Uma experiência de formação continuada : o ensino do gênero discursivo resumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luppi, Sandra Elaine
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13455
Resumo: Resumo: É conhecido que a maioria dos alunos brasileiros termina o Ensino Médio com grande defasagem no domínio da leitura e da escrita, fato que nos alerta para a necessidade de repensar o ensino de Língua Portuguesa em nossas escolas, geralmente centrado na gramática normativa, sem vínculo com situações reais de interação O presente trabalho, no intuito de contribuir para a reflexão, propõe-se a discutir, em encontros de formação continuada de professores da rede pública do Paraná, uma concepção de linguagem e de metodologia que possa subsidiá-los na superação dos problemas diagnosticados Dessa forma, defende, baseando-se teoricamente em Bakhtin (23), a adoção dos gêneros discursivos como eixo de organização e progressão curricular da disciplina e a sua transposição didática fundamentada nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica, a partir da elaboração de um Plano de Trabalho Docente, conforme propõe Gasparin (23) Para alcançar esse intento, por meio de uma pesquisa-ação, procura estabelecer a articulação entre teoria e prática em um projeto de formação continuada de docentes, considerados como sujeitos epistêmicos, agentes de sua própria formação Assim, analisa o processo de elaboração coletiva de um Plano de Trabalho Docente do gênero discursivo resumo escolar, buscando verificar a possibilidade - em um espaço-tempo definido de formação – da produção e mobilização de saberes teórico-práticos dos professores, com a finalidade de alcançar um ensino mais eficiente da Língua Portuguesa Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, caracterizada por uma participação ativa dos investigados e a preocupação com a articulação da teoria com a prática Os dados que compõem a pesquisa foram coletados em dez encontros de grupo de estudos, realizados com um grupo de professoras do Ensino Médio e registrados em diário de campo A análise indica que é possível articular o aprofundamento teórico aos saberes do professores, para a produção de novos conhecimentos Por outro lado, as dificuldades enfrentadas apontam para a complexidade do processo, que traz à tona algumas tensões e contradições presentes na escola Apesar disso, os resultados demonstram que a constituição de grupos de formação permanente de professores é uma alternativa para produzir mudanças, que levem em consideração os condicionantes reais do trabalho docente Entretanto, ao final do estudo, fica claro que é preciso assegurar, aos profissionais, as condições para assim atuarem, principalmente com disponibilização de um espaço e tempo dentro dos programas de formação
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em um espaço-tempo definido de formação – da produção e mobilização de saberes teórico-práticos dos professores, com a finalidade de alcançar um ensino mais eficiente da Língua Portuguesa Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, caracterizada por uma participação ativa dos investigados e a preocupação com a articulação da teoria com a prática Os dados que compõem a pesquisa foram coletados em dez encontros de grupo de estudos, realizados com um grupo de professoras do Ensino Médio e registrados em diário de campo A análise indica que é possível articular o aprofundamento teórico aos saberes do professores, para a produção de novos conhecimentos Por outro lado, as dificuldades enfrentadas apontam para a complexidade do processo, que traz à tona algumas tensões e contradições presentes na escola Apesar disso, os resultados demonstram que a constituição de grupos de formação permanente de professores é uma alternativa para produzir mudanças, que levem em consideração os condicionantes reais do trabalho docente Entretanto, ao final do estudo, fica claro que é preciso assegurar, aos profissionais, as condições para assim atuarem, principalmente com disponibilização de um espaço e tempo dentro dos programas de formaçãoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: It is Known most Brazilian students finish the high school with great dificulties on reading and writing, fact that alert us to the need on rethink the teaching of Portuguese Language on ours schools, generally based on normative Grammar, without based on real situations of interaction This work, in order to contribute to the reflection, it is proposed to discuss at meetings of continuing education for public school teachers in Paraná, a design language and methodology that can subsidize them in overcoming the identified problems So, it is defend, theoretically based on Bakhtin (23), the adoption of textual discursive genre as axis of organization and progression curricular subject and it`s didactic transposition based on pedagogical historic-critic, by the elaboration of one plan teaching work as Gasparin (23) proposes To achieve this purpose, through an action research seeks to establish the articulation between theory and practice in a Project of continuing education teachersThey are considered as epistemic subjects, and also agents of their own training Thus, analyzes the process of collective elaboration of a Work Plan Teacher of discursive genre school summary, trying to verify the possibility – a space-time training set – the textual production and mobilization of theoretical and practical Knowledge of teachers, in order to achieve more efficient education of Portuguese languageSo, it is about an action research, caracterized by an active participation of investigated and the concern for the articulation of theory and practice The data of this research were collected in ten groups study meetings accomplished with a teacher group of high school and recorded in a field diary Their analysis indicates that it is possible to articulate the theoretic knowledge to the teachers, for the production of new knowledge On the other hand, the faced dificulties point to the complexity of the process that brings out some tensions and contradictions present in the school Neverthless, the results seem to demonstrate the constitution of groups of teachers permanent formation is an alternative to produce changes which takes in consideration the real condition of teacher`s work However, at the end of the study, it is clear that is necessary to ensure to the these professionals good conditions for them to work and act in space and time inside the formation programmsPerfeito, Alba Maria [Orientador]Coroa, Maria Luiza Monteiro SalesRezende, Lucinea Aparecida deLuppi, Sandra Elaine2024-05-01T14:15:17Z2024-05-01T14:15:17Z2012.0016.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13455porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - 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