A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celeste, Letícia Barcaro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10628
Resumo: Resumo: Este trabalho consiste em um estudo da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental e m questões de Matemática do PISA Com base na interpretação da produção dos alunos, por meio da Análise de Conteúdo, esta investigação de cunho qualitativo, teve intenção de: conhecer como os estudantes lidam com as informações de um problema não rotineiro para construir uma solução no contexto ou na situação na qual esse problema foi apresentado; evidenciar a relevância da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação de modo a subsidiar tanto a prática do professor em sala de aula como a aprendizagem dos alunos; mostrar uma visão de erro, para o qual não é dado valor positivo ou negativo A partir das resoluções apresentadas, formamos grupos de resolução, por meio dos quais foi possível identificar: interpretações que fizeram dos enunciados das questões; algumas das estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções mesmo quando diferentes das consideradas corretas; que os alunos demonstram conhecer os algoritmos das operações básicas, uma vez que quase sempre se utilizam destes para resolverem as questões
id UEL_5275ce91d4c5f5bb8c878fa91009dd11
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10628
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISAEducação matemáticaProdução escrita em matemáticaRendimento escolarAvaliaçãoMathematics education - Study and teachingAcademic achievement - EvaluationResumo: Este trabalho consiste em um estudo da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental e m questões de Matemática do PISA Com base na interpretação da produção dos alunos, por meio da Análise de Conteúdo, esta investigação de cunho qualitativo, teve intenção de: conhecer como os estudantes lidam com as informações de um problema não rotineiro para construir uma solução no contexto ou na situação na qual esse problema foi apresentado; evidenciar a relevância da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação de modo a subsidiar tanto a prática do professor em sala de aula como a aprendizagem dos alunos; mostrar uma visão de erro, para o qual não é dado valor positivo ou negativo A partir das resoluções apresentadas, formamos grupos de resolução, por meio dos quais foi possível identificar: interpretações que fizeram dos enunciados das questões; algumas das estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções mesmo quando diferentes das consideradas corretas; que os alunos demonstram conhecer os algoritmos das operações básicas, uma vez que quase sempre se utilizam destes para resolverem as questõesDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this study was to analyze the written production of Elementary School students on PISA Math questions Based on the interpretation of their written production using Content Analysis, this qualitative study aimed at verifying: how students deal with information contained in an unusual problem to build a solution within the problem’s context or situation, how relevant school learning assessment as an investigation practice is to provide support not only the teaching practice but also the student’s learning process; and to introduce an approach to error that does not impose either positive or negative values The solutions presented were grouped to help us identify the students’ interpretation of the questions, some of the strategies and procedures they used to solve the problems, even when they differed from the correct ones, and their knowledge of the basic operations algorithms , since they always make use them to solve problemsBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroPullin, Elsa Maria Mendes PessoaGarnica, Antônio Vicente MarafiotiBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Celeste, Letícia Barcaro2024-05-01T12:46:04Z2024-05-01T12:46:04Z2008.0021.02.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10628porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA
title A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA
spellingShingle A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA
Celeste, Letícia Barcaro
Educação matemática
Produção escrita em matemática
Rendimento escolar
Avaliação
Mathematics education - Study and teaching
Academic achievement - Evaluation
title_short A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA
title_full A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA
title_fullStr A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA
title_full_unstemmed A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA
title_sort A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de matemática do PISA
author Celeste, Letícia Barcaro
author_facet Celeste, Letícia Barcaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Soares, Maria Tereza Carneiro
Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa
Garnica, Antônio Vicente Marafioti
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Celeste, Letícia Barcaro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Produção escrita em matemática
Rendimento escolar
Avaliação
Mathematics education - Study and teaching
Academic achievement - Evaluation
topic Educação matemática
Produção escrita em matemática
Rendimento escolar
Avaliação
Mathematics education - Study and teaching
Academic achievement - Evaluation
description Resumo: Este trabalho consiste em um estudo da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental e m questões de Matemática do PISA Com base na interpretação da produção dos alunos, por meio da Análise de Conteúdo, esta investigação de cunho qualitativo, teve intenção de: conhecer como os estudantes lidam com as informações de um problema não rotineiro para construir uma solução no contexto ou na situação na qual esse problema foi apresentado; evidenciar a relevância da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação de modo a subsidiar tanto a prática do professor em sala de aula como a aprendizagem dos alunos; mostrar uma visão de erro, para o qual não é dado valor positivo ou negativo A partir das resoluções apresentadas, formamos grupos de resolução, por meio dos quais foi possível identificar: interpretações que fizeram dos enunciados das questões; algumas das estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções mesmo quando diferentes das consideradas corretas; que os alunos demonstram conhecer os algoritmos das operações básicas, uma vez que quase sempre se utilizam destes para resolverem as questões
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2024-05-01T12:46:04Z
2024-05-01T12:46:04Z
21.02.2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10628
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823293423747072