O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6140 |
Resumo: | Com o avanço dos estudos da linguística e consequentemente as mudanças no contexto educacional, surgiram novas concepções sobre a língua materna e o modo de ensiná-la, frente a metodologias e práticas no que tange a tal questão, o que tem levado linguistas e gramáticos a se questionarem sobre esse novo quadro, como também repensarem teorias que abordam conceitos “antigos” sobre o ensino de língua portuguesa. Neste trabalho monográfico refletimos a percepção de língua e de seu ensino em uma visão sociointeracionista; primeiramente abordaremos o que os PCN (1998) trazem sobre formação do professor de língua portuguesa; posteriormente discorreremos sobre a concepção de letramento como práticas sociais da língua na visão de Kleimam(2005), como também Rojo (2010) e o Pró-letramento do MEC (2007), por último veremos algumas novas teorias sobre o ensino de língua materna, tendo como enfoque os gêneros textuais como forma de ação social, abordado por Marcuschi (2005) e (2008), e práticas de letramento no ensino, refletindo com teóricos como Soares (2005), Kleiman (2005) e Antunes (2009), e outros autores que darão suporte teórico no decorrer de toda a pesquisa. |
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O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.The use of literacy and textual genres in the formation of the mother tongue teacher.Formação docente - língua portuguesaLinguísticaLetramentoGêneros textuaisTeacher Training - Portuguese LanguageLinguisticsLiteracyTextual GenresLetras - Língua Portuguesa.Com o avanço dos estudos da linguística e consequentemente as mudanças no contexto educacional, surgiram novas concepções sobre a língua materna e o modo de ensiná-la, frente a metodologias e práticas no que tange a tal questão, o que tem levado linguistas e gramáticos a se questionarem sobre esse novo quadro, como também repensarem teorias que abordam conceitos “antigos” sobre o ensino de língua portuguesa. Neste trabalho monográfico refletimos a percepção de língua e de seu ensino em uma visão sociointeracionista; primeiramente abordaremos o que os PCN (1998) trazem sobre formação do professor de língua portuguesa; posteriormente discorreremos sobre a concepção de letramento como práticas sociais da língua na visão de Kleimam(2005), como também Rojo (2010) e o Pró-letramento do MEC (2007), por último veremos algumas novas teorias sobre o ensino de língua materna, tendo como enfoque os gêneros textuais como forma de ação social, abordado por Marcuschi (2005) e (2008), e práticas de letramento no ensino, refletindo com teóricos como Soares (2005), Kleiman (2005) e Antunes (2009), e outros autores que darão suporte teórico no decorrer de toda a pesquisa.With the advancement of linguistic studies and, consequently, the changes in the educational context, new conceptions on the mother tongue and its teaching process has led linguistics and grammarians to reflect on this new framework, as well as to rethink theories which approach "old" concepts about Portuguese language teaching. This work, therefore, considering the sociointeractionist theory as the base for our reflections, discusses what is in the CPN (1998) about the Portuguese teacher’s formation, as well according on Kleimam (2005), Rojo (2010) and the pro-literacy proposed by MEC (2007), it approaches literacy as social practices of the language. Finally, based on Marcuschi (2005) and (2008), focusing on textual genres as a form of social action, the work presents some new theories about mother tongue teaching. Furthermore, it shows some reflections on literacy practices in teaching, based on Soares (2005), Kleiman (2005), Ali (2009) and other authors who gave some theoretical support throughout the research.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545PEREIRA, Hérica Paiva.SOUSA, José Wanderley Alves de.ANDRADE, Aline Alves de.2016-03-232019-08-23T14:43:31Z2019-08-232019-08-23T14:43:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6140ANDRADE, Aline Alves de. O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:55:55Zoai:localhost:riufcg/6140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:55:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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