Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudio José
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10838
Resumo: Resumo: O presente trabalho é um estudo sobre a vida profissional de professores de ciências, analisando as diferentes fases por que passaram em suas carreiras desde a formação inicial e os fatores que influenciaram positiva ou negativamente a sua evolução Os dados consistiram de cinco entrevistas com professores do Ensino Médio da área de Ciências Naturais da região de Londrina, norte do Paraná, nas quais foram levantadas várias questões que abordavam seus históricos de vida até o momento em que as entrevistas foram realizadas (entre 22 e 23) Para a apresentação dos dados utilizamos o modelo de desenvolvimento profissional de Huberman (2); os dados foram analisados a partir da tese da captura pelos discursos institucionais de Arruda e Villani (21) Com relação às conclusões gerais sobre o trabalho, a análise realizada nos permite afirmar que os dois conjuntos de categorias foram parcialmente adequados para a análise do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados A análise dos casos indica que há uma multiplicidade de possibilidades na carreira do professor, dependendo da maior ou menor captura por esse ou aquele discurso Ou seja, trata-se de uma captura por vários discursos ao mesmo tempo, sendo que o predomínio de um dado discurso sobre outros depende do sujeito aceitar ou não ser por ele capturado, o que na maioria das vezes não é um processo consciente
id UEL_5650a3545be1e0eaf9f99c068506b284
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10838
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciênciasCiênciaEstudo e ensinoFísicaEstudo e ensinoMatemáticaScience - Study and teachingPhysics - Study and teachingMathematics - Study and teaching - Study and teachingScience - Teacher trainingResumo: O presente trabalho é um estudo sobre a vida profissional de professores de ciências, analisando as diferentes fases por que passaram em suas carreiras desde a formação inicial e os fatores que influenciaram positiva ou negativamente a sua evolução Os dados consistiram de cinco entrevistas com professores do Ensino Médio da área de Ciências Naturais da região de Londrina, norte do Paraná, nas quais foram levantadas várias questões que abordavam seus históricos de vida até o momento em que as entrevistas foram realizadas (entre 22 e 23) Para a apresentação dos dados utilizamos o modelo de desenvolvimento profissional de Huberman (2); os dados foram analisados a partir da tese da captura pelos discursos institucionais de Arruda e Villani (21) Com relação às conclusões gerais sobre o trabalho, a análise realizada nos permite afirmar que os dois conjuntos de categorias foram parcialmente adequados para a análise do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados A análise dos casos indica que há uma multiplicidade de possibilidades na carreira do professor, dependendo da maior ou menor captura por esse ou aquele discurso Ou seja, trata-se de uma captura por vários discursos ao mesmo tempo, sendo que o predomínio de um dado discurso sobre outros depende do sujeito aceitar ou não ser por ele capturado, o que na maioria das vezes não é um processo conscienteDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present work is a study about science teachers' professional life, which analyzes the different phases that they pass in their careers starting from the initial formation and the factors that influenced positive or negatively their evolution The data consisted of five interviews with teachers of the Medium Scholl of the natural sciences, nearby Londrina city, north of Paraná For the presentation and anlysis of the data we used the model of professional development of Huberman (2) and the thesis of the capture by institutional discourses of Arruda and Villani (21) We conclude that the two groups of categories were partially appropriate for the analysis of the professional development of the interviewed teachers The analysis of the cases also indicates that there is a multiplicity of possibilities in the teacher's career, depending on the relative intensity of the capture and the number of discourses envolved in it The prevalence of one or another discourse depends on the subject to accept or not being captured, which usually is is not a conscious processArruda, Sergio de Mello [Orientador]Laburú, Carlos EduardoPacca, Jesuína Lopes de AlmeidaSantos, Cláudio José2024-05-01T12:50:34Z2024-05-01T12:50:34Z2004.0027.05.2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10838porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciências
title Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciências
spellingShingle Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciências
Santos, Cláudio José
Ciência
Estudo e ensino
Física
Estudo e ensino
Matemática
Science - Study and teaching
Physics - Study and teaching
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Science - Teacher training
title_short Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciências
title_full Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciências
title_fullStr Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciências
title_full_unstemmed Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciências
title_sort Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciências
author Santos, Cláudio José
author_facet Santos, Cláudio José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Sergio de Mello [Orientador]
Laburú, Carlos Eduardo
Pacca, Jesuína Lopes de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudio José
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Física
Estudo e ensino
Matemática
Science - Study and teaching
Physics - Study and teaching
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Science - Teacher training
topic Ciência
Estudo e ensino
Física
Estudo e ensino
Matemática
Science - Study and teaching
Physics - Study and teaching
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Science - Teacher training
description Resumo: O presente trabalho é um estudo sobre a vida profissional de professores de ciências, analisando as diferentes fases por que passaram em suas carreiras desde a formação inicial e os fatores que influenciaram positiva ou negativamente a sua evolução Os dados consistiram de cinco entrevistas com professores do Ensino Médio da área de Ciências Naturais da região de Londrina, norte do Paraná, nas quais foram levantadas várias questões que abordavam seus históricos de vida até o momento em que as entrevistas foram realizadas (entre 22 e 23) Para a apresentação dos dados utilizamos o modelo de desenvolvimento profissional de Huberman (2); os dados foram analisados a partir da tese da captura pelos discursos institucionais de Arruda e Villani (21) Com relação às conclusões gerais sobre o trabalho, a análise realizada nos permite afirmar que os dois conjuntos de categorias foram parcialmente adequados para a análise do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados A análise dos casos indica que há uma multiplicidade de possibilidades na carreira do professor, dependendo da maior ou menor captura por esse ou aquele discurso Ou seja, trata-se de uma captura por vários discursos ao mesmo tempo, sendo que o predomínio de um dado discurso sobre outros depende do sujeito aceitar ou não ser por ele capturado, o que na maioria das vezes não é um processo consciente
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2004.00
2024-05-01T12:50:34Z
2024-05-01T12:50:34Z
27.05.2004
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10838
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823298764144640