Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Marcela Pedroso de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13472
Resumo: Resumo: O foco da presente pesquisa é a formação pedagógica necessária ao docente universitário A pesquisa desenvolveu-se em torno do seguinte problema: Qual é a perspectiva institucional da Universidade Estadual de Londrina no que tange à formação pedagógica de seus docentes? O objetivo geral do estudo é analisar criticamente questões relativas à perspectiva institucional da docência universitária e sua respectiva formação pedagógica nessa Universidade Estadual de Londrina Para isto, utilizou-se um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, a qual direcionando o olhar em relação à formação pedagógica, além de cinco entrevistas semiestruturadas com professores que estão em cargos da administração da universidade focalizada, com o intuito de evidenciar como a formação pedagógica é concebida pela instituição Para a análise dos dados, utilizou-se o método hermenêutico-dialético, por possibilitar uma aproximação com a realidade O estudo confirmou o que a literatura evidencia: que a formação pedagógica é fundamental na formação do docente universitário, mas poucas são as ações voltadas a esta direção nas instituições de ensino superior Diante da análise e dos resultados obtidos, considera-se que alguns aspectos se destacaram mais até aqui, entre eles, a preocupação em relação à qualidade do ensino, uma vez que foi abordada por todos os colaboradores da pesquisa Evidencia-se que há uma preocupação institucional no que se refere à qualidade de ensino praticado na graduação No que diz respeito à formação pedagógica dos docentes universitários, constata-se até o momento que não existem ações efetivas, mas apenas algumas iniciativas isoladas de movimentos em direção a esta questão Apesar de as iniciativas ainda não serem suficientes, é preciso valorizá-las, pois visto que abrem caminho para novas atitudes frente à formação pedagógica
id UEL_1b7bafacd8237bb12561dd1a54da6616
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13472
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de LondrinaUniversidades e faculdadesCorpo docenteEnsino superiorFormação de professoresProfessores universitáriosFacultyHigher educationCollege teachersTraining ofUniversities and colleges - Teacher trainingResumo: O foco da presente pesquisa é a formação pedagógica necessária ao docente universitário A pesquisa desenvolveu-se em torno do seguinte problema: Qual é a perspectiva institucional da Universidade Estadual de Londrina no que tange à formação pedagógica de seus docentes? O objetivo geral do estudo é analisar criticamente questões relativas à perspectiva institucional da docência universitária e sua respectiva formação pedagógica nessa Universidade Estadual de Londrina Para isto, utilizou-se um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, a qual direcionando o olhar em relação à formação pedagógica, além de cinco entrevistas semiestruturadas com professores que estão em cargos da administração da universidade focalizada, com o intuito de evidenciar como a formação pedagógica é concebida pela instituição Para a análise dos dados, utilizou-se o método hermenêutico-dialético, por possibilitar uma aproximação com a realidade O estudo confirmou o que a literatura evidencia: que a formação pedagógica é fundamental na formação do docente universitário, mas poucas são as ações voltadas a esta direção nas instituições de ensino superior Diante da análise e dos resultados obtidos, considera-se que alguns aspectos se destacaram mais até aqui, entre eles, a preocupação em relação à qualidade do ensino, uma vez que foi abordada por todos os colaboradores da pesquisa Evidencia-se que há uma preocupação institucional no que se refere à qualidade de ensino praticado na graduação No que diz respeito à formação pedagógica dos docentes universitários, constata-se até o momento que não existem ações efetivas, mas apenas algumas iniciativas isoladas de movimentos em direção a esta questão Apesar de as iniciativas ainda não serem suficientes, é preciso valorizá-las, pois visto que abrem caminho para novas atitudes frente à formação pedagógicaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The focus of this work is the pedagogical training required for college professors The research was developed around the following issues: what is the institutional perspective of Londrina State University related to the pedagogical training of their professors? The objective was to critically analyze issues related to institutional perspective of university teaching and their pedagogical training at State University of Londrina For this, it was used a qualitative, exploratory and descriptive study, consulting institution´s documents which we direct our gaze in relation to teacher training, besides five semi-structured interviews with teachers who work at the chosen university, aiming to show how pedagogical training is concepted by the institution In order to analyse data, it was used an hermeneutic-dialectic method, because it allows an approximation to reality This study has confirmed what literature shows: that pedagogical training is essential to teacher´s education, especially training of university professor, but there are few actions directed to this direction in high education institutions Due to analysis and results obtained, it is considered that some of them appear more, among them the concern about quality of education, since it was addressed by all employees of this research It is evident that there is an institutional concern regarding the quality of teaching practiced at graduation What refers to pedagogical training of university teachers, it seems so far that there are no effective actions, but only some initiatives of movements toward this issue Although initiatives are not yet sufficient, it is necessary to value them, because they open way for new attitudes towards pedagogical trainingVasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]Sordi, Mara Regina Lemes deBerbel, Neusi Aparecida NavasTeruya, Teresa KazukoCamargo, Marcela Pedroso de2024-05-01T14:15:24Z2024-05-01T14:15:24Z2012.0030.08.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13472porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13472Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:33Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina
title Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina
spellingShingle Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina
Camargo, Marcela Pedroso de
Universidades e faculdades
Corpo docente
Ensino superior
Formação de professores
Professores universitários
Faculty
Higher education
College teachers
Training of
Universities and colleges - Teacher training
title_short Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina
title_full Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina
title_fullStr Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina
title_full_unstemmed Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina
title_sort Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina
author Camargo, Marcela Pedroso de
author_facet Camargo, Marcela Pedroso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]
Sordi, Mara Regina Lemes de
Berbel, Neusi Aparecida Navas
Teruya, Teresa Kazuko
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Marcela Pedroso de
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades
Corpo docente
Ensino superior
Formação de professores
Professores universitários
Faculty
Higher education
College teachers
Training of
Universities and colleges - Teacher training
topic Universidades e faculdades
Corpo docente
Ensino superior
Formação de professores
Professores universitários
Faculty
Higher education
College teachers
Training of
Universities and colleges - Teacher training
description Resumo: O foco da presente pesquisa é a formação pedagógica necessária ao docente universitário A pesquisa desenvolveu-se em torno do seguinte problema: Qual é a perspectiva institucional da Universidade Estadual de Londrina no que tange à formação pedagógica de seus docentes? O objetivo geral do estudo é analisar criticamente questões relativas à perspectiva institucional da docência universitária e sua respectiva formação pedagógica nessa Universidade Estadual de Londrina Para isto, utilizou-se um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, a qual direcionando o olhar em relação à formação pedagógica, além de cinco entrevistas semiestruturadas com professores que estão em cargos da administração da universidade focalizada, com o intuito de evidenciar como a formação pedagógica é concebida pela instituição Para a análise dos dados, utilizou-se o método hermenêutico-dialético, por possibilitar uma aproximação com a realidade O estudo confirmou o que a literatura evidencia: que a formação pedagógica é fundamental na formação do docente universitário, mas poucas são as ações voltadas a esta direção nas instituições de ensino superior Diante da análise e dos resultados obtidos, considera-se que alguns aspectos se destacaram mais até aqui, entre eles, a preocupação em relação à qualidade do ensino, uma vez que foi abordada por todos os colaboradores da pesquisa Evidencia-se que há uma preocupação institucional no que se refere à qualidade de ensino praticado na graduação No que diz respeito à formação pedagógica dos docentes universitários, constata-se até o momento que não existem ações efetivas, mas apenas algumas iniciativas isoladas de movimentos em direção a esta questão Apesar de as iniciativas ainda não serem suficientes, é preciso valorizá-las, pois visto que abrem caminho para novas atitudes frente à formação pedagógica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2012.00
2024-05-01T14:15:24Z
2024-05-01T14:15:24Z
30.08.2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13472
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823239775453184