Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11761
Resumo: Resumo: Entendendo a importância do conceito de áreas de regiões planas na Educação Básica, apresentamos uma proposta que visa aprofundar o conteúdo, propondo atividades que versam sobre o estudo de áreas de regiões irregulares Para desenvolver o conteúdo propomos uma articulação entre a História da Matemática e o software de geometria dinâmica GeoGebra A participação da História da Matemática no ensino proporciona o desenvolvimento de um processo de (re)construção e (co)criação de conceitos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, num processo de construção humana Com base na perspectiva do modelo referencial teórico TPACK, definido por Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, nossa proposta de utilização do software pode auxiliar na compreensão de conceitos que se apresentam abstratos ao passo que dinamiza a realização das atividades, possibilitando ao aluno analisar variações, criar e testar conjecturas Tais características do software se apresentam essenciais, considerando que estudo de áreas de regiões curvas nos remete a conceitos do Cálculo Integral, que podem apresentar-se como abstratos aos alunos da Educação Básica Esperamos que, ao utilizar a proposta, o professor crie um ambiente que proporcione ao aluno a construção de conceitos e o desenvolvimento de autonomia e criatividade para aplicar tais conceitos em situações de contexto social
id UEL_56e07ecb030fabc05da7251c0dec754d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11761
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básicaMatemáticaEstudo e ensinoGeometria euclidianaMatemáticaHistóriaStudy and teachingEuclidian geometryHistoryComputer-assisted instructionConcept formationFlat euclidean geometryMathematicsResumo: Entendendo a importância do conceito de áreas de regiões planas na Educação Básica, apresentamos uma proposta que visa aprofundar o conteúdo, propondo atividades que versam sobre o estudo de áreas de regiões irregulares Para desenvolver o conteúdo propomos uma articulação entre a História da Matemática e o software de geometria dinâmica GeoGebra A participação da História da Matemática no ensino proporciona o desenvolvimento de um processo de (re)construção e (co)criação de conceitos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, num processo de construção humana Com base na perspectiva do modelo referencial teórico TPACK, definido por Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, nossa proposta de utilização do software pode auxiliar na compreensão de conceitos que se apresentam abstratos ao passo que dinamiza a realização das atividades, possibilitando ao aluno analisar variações, criar e testar conjecturas Tais características do software se apresentam essenciais, considerando que estudo de áreas de regiões curvas nos remete a conceitos do Cálculo Integral, que podem apresentar-se como abstratos aos alunos da Educação Básica Esperamos que, ao utilizar a proposta, o professor crie um ambiente que proporcione ao aluno a construção de conceitos e o desenvolvimento de autonomia e criatividade para aplicar tais conceitos em situações de contexto socialDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: Understanding the importance of the concept of areas of flat regions in Basic Education, we present a proposal that aims to deepen the content, proposing activities that approach the study of areas of irregular regions To develop the content we propose a link between History of Mathematics and the dynamic geometry software GeoGebra The participation of History of Mathematics in teaching provides the development of a process of (re) construction and (co) creation of concepts that have been developed over time, in a human construction process From the perspective of the theoretical model TPACK, defined by Technological Pedagogical Content Knowledge and our proposal of using the software may help to understand concepts that seem abstract while it dynamizes the performance of the activities, enabling the student to analyze variations, to create and to test conjectures These software features are present essential, considering that the study of curves regions areas leads us to concepts of Integral Calculus, which can be presented as abstracts to students of Basic Education We hope that, by using the proposal, the teacher creates an environment that provides the student with the construction of concepts and the development of autonomy and creativity to apply such concepts in situations of social contextRomeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]Pasquini, Regina Célia GuapoMendes, Marcele TavaresJesuz, Danilo Augusto Ferreira de2024-05-01T13:45:14Z2024-05-01T13:45:14Z2015.0008.07.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11761porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11761Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica
title Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica
spellingShingle Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica
Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de
Matemática
Estudo e ensino
Geometria euclidiana
Matemática
História
Study and teaching
Euclidian geometry
History
Computer-assisted instruction
Concept formation
Flat euclidean geometry
Mathematics
title_short Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica
title_full Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica
title_fullStr Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica
title_full_unstemmed Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica
title_sort Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica
author Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de
author_facet Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]
Pasquini, Regina Célia Guapo
Mendes, Marcele Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Geometria euclidiana
Matemática
História
Study and teaching
Euclidian geometry
History
Computer-assisted instruction
Concept formation
Flat euclidean geometry
Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Geometria euclidiana
Matemática
História
Study and teaching
Euclidian geometry
History
Computer-assisted instruction
Concept formation
Flat euclidean geometry
Mathematics
description Resumo: Entendendo a importância do conceito de áreas de regiões planas na Educação Básica, apresentamos uma proposta que visa aprofundar o conteúdo, propondo atividades que versam sobre o estudo de áreas de regiões irregulares Para desenvolver o conteúdo propomos uma articulação entre a História da Matemática e o software de geometria dinâmica GeoGebra A participação da História da Matemática no ensino proporciona o desenvolvimento de um processo de (re)construção e (co)criação de conceitos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, num processo de construção humana Com base na perspectiva do modelo referencial teórico TPACK, definido por Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, nossa proposta de utilização do software pode auxiliar na compreensão de conceitos que se apresentam abstratos ao passo que dinamiza a realização das atividades, possibilitando ao aluno analisar variações, criar e testar conjecturas Tais características do software se apresentam essenciais, considerando que estudo de áreas de regiões curvas nos remete a conceitos do Cálculo Integral, que podem apresentar-se como abstratos aos alunos da Educação Básica Esperamos que, ao utilizar a proposta, o professor crie um ambiente que proporcione ao aluno a construção de conceitos e o desenvolvimento de autonomia e criatividade para aplicar tais conceitos em situações de contexto social
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 08.07.2015
2015.00
2024-05-01T13:45:14Z
2024-05-01T13:45:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11761
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823270945423360