Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14117 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa tem como foco conhecer os movimentos e iniciativas das Instituições de Ensino Superior – IES privadas em três cidades do estado do Paraná no que concerne à formação pedagógica de seus docentes, por meio do seguinte problema: pode-se perceber engajamento institucional nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelas IES privadas participantes no que diz respeito à formação pedagógica dos seus docentes? O objetivo geral é analisar os elementos e/ou aspectos envolvidos nas ações e iniciativas desenvolvidas nas IES privadas participantes com relação à formação pedagógica de seus docentes com a finalidade de contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas e ações formativas contínuas Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, respaldando-se prioritariamente em autores como Anastasiou (26), Bolzan (26, 28), Cunha (23, 25a, 25b, 29), Isaia (25, 26), Masetto (1998, 23a, 23b, 25), Morosini (2, 21), Nóvoa (1992, 1995, 1996, 1997, 22), Pachane (24, 26), Pimenta (22, 29) e a análise de dados pautou-se na proposta de Bardin (1977) Os participantes desta pesquisa foram 7 (sete) gestores de 3 (três) instituições de ensino, situadas nas cidades de Londrina, Cambé e Ivaiporã Mediante a análise dos dados coletados, constatou-se que as instituições pesquisadas desenvolvem algumas ações isoladas com o anseio de contribuir para formação pedagógica de seus docentes, porém o que é feito em âmbito institucional apresenta-se ainda vagas e pouco planejado, evidenciando que essas práticas ainda se configuram em ações pontuais que ocorrem em períodos distintos, no início ou término dos semestres letivos, não existindo de forma contínua órgãos ou mecanismos institucionais que possam contribuir para a consolidação de uma formação pedagógica e uma cultura institucional balizadoras das reais necessidades pedagógicas dos professores universitários Diante dos resultados, conclui-se que é de fundamental importância o fortalecimento de políticas públicas e institucionais para ampliação de programas de formação pedagógica para os docentes que atuam em instituições de ensino superior privadas, assim como a construção de uma cultura institucional e universitária eminentemente pedagógica e que essas ações contribuam significativamente para a consolidação de boas práticas pedagógicas, dando aos professores o respaldo suficiente para a construção de sua práxis docente e aos alunos a possibilidade de construção de experiências de aprendizagem significativas |
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Formação pedagógica docente : movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadasProfessores universitáriosFormaçãoEnsino superiorUniversidades e faculdadesCorpo docenteCollege teachersTraining ofResumo: Esta pesquisa tem como foco conhecer os movimentos e iniciativas das Instituições de Ensino Superior – IES privadas em três cidades do estado do Paraná no que concerne à formação pedagógica de seus docentes, por meio do seguinte problema: pode-se perceber engajamento institucional nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelas IES privadas participantes no que diz respeito à formação pedagógica dos seus docentes? O objetivo geral é analisar os elementos e/ou aspectos envolvidos nas ações e iniciativas desenvolvidas nas IES privadas participantes com relação à formação pedagógica de seus docentes com a finalidade de contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas e ações formativas contínuas Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, respaldando-se prioritariamente em autores como Anastasiou (26), Bolzan (26, 28), Cunha (23, 25a, 25b, 29), Isaia (25, 26), Masetto (1998, 23a, 23b, 25), Morosini (2, 21), Nóvoa (1992, 1995, 1996, 1997, 22), Pachane (24, 26), Pimenta (22, 29) e a análise de dados pautou-se na proposta de Bardin (1977) Os participantes desta pesquisa foram 7 (sete) gestores de 3 (três) instituições de ensino, situadas nas cidades de Londrina, Cambé e Ivaiporã Mediante a análise dos dados coletados, constatou-se que as instituições pesquisadas desenvolvem algumas ações isoladas com o anseio de contribuir para formação pedagógica de seus docentes, porém o que é feito em âmbito institucional apresenta-se ainda vagas e pouco planejado, evidenciando que essas práticas ainda se configuram em ações pontuais que ocorrem em períodos distintos, no início ou término dos semestres letivos, não existindo de forma contínua órgãos ou mecanismos institucionais que possam contribuir para a consolidação de uma formação pedagógica e uma cultura institucional balizadoras das reais necessidades pedagógicas dos professores universitários Diante dos resultados, conclui-se que é de fundamental importância o fortalecimento de políticas públicas e institucionais para ampliação de programas de formação pedagógica para os docentes que atuam em instituições de ensino superior privadas, assim como a construção de uma cultura institucional e universitária eminentemente pedagógica e que essas ações contribuam significativamente para a consolidação de boas práticas pedagógicas, dando aos professores o respaldo suficiente para a construção de sua práxis docente e aos alunos a possibilidade de construção de experiências de aprendizagem significativasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research focuses on knowing the movements and initiatives of private higher education institutions in three cities in the Paraná state regarding the pedagogical training of its teachers through the following problem: can perceive institutional engagement in pedagogical practices developed by Institutions of Higher Education - participating private institutions with regard to the pedagogical training of their teachers? The overall objective is to analyze the elements and / or aspects involved in the actions and initiatives taken in private institutions participants regarding pedagogical training of their teachers in order to contribute to the improvement of educational practices and continuous training actions This is a qualitative study, exploratory-descriptive nature, is endorsing primarily on authors as Anastasiou (26), Bolzan (26, 28), Cunha (23, 25a, 25b, 29), Isaia (25, 26), Masetto (1998, 23a, 23b, 25), Morosini (2, 21), Nóvoa (1992, 1995, 1996, 1997, 22), Pachane (24, 26), Pepper (22, 29) and analysis of data was based on the proposal of Bardin (1977) The participants in this study were seven (7) managers of three (3) distinct educational institutions located in Londrina, Cambé and Ivaiporã By analyzing the data collected, it was found that the surveyed institutions develop some isolated actions with the desire to contribute to pedagogical training of their teachers, but what is done at the institutional level presents incipient and poorly planned, showing that such practices still constitute sprayed on actions that occur in distinct periods, at the beginning or end of semesters, in the absence of continuous bodies or institutional mechanisms that can contribute to the consolidation of an educational training and balizadoras institutional culture of real pedagogical needs of university professors Given the results, it is concluded that it is of fundamental importance to strengthening public and institutional policies for expansion of teacher training programs for teachers who work in higher education institutions - private, and also building an institutional culture and academic eminently pedagogical and that these actions contribute significantly to the consolidation of good teaching practice, giving teachers enough to build their teaching practice and students the possibility of constructing meaningful learning experiences supportVasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]Brito, Gláucia da SilvaFranco, Sandra Aparecida PiresAraujo, Adriana de2024-05-01T14:25:22Z2024-05-01T14:25:22Z2014.0024.06.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14117porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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