Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Adriana de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14117
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como foco conhecer os movimentos e iniciativas das Instituições de Ensino Superior – IES privadas em três cidades do estado do Paraná no que concerne à formação pedagógica de seus docentes, por meio do seguinte problema: pode-se perceber engajamento institucional nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelas IES privadas participantes no que diz respeito à formação pedagógica dos seus docentes? O objetivo geral é analisar os elementos e/ou aspectos envolvidos nas ações e iniciativas desenvolvidas nas IES privadas participantes com relação à formação pedagógica de seus docentes com a finalidade de contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas e ações formativas contínuas Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, respaldando-se prioritariamente em autores como Anastasiou (26), Bolzan (26, 28), Cunha (23, 25a, 25b, 29), Isaia (25, 26), Masetto (1998, 23a, 23b, 25), Morosini (2, 21), Nóvoa (1992, 1995, 1996, 1997, 22), Pachane (24, 26), Pimenta (22, 29) e a análise de dados pautou-se na proposta de Bardin (1977) Os participantes desta pesquisa foram 7 (sete) gestores de 3 (três) instituições de ensino, situadas nas cidades de Londrina, Cambé e Ivaiporã Mediante a análise dos dados coletados, constatou-se que as instituições pesquisadas desenvolvem algumas ações isoladas com o anseio de contribuir para formação pedagógica de seus docentes, porém o que é feito em âmbito institucional apresenta-se ainda vagas e pouco planejado, evidenciando que essas práticas ainda se configuram em ações pontuais que ocorrem em períodos distintos, no início ou término dos semestres letivos, não existindo de forma contínua órgãos ou mecanismos institucionais que possam contribuir para a consolidação de uma formação pedagógica e uma cultura institucional balizadoras das reais necessidades pedagógicas dos professores universitários Diante dos resultados, conclui-se que é de fundamental importância o fortalecimento de políticas públicas e institucionais para ampliação de programas de formação pedagógica para os docentes que atuam em instituições de ensino superior privadas, assim como a construção de uma cultura institucional e universitária eminentemente pedagógica e que essas ações contribuam significativamente para a consolidação de boas práticas pedagógicas, dando aos professores o respaldo suficiente para a construção de sua práxis docente e aos alunos a possibilidade de construção de experiências de aprendizagem significativas
id UEL_531fe379e3ac84998bbcb77e2bffe960
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14117
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadasProfessores universitáriosFormaçãoEnsino superiorUniversidades e faculdadesCorpo docenteCollege teachersTraining ofResumo: Esta pesquisa tem como foco conhecer os movimentos e iniciativas das Instituições de Ensino Superior – IES privadas em três cidades do estado do Paraná no que concerne à formação pedagógica de seus docentes, por meio do seguinte problema: pode-se perceber engajamento institucional nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelas IES privadas participantes no que diz respeito à formação pedagógica dos seus docentes? O objetivo geral é analisar os elementos e/ou aspectos envolvidos nas ações e iniciativas desenvolvidas nas IES privadas participantes com relação à formação pedagógica de seus docentes com a finalidade de contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas e ações formativas contínuas Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, respaldando-se prioritariamente em autores como Anastasiou (26), Bolzan (26, 28), Cunha (23, 25a, 25b, 29), Isaia (25, 26), Masetto (1998, 23a, 23b, 25), Morosini (2, 21), Nóvoa (1992, 1995, 1996, 1997, 22), Pachane (24, 26), Pimenta (22, 29) e a análise de dados pautou-se na proposta de Bardin (1977) Os participantes desta pesquisa foram 7 (sete) gestores de 3 (três) instituições de ensino, situadas nas cidades de Londrina, Cambé e Ivaiporã Mediante a análise dos dados coletados, constatou-se que as instituições pesquisadas desenvolvem algumas ações isoladas com o anseio de contribuir para formação pedagógica de seus docentes, porém o que é feito em âmbito institucional apresenta-se ainda vagas e pouco planejado, evidenciando que essas práticas ainda se configuram em ações pontuais que ocorrem em períodos distintos, no início ou término dos semestres letivos, não existindo de forma contínua órgãos ou mecanismos institucionais que possam contribuir para a consolidação de uma formação pedagógica e uma cultura institucional balizadoras das reais necessidades pedagógicas dos professores universitários Diante dos resultados, conclui-se que é de fundamental importância o fortalecimento de políticas públicas e institucionais para ampliação de programas de formação pedagógica para os docentes que atuam em instituições de ensino superior privadas, assim como a construção de uma cultura institucional e universitária eminentemente pedagógica e que essas ações contribuam significativamente para a consolidação de boas práticas pedagógicas, dando aos professores o respaldo suficiente para a construção de sua práxis docente e aos alunos a possibilidade de construção de experiências de aprendizagem significativasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research focuses on knowing the movements and initiatives of private higher education institutions in three cities in the Paraná state regarding the pedagogical training of its teachers through the following problem: can perceive institutional engagement in pedagogical practices developed by Institutions of Higher Education - participating private institutions with regard to the pedagogical training of their teachers? The overall objective is to analyze the elements and / or aspects involved in the actions and initiatives taken in private institutions participants regarding pedagogical training of their teachers in order to contribute to the improvement of educational practices and continuous training actions This is a qualitative study, exploratory-descriptive nature, is endorsing primarily on authors as Anastasiou (26), Bolzan (26, 28), Cunha (23, 25a, 25b, 29), Isaia (25, 26), Masetto (1998, 23a, 23b, 25), Morosini (2, 21), Nóvoa (1992, 1995, 1996, 1997, 22), Pachane (24, 26), Pepper (22, 29) and analysis of data was based on the proposal of Bardin (1977) The participants in this study were seven (7) managers of three (3) distinct educational institutions located in Londrina, Cambé and Ivaiporã By analyzing the data collected, it was found that the surveyed institutions develop some isolated actions with the desire to contribute to pedagogical training of their teachers, but what is done at the institutional level presents incipient and poorly planned, showing that such practices still constitute sprayed on actions that occur in distinct periods, at the beginning or end of semesters, in the absence of continuous bodies or institutional mechanisms that can contribute to the consolidation of an educational training and balizadoras institutional culture of real pedagogical needs of university professors Given the results, it is concluded that it is of fundamental importance to strengthening public and institutional policies for expansion of teacher training programs for teachers who work in higher education institutions - private, and also building an institutional culture and academic eminently pedagogical and that these actions contribute significantly to the consolidation of good teaching practice, giving teachers enough to build their teaching practice and students the possibility of constructing meaningful learning experiences supportVasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]Brito, Gláucia da SilvaFranco, Sandra Aparecida PiresAraujo, Adriana de2024-05-01T14:25:22Z2024-05-01T14:25:22Z2014.0024.06.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14117porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T02:05:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T02:05:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas
title Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas
spellingShingle Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas
Araujo, Adriana de
Professores universitários
Formação
Ensino superior
Universidades e faculdades
Corpo docente
College teachers
Training of
title_short Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas
title_full Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas
title_fullStr Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas
title_full_unstemmed Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas
title_sort Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas
author Araujo, Adriana de
author_facet Araujo, Adriana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]
Brito, Gláucia da Silva
Franco, Sandra Aparecida Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Adriana de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores universitários
Formação
Ensino superior
Universidades e faculdades
Corpo docente
College teachers
Training of
topic Professores universitários
Formação
Ensino superior
Universidades e faculdades
Corpo docente
College teachers
Training of
description Resumo: Esta pesquisa tem como foco conhecer os movimentos e iniciativas das Instituições de Ensino Superior – IES privadas em três cidades do estado do Paraná no que concerne à formação pedagógica de seus docentes, por meio do seguinte problema: pode-se perceber engajamento institucional nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelas IES privadas participantes no que diz respeito à formação pedagógica dos seus docentes? O objetivo geral é analisar os elementos e/ou aspectos envolvidos nas ações e iniciativas desenvolvidas nas IES privadas participantes com relação à formação pedagógica de seus docentes com a finalidade de contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas e ações formativas contínuas Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, respaldando-se prioritariamente em autores como Anastasiou (26), Bolzan (26, 28), Cunha (23, 25a, 25b, 29), Isaia (25, 26), Masetto (1998, 23a, 23b, 25), Morosini (2, 21), Nóvoa (1992, 1995, 1996, 1997, 22), Pachane (24, 26), Pimenta (22, 29) e a análise de dados pautou-se na proposta de Bardin (1977) Os participantes desta pesquisa foram 7 (sete) gestores de 3 (três) instituições de ensino, situadas nas cidades de Londrina, Cambé e Ivaiporã Mediante a análise dos dados coletados, constatou-se que as instituições pesquisadas desenvolvem algumas ações isoladas com o anseio de contribuir para formação pedagógica de seus docentes, porém o que é feito em âmbito institucional apresenta-se ainda vagas e pouco planejado, evidenciando que essas práticas ainda se configuram em ações pontuais que ocorrem em períodos distintos, no início ou término dos semestres letivos, não existindo de forma contínua órgãos ou mecanismos institucionais que possam contribuir para a consolidação de uma formação pedagógica e uma cultura institucional balizadoras das reais necessidades pedagógicas dos professores universitários Diante dos resultados, conclui-se que é de fundamental importância o fortalecimento de políticas públicas e institucionais para ampliação de programas de formação pedagógica para os docentes que atuam em instituições de ensino superior privadas, assim como a construção de uma cultura institucional e universitária eminentemente pedagógica e que essas ações contribuam significativamente para a consolidação de boas práticas pedagógicas, dando aos professores o respaldo suficiente para a construção de sua práxis docente e aos alunos a possibilidade de construção de experiências de aprendizagem significativas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T14:25:22Z
2024-05-01T14:25:22Z
24.06.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14117
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654596263936000