A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10628 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho consiste em um estudo da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental e m questões de Matemática do PISA Com base na interpretação da produção dos alunos, por meio da Análise de Conteúdo, esta investigação de cunho qualitativo, teve intenção de: conhecer como os estudantes lidam com as informações de um problema não rotineiro para construir uma solução no contexto ou na situação na qual esse problema foi apresentado; evidenciar a relevância da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação de modo a subsidiar tanto a prática do professor em sala de aula como a aprendizagem dos alunos; mostrar uma visão de erro, para o qual não é dado valor positivo ou negativo A partir das resoluções apresentadas, formamos grupos de resolução, por meio dos quais foi possível identificar: interpretações que fizeram dos enunciados das questões; algumas das estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções mesmo quando diferentes das consideradas corretas; que os alunos demonstram conhecer os algoritmos das operações básicas, uma vez que quase sempre se utilizam destes para resolverem as questões |
id |
UEL_5275ce91d4c5f5bb8c878fa91009dd11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10628 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISAEducação matemáticaProdução escrita em matemáticaRendimento escolarAvaliaçãoMathematics education - Study and teachingAcademic achievement - EvaluationResumo: Este trabalho consiste em um estudo da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental e m questões de Matemática do PISA Com base na interpretação da produção dos alunos, por meio da Análise de Conteúdo, esta investigação de cunho qualitativo, teve intenção de: conhecer como os estudantes lidam com as informações de um problema não rotineiro para construir uma solução no contexto ou na situação na qual esse problema foi apresentado; evidenciar a relevância da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação de modo a subsidiar tanto a prática do professor em sala de aula como a aprendizagem dos alunos; mostrar uma visão de erro, para o qual não é dado valor positivo ou negativo A partir das resoluções apresentadas, formamos grupos de resolução, por meio dos quais foi possível identificar: interpretações que fizeram dos enunciados das questões; algumas das estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções mesmo quando diferentes das consideradas corretas; que os alunos demonstram conhecer os algoritmos das operações básicas, uma vez que quase sempre se utilizam destes para resolverem as questõesDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this study was to analyze the written production of Elementary School students on PISA Math questions Based on the interpretation of their written production using Content Analysis, this qualitative study aimed at verifying: how students deal with information contained in an unusual problem to build a solution within the problem’s context or situation, how relevant school learning assessment as an investigation practice is to provide support not only the teaching practice but also the student’s learning process; and to introduce an approach to error that does not impose either positive or negative values The solutions presented were grouped to help us identify the students’ interpretation of the questions, some of the strategies and procedures they used to solve the problems, even when they differed from the correct ones, and their knowledge of the basic operations algorithms , since they always make use them to solve problemsBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroPullin, Elsa Maria Mendes PessoaGarnica, Antônio Vicente MarafiotiBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Celeste, Letícia Barcaro2024-05-01T12:46:04Z2024-05-01T12:46:04Z2008.0021.02.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10628porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA |
title |
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA |
spellingShingle |
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA Celeste, Letícia Barcaro Educação matemática Produção escrita em matemática Rendimento escolar Avaliação Mathematics education - Study and teaching Academic achievement - Evaluation |
title_short |
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA |
title_full |
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA |
title_fullStr |
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA |
title_full_unstemmed |
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA |
title_sort |
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA |
author |
Celeste, Letícia Barcaro |
author_facet |
Celeste, Letícia Barcaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Soares, Maria Tereza Carneiro Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa Garnica, Antônio Vicente Marafioti Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celeste, Letícia Barcaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Produção escrita em matemática Rendimento escolar Avaliação Mathematics education - Study and teaching Academic achievement - Evaluation |
topic |
Educação matemática Produção escrita em matemática Rendimento escolar Avaliação Mathematics education - Study and teaching Academic achievement - Evaluation |
description |
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental e m questões de Matemática do PISA Com base na interpretação da produção dos alunos, por meio da Análise de Conteúdo, esta investigação de cunho qualitativo, teve intenção de: conhecer como os estudantes lidam com as informações de um problema não rotineiro para construir uma solução no contexto ou na situação na qual esse problema foi apresentado; evidenciar a relevância da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação de modo a subsidiar tanto a prática do professor em sala de aula como a aprendizagem dos alunos; mostrar uma visão de erro, para o qual não é dado valor positivo ou negativo A partir das resoluções apresentadas, formamos grupos de resolução, por meio dos quais foi possível identificar: interpretações que fizeram dos enunciados das questões; algumas das estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções mesmo quando diferentes das consideradas corretas; que os alunos demonstram conhecer os algoritmos das operações básicas, uma vez que quase sempre se utilizam destes para resolverem as questões |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008.00 2024-05-01T12:46:04Z 2024-05-01T12:46:04Z 21.02.2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10628 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823293423747072 |