objetivo analisar os impactos da sociedade de consumo no processo de formação continuada e se esses influenciam de alguma forma o desenvolvimento do senso crítico e a prática dos mesmos Assim, trata-se de uma abordagem crítico-dialética Para a produção de dados, foi aplicado um questionário com professores que atuam como Regentes I e II e professores de projetos Os objetivos específicos tiveram a intenção de investigar se os professores que atuam na rede municipal do Ensino Fundamental I como regentes I, II e professores de projetos buscam por cursos de formação continuada, visando analisar qual a motivação desta busca, qual o critério de escolha e a influência desses cursos para o desenvolvimento do pensamento crítico e exercício da prática docente As análises foram contextualizadas e embasadas em referenciais teóricos, fundamentados nos pressupostos da teoria crítica, que viabilizaram uma análise do atual contexto da sociedade capitalista e a relação dessa sociedade com a educação e consequentemente com o processo de formação continuada de professores As escolas que participaram da pesquisa são escolas municipais de Ensino Fundamental I O critério utilizado para a escolha das escolas foi à nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Foi realizado um levantamento referente ao número de escolas de cada município, e de acordo com o IDEB foram selecionadas duas escolas de cada, sendo uma de maior e a outra de menor IDEB, em ambas foi aplicado um questionário com os professores a respeito de sua formação Essa pesquisa conclui-se afirmando que, partindo da totalidade, a formação continuada por si só não é capaz de causar mudanças significativas Para que as mudanças sejam efetivadas de fato, é preciso a construção de um sistema educacional democrático e de uma serie de medidas de forma que possamos considerar que a questão formação continuada é necessária, mas não suficiente dentro do atual contexto da sociedadeDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research had as main objective to analyze the process of continuing education of teachers who work in the basic education The research is linked to the Graduate Program in Education at the State University of Londrina, Research Line - Teaching Knowledge and Practices, in the Teacher Training Center The work was developed in four municipal elementary schools, located in the cities of Cambé and Londrina, in the north of the State of Paraná As a research problem, the following question arises: What is the influence of the continuing education courses offered by public and private institutions for teachers who work in the basic education in Elementary School I? The work aimed to analyze the impacts of the consumer society in the process of continuing education and if they influence the development of critical sense and their practice So, it is a critical-dialectic approach For the production of data, a questionnaire was applied with teachers who act as Regents I and II and professor of projects The specific objectives were intended to investigate whether teachers who work in the municipal elementary school system as principals I, II and project teachers seek continuing education courses, seeking to analyze what the motivation is for this search, criteria for choosing and influencing these courses for the development of critical thinking and exercise of practice The analyzes were contextualized and based on theoretical references, based on the assumptions of critical theory, which enabled an analysis of the current context of capitalist society and the relationship of this society with education and, consequently, with the process of continuing teacher education The schools that participated in the research are municipal elementary schools The criterion used to choose schools was the grade of BEDI (Basic Education Development Index) A survey was carried out regarding the number of schools in each municipality, and according to BEDI, two schools from each municipality were selected, one being the largest and the other being the lowest IDEB In both, a questionnaire was applied with teachers regarding their training This research concludes by stating that, starting from the totality, continuing education alone is not capable of causing significant changes For the chances to take affect, it is necessary to build a democratic educational system and a series of measures so that we can consider that the issue of continuing education is necessary, but not sufficiente whthin the current context of societySantana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]Perboni, FabioOliveira, Marta Regina Furlan deSilva, Taila Angélica Aparecida da2024-05-01T11:55:35Z2024-05-01T11:55:35Z2020.0021.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9453porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinente |
title |
Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinente |
spellingShingle |
Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinente Silva, Taila Angélica Aparecida da Professores Formação Educação permanente Teoria crítica Teacher training Continuing education Critical theory |
title_short |
Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinente |
title_full |
Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinente |
title_fullStr |
Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinente |
title_full_unstemmed |
Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinente |
title_sort |
Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinente |
author |
Silva, Taila Angélica Aparecida da |
author_facet |
Silva, Taila Angélica Aparecida da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador] Perboni, Fabio Oliveira, Marta Regina Furlan de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Taila Angélica Aparecida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Formação Educação permanente Teoria crítica Teacher training Continuing education Critical theory |
topic |
Professores Formação Educação permanente Teoria crítica Teacher training Continuing education Critical theory |
description |
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de formação continuada dos professores que atuam na rede básica de educação A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de pesquisa – Docência Saberes e Práticas, no núcleo de Formação de Professores O trabalho foi desenvolvido em quatro escolas municipais de Ensino Fundamental I, localizadas nas cidades de Cambé e Londrina, no norte do Estado do Paraná Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: Qual a influência dos cursos de formação continuada ofertados por instituições públicas e privadas para os professores que atuam na rede básica de educação no Ensino Fundamental I? O trabalho teve como objetivo analisar os impactos da sociedade de consumo no processo de formação continuada e se esses influenciam de alguma forma o desenvolvimento do senso crítico e a prática dos mesmos Assim, trata-se de uma abordagem crítico-dialética Para a produção de dados, foi aplicado um questionário com professores que atuam como Regentes I e II e professores de projetos Os objetivos específicos tiveram a intenção de investigar se os professores que atuam na rede municipal do Ensino Fundamental I como regentes I, II e professores de projetos buscam por cursos de formação continuada, visando analisar qual a motivação desta busca, qual o critério de escolha e a influência desses cursos para o desenvolvimento do pensamento crítico e exercício da prática docente As análises foram contextualizadas e embasadas em referenciais teóricos, fundamentados nos pressupostos da teoria crítica, que viabilizaram uma análise do atual contexto da sociedade capitalista e a relação dessa sociedade com a educação e consequentemente com o processo de formação continuada de professores As escolas que participaram da pesquisa são escolas municipais de Ensino Fundamental I O critério utilizado para a escolha das escolas foi à nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Foi realizado um levantamento referente ao número de escolas de cada município, e de acordo com o IDEB foram selecionadas duas escolas de cada, sendo uma de maior e a outra de menor IDEB, em ambas foi aplicado um questionário com os professores a respeito de sua formação Essa pesquisa conclui-se afirmando que, partindo da totalidade, a formação continuada por si só não é capaz de causar mudanças significativas Para que as mudanças sejam efetivadas de fato, é preciso a construção de um sistema educacional democrático e de uma serie de medidas de forma que possamos considerar que a questão formação continuada é necessária, mas não suficiente dentro do atual contexto da sociedade |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020.00 2024-05-01T11:55:35Z 2024-05-01T11:55:35Z 21.02.2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9453 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823294251073536 |