A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14914 |
Resumo: | Resumo: Na pesquisa de Dissertação deste autor, a avaliação escolar foi apresentada como oportunidade de aprendizagem Nesta tese, dando continuidade ao trabalho, pretende-se ampliar essa perspectiva da avaliação e apresentá-la como fio condutor da prática pedagógica Optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho especulativo por se constituir em uma obra da produção de enunciados teóricos sobre outros enunciados teóricos Todas as ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem que contém o processo da avaliação formativa visam à aprendizagem A avaliação formativa é um processo contínuo desenvolvido durante todo o período letivo, que se inicia com o planejamento das primeiras tarefas e vai até a análise da última ação de regulação Como tem o mesmo principal objetivo, proporcionar a aprendizagem dos alunos, pode, a partir da sua essência, conduzir as práticas em sala de aula |
id |
UEL_5183caf047beb3b894096fef1437647c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14914 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolarEducação matemáticaAvaliaçãoRendimento escolarAvaliaçãoAprendizagemMathematics educationEvaluationResumo: Na pesquisa de Dissertação deste autor, a avaliação escolar foi apresentada como oportunidade de aprendizagem Nesta tese, dando continuidade ao trabalho, pretende-se ampliar essa perspectiva da avaliação e apresentá-la como fio condutor da prática pedagógica Optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho especulativo por se constituir em uma obra da produção de enunciados teóricos sobre outros enunciados teóricos Todas as ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem que contém o processo da avaliação formativa visam à aprendizagem A avaliação formativa é um processo contínuo desenvolvido durante todo o período letivo, que se inicia com o planejamento das primeiras tarefas e vai até a análise da última ação de regulação Como tem o mesmo principal objetivo, proporcionar a aprendizagem dos alunos, pode, a partir da sua essência, conduzir as práticas em sala de aulaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In the dissertation research of this author, the school assessment was presented as a learning opportunity In this thesis, giving continuity to the work, we intend to broaden this perspective of assessment and present it as the conductor wire of the pedagogical practice We opted for a research of a qualitative nature, speculative in that it is a work of the production of theoretical statements about other theoretical statements All actions taken in the teaching and learning process that contains the process of formative assessment aim at learning The formative assessment is a continuous process developed throughout the school period, starting with the planning of the first tasks and going until the analysis of the last regulation action As it has the same main objective, to provide the learning of the students, can, from its essence, conduct the practices in the classroomBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroGorni, Doralice Aparecida ParanziniFerreira, Pamela Emanueli AlvesSilva, Marcia Cristina NagyBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Pedrochi Junior, Osmar2024-05-01T14:39:28Z2024-05-01T14:39:28Z2018.0012.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14914porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar |
title |
A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar |
spellingShingle |
A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar Pedrochi Junior, Osmar Educação matemática Avaliação Rendimento escolar Avaliação Aprendizagem Mathematics education Evaluation |
title_short |
A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar |
title_full |
A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar |
title_fullStr |
A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar |
title_full_unstemmed |
A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar |
title_sort |
A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar |
author |
Pedrochi Junior, Osmar |
author_facet |
Pedrochi Junior, Osmar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Soares, Maria Tereza Carneiro Gorni, Doralice Aparecida Paranzini Ferreira, Pamela Emanueli Alves Silva, Marcia Cristina Nagy Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrochi Junior, Osmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Avaliação Rendimento escolar Avaliação Aprendizagem Mathematics education Evaluation |
topic |
Educação matemática Avaliação Rendimento escolar Avaliação Aprendizagem Mathematics education Evaluation |
description |
Resumo: Na pesquisa de Dissertação deste autor, a avaliação escolar foi apresentada como oportunidade de aprendizagem Nesta tese, dando continuidade ao trabalho, pretende-se ampliar essa perspectiva da avaliação e apresentá-la como fio condutor da prática pedagógica Optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho especulativo por se constituir em uma obra da produção de enunciados teóricos sobre outros enunciados teóricos Todas as ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem que contém o processo da avaliação formativa visam à aprendizagem A avaliação formativa é um processo contínuo desenvolvido durante todo o período letivo, que se inicia com o planejamento das primeiras tarefas e vai até a análise da última ação de regulação Como tem o mesmo principal objetivo, proporcionar a aprendizagem dos alunos, pode, a partir da sua essência, conduzir as práticas em sala de aula |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
12.03.2018 2018.00 2024-05-01T14:39:28Z 2024-05-01T14:39:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14914 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823250642894848 |