Perícia criminal federal e os crimes cibernéticos de cunho sexual contra crianças e adolescentes sob a perspectiva analítico comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Natalia Rocha de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8461
Resumo: Resumo: As temáticas ligadas à pedofilia, à pornografia infantil e ao estupro de vulnerável despertam interesse em diversos campos do conhecimento, bem como confusão no entendimento dos conceitos Mas, a maioria dos estudos psicológicos versa sobre questões ligadas às vítimas, que são as crianças ou adolescentes e sobre os sujeitos com comportamento pedofílico Pouco se sabe acerca dos profissionais que atuam na perícia criminal desses casos, nem qual seria a contribuição da análise do comportamento nesse campo Esta Dissertação é composta por 2 estudos Isso porque, durante o processo de levantamento de referências bibliográficas, ficou clara a confusão conceitual sobre a pedofilia e quais são suas possibilidades preventivas e interventivas Assim, o Estudo 1 objetiva oferecer um texto didático introdutório sobre o que é a pedofilia, do ponto de vista médico/psicológico, esclarecendo suas implicações legais e, por fim, algumas considerações sobre o prejuízo do uso equivocado e banalizado do termo Já o Estudo 2, objetiva a identificação e a análise de pesquisas, nacionais e internacionais, que abordaram o trabalho pericial de quem atua com crimes cibernéticos de cunho sexual contra crianças e adolescentes Os resultados do Estudo 2 mostram que um total de 2 artigos responderam aos critérios e foram incluídos nas análises Os resultados elencam vários adoecimentos psicológicos em decorrência da atividade, problemas institucionais comuns a vários países, que agravam as dificuldades e apontam possíveis diretrizes para um trabalho permanente, preventivo e interventivo com esses profissionais Não foi localizado estudo na Análise do Comportamento sobre o tema
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