Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13472 |
Resumo: | Resumo: O foco da presente pesquisa é a formação pedagógica necessária ao docente universitário A pesquisa desenvolveu-se em torno do seguinte problema: Qual é a perspectiva institucional da Universidade Estadual de Londrina no que tange à formação pedagógica de seus docentes? O objetivo geral do estudo é analisar criticamente questões relativas à perspectiva institucional da docência universitária e sua respectiva formação pedagógica nessa Universidade Estadual de Londrina Para isto, utilizou-se um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, a qual direcionando o olhar em relação à formação pedagógica, além de cinco entrevistas semiestruturadas com professores que estão em cargos da administração da universidade focalizada, com o intuito de evidenciar como a formação pedagógica é concebida pela instituição Para a análise dos dados, utilizou-se o método hermenêutico-dialético, por possibilitar uma aproximação com a realidade O estudo confirmou o que a literatura evidencia: que a formação pedagógica é fundamental na formação do docente universitário, mas poucas são as ações voltadas a esta direção nas instituições de ensino superior Diante da análise e dos resultados obtidos, considera-se que alguns aspectos se destacaram mais até aqui, entre eles, a preocupação em relação à qualidade do ensino, uma vez que foi abordada por todos os colaboradores da pesquisa Evidencia-se que há uma preocupação institucional no que se refere à qualidade de ensino praticado na graduação No que diz respeito à formação pedagógica dos docentes universitários, constata-se até o momento que não existem ações efetivas, mas apenas algumas iniciativas isoladas de movimentos em direção a esta questão Apesar de as iniciativas ainda não serem suficientes, é preciso valorizá-las, pois visto que abrem caminho para novas atitudes frente à formação pedagógica |
id |
UEL_1b7bafacd8237bb12561dd1a54da6616 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13472 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de LondrinaUniversidades e faculdadesCorpo docenteEnsino superiorFormação de professoresProfessores universitáriosFacultyHigher educationCollege teachersTraining ofUniversities and colleges - Teacher trainingResumo: O foco da presente pesquisa é a formação pedagógica necessária ao docente universitário A pesquisa desenvolveu-se em torno do seguinte problema: Qual é a perspectiva institucional da Universidade Estadual de Londrina no que tange à formação pedagógica de seus docentes? O objetivo geral do estudo é analisar criticamente questões relativas à perspectiva institucional da docência universitária e sua respectiva formação pedagógica nessa Universidade Estadual de Londrina Para isto, utilizou-se um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, a qual direcionando o olhar em relação à formação pedagógica, além de cinco entrevistas semiestruturadas com professores que estão em cargos da administração da universidade focalizada, com o intuito de evidenciar como a formação pedagógica é concebida pela instituição Para a análise dos dados, utilizou-se o método hermenêutico-dialético, por possibilitar uma aproximação com a realidade O estudo confirmou o que a literatura evidencia: que a formação pedagógica é fundamental na formação do docente universitário, mas poucas são as ações voltadas a esta direção nas instituições de ensino superior Diante da análise e dos resultados obtidos, considera-se que alguns aspectos se destacaram mais até aqui, entre eles, a preocupação em relação à qualidade do ensino, uma vez que foi abordada por todos os colaboradores da pesquisa Evidencia-se que há uma preocupação institucional no que se refere à qualidade de ensino praticado na graduação No que diz respeito à formação pedagógica dos docentes universitários, constata-se até o momento que não existem ações efetivas, mas apenas algumas iniciativas isoladas de movimentos em direção a esta questão Apesar de as iniciativas ainda não serem suficientes, é preciso valorizá-las, pois visto que abrem caminho para novas atitudes frente à formação pedagógicaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The focus of this work is the pedagogical training required for college professors The research was developed around the following issues: what is the institutional perspective of Londrina State University related to the pedagogical training of their professors? The objective was to critically analyze issues related to institutional perspective of university teaching and their pedagogical training at State University of Londrina For this, it was used a qualitative, exploratory and descriptive study, consulting institution´s documents which we direct our gaze in relation to teacher training, besides five semi-structured interviews with teachers who work at the chosen university, aiming to show how pedagogical training is concepted by the institution In order to analyse data, it was used an hermeneutic-dialectic method, because it allows an approximation to reality This study has confirmed what literature shows: that pedagogical training is essential to teacher´s education, especially training of university professor, but there are few actions directed to this direction in high education institutions Due to analysis and results obtained, it is considered that some of them appear more, among them the concern about quality of education, since it was addressed by all employees of this research It is evident that there is an institutional concern regarding the quality of teaching practiced at graduation What refers to pedagogical training of university teachers, it seems so far that there are no effective actions, but only some initiatives of movements toward this issue Although initiatives are not yet sufficient, it is necessary to value them, because they open way for new attitudes towards pedagogical trainingVasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]Sordi, Mara Regina Lemes deBerbel, Neusi Aparecida NavasTeruya, Teresa KazukoCamargo, Marcela Pedroso de2024-05-01T14:15:24Z2024-05-01T14:15:24Z2012.0030.08.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13472porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13472Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:33Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina |
title |
Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina |
spellingShingle |
Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina Camargo, Marcela Pedroso de Universidades e faculdades Corpo docente Ensino superior Formação de professores Professores universitários Faculty Higher education College teachers Training of Universities and colleges - Teacher training |
title_short |
Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina |
title_full |
Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina |
title_fullStr |
Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina |
title_full_unstemmed |
Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina |
title_sort |
Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina |
author |
Camargo, Marcela Pedroso de |
author_facet |
Camargo, Marcela Pedroso de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador] Sordi, Mara Regina Lemes de Berbel, Neusi Aparecida Navas Teruya, Teresa Kazuko |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Marcela Pedroso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidades e faculdades Corpo docente Ensino superior Formação de professores Professores universitários Faculty Higher education College teachers Training of Universities and colleges - Teacher training |
topic |
Universidades e faculdades Corpo docente Ensino superior Formação de professores Professores universitários Faculty Higher education College teachers Training of Universities and colleges - Teacher training |
description |
Resumo: O foco da presente pesquisa é a formação pedagógica necessária ao docente universitário A pesquisa desenvolveu-se em torno do seguinte problema: Qual é a perspectiva institucional da Universidade Estadual de Londrina no que tange à formação pedagógica de seus docentes? O objetivo geral do estudo é analisar criticamente questões relativas à perspectiva institucional da docência universitária e sua respectiva formação pedagógica nessa Universidade Estadual de Londrina Para isto, utilizou-se um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, a qual direcionando o olhar em relação à formação pedagógica, além de cinco entrevistas semiestruturadas com professores que estão em cargos da administração da universidade focalizada, com o intuito de evidenciar como a formação pedagógica é concebida pela instituição Para a análise dos dados, utilizou-se o método hermenêutico-dialético, por possibilitar uma aproximação com a realidade O estudo confirmou o que a literatura evidencia: que a formação pedagógica é fundamental na formação do docente universitário, mas poucas são as ações voltadas a esta direção nas instituições de ensino superior Diante da análise e dos resultados obtidos, considera-se que alguns aspectos se destacaram mais até aqui, entre eles, a preocupação em relação à qualidade do ensino, uma vez que foi abordada por todos os colaboradores da pesquisa Evidencia-se que há uma preocupação institucional no que se refere à qualidade de ensino praticado na graduação No que diz respeito à formação pedagógica dos docentes universitários, constata-se até o momento que não existem ações efetivas, mas apenas algumas iniciativas isoladas de movimentos em direção a esta questão Apesar de as iniciativas ainda não serem suficientes, é preciso valorizá-las, pois visto que abrem caminho para novas atitudes frente à formação pedagógica |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012.00 2024-05-01T14:15:24Z 2024-05-01T14:15:24Z 30.08.2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13472 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823239775453184 |