A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrochi Junior, Osmar
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14914
Resumo: Resumo: Na pesquisa de Dissertação deste autor, a avaliação escolar foi apresentada como oportunidade de aprendizagem Nesta tese, dando continuidade ao trabalho, pretende-se ampliar essa perspectiva da avaliação e apresentá-la como fio condutor da prática pedagógica Optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho especulativo por se constituir em uma obra da produção de enunciados teóricos sobre outros enunciados teóricos Todas as ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem que contém o processo da avaliação formativa visam à aprendizagem A avaliação formativa é um processo contínuo desenvolvido durante todo o período letivo, que se inicia com o planejamento das primeiras tarefas e vai até a análise da última ação de regulação Como tem o mesmo principal objetivo, proporcionar a aprendizagem dos alunos, pode, a partir da sua essência, conduzir as práticas em sala de aula
id UEL_5183caf047beb3b894096fef1437647c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14914
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolarEducação matemáticaAvaliaçãoRendimento escolarAvaliaçãoAprendizagemMathematics educationEvaluationResumo: Na pesquisa de Dissertação deste autor, a avaliação escolar foi apresentada como oportunidade de aprendizagem Nesta tese, dando continuidade ao trabalho, pretende-se ampliar essa perspectiva da avaliação e apresentá-la como fio condutor da prática pedagógica Optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho especulativo por se constituir em uma obra da produção de enunciados teóricos sobre outros enunciados teóricos Todas as ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem que contém o processo da avaliação formativa visam à aprendizagem A avaliação formativa é um processo contínuo desenvolvido durante todo o período letivo, que se inicia com o planejamento das primeiras tarefas e vai até a análise da última ação de regulação Como tem o mesmo principal objetivo, proporcionar a aprendizagem dos alunos, pode, a partir da sua essência, conduzir as práticas em sala de aulaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In the dissertation research of this author, the school assessment was presented as a learning opportunity In this thesis, giving continuity to the work, we intend to broaden this perspective of assessment and present it as the conductor wire of the pedagogical practice We opted for a research of a qualitative nature, speculative in that it is a work of the production of theoretical statements about other theoretical statements All actions taken in the teaching and learning process that contains the process of formative assessment aim at learning The formative assessment is a continuous process developed throughout the school period, starting with the planning of the first tasks and going until the analysis of the last regulation action As it has the same main objective, to provide the learning of the students, can, from its essence, conduct the practices in the classroomBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroGorni, Doralice Aparecida ParanziniFerreira, Pamela Emanueli AlvesSilva, Marcia Cristina NagyBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Pedrochi Junior, Osmar2024-05-01T14:39:28Z2024-05-01T14:39:28Z2018.0012.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14914porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar
title A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar
spellingShingle A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar
Pedrochi Junior, Osmar
Educação matemática
Avaliação
Rendimento escolar
Avaliação
Aprendizagem
Mathematics education
Evaluation
title_short A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar
title_full A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar
title_fullStr A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar
title_full_unstemmed A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar
title_sort A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar
author Pedrochi Junior, Osmar
author_facet Pedrochi Junior, Osmar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Soares, Maria Tereza Carneiro
Gorni, Doralice Aparecida Paranzini
Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Silva, Marcia Cristina Nagy
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrochi Junior, Osmar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Avaliação
Rendimento escolar
Avaliação
Aprendizagem
Mathematics education
Evaluation
topic Educação matemática
Avaliação
Rendimento escolar
Avaliação
Aprendizagem
Mathematics education
Evaluation
description Resumo: Na pesquisa de Dissertação deste autor, a avaliação escolar foi apresentada como oportunidade de aprendizagem Nesta tese, dando continuidade ao trabalho, pretende-se ampliar essa perspectiva da avaliação e apresentá-la como fio condutor da prática pedagógica Optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho especulativo por se constituir em uma obra da produção de enunciados teóricos sobre outros enunciados teóricos Todas as ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem que contém o processo da avaliação formativa visam à aprendizagem A avaliação formativa é um processo contínuo desenvolvido durante todo o período letivo, que se inicia com o planejamento das primeiras tarefas e vai até a análise da última ação de regulação Como tem o mesmo principal objetivo, proporcionar a aprendizagem dos alunos, pode, a partir da sua essência, conduzir as práticas em sala de aula
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 12.03.2018
2018.00
2024-05-01T14:39:28Z
2024-05-01T14:39:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14914
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823250642894848