Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11761 |
Resumo: | Resumo: Entendendo a importância do conceito de áreas de regiões planas na Educação Básica, apresentamos uma proposta que visa aprofundar o conteúdo, propondo atividades que versam sobre o estudo de áreas de regiões irregulares Para desenvolver o conteúdo propomos uma articulação entre a História da Matemática e o software de geometria dinâmica GeoGebra A participação da História da Matemática no ensino proporciona o desenvolvimento de um processo de (re)construção e (co)criação de conceitos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, num processo de construção humana Com base na perspectiva do modelo referencial teórico TPACK, definido por Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, nossa proposta de utilização do software pode auxiliar na compreensão de conceitos que se apresentam abstratos ao passo que dinamiza a realização das atividades, possibilitando ao aluno analisar variações, criar e testar conjecturas Tais características do software se apresentam essenciais, considerando que estudo de áreas de regiões curvas nos remete a conceitos do Cálculo Integral, que podem apresentar-se como abstratos aos alunos da Educação Básica Esperamos que, ao utilizar a proposta, o professor crie um ambiente que proporcione ao aluno a construção de conceitos e o desenvolvimento de autonomia e criatividade para aplicar tais conceitos em situações de contexto social |
id |
UEL_56e07ecb030fabc05da7251c0dec754d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11761 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básicaMatemáticaEstudo e ensinoGeometria euclidianaMatemáticaHistóriaStudy and teachingEuclidian geometryHistoryComputer-assisted instructionConcept formationFlat euclidean geometryMathematicsResumo: Entendendo a importância do conceito de áreas de regiões planas na Educação Básica, apresentamos uma proposta que visa aprofundar o conteúdo, propondo atividades que versam sobre o estudo de áreas de regiões irregulares Para desenvolver o conteúdo propomos uma articulação entre a História da Matemática e o software de geometria dinâmica GeoGebra A participação da História da Matemática no ensino proporciona o desenvolvimento de um processo de (re)construção e (co)criação de conceitos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, num processo de construção humana Com base na perspectiva do modelo referencial teórico TPACK, definido por Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, nossa proposta de utilização do software pode auxiliar na compreensão de conceitos que se apresentam abstratos ao passo que dinamiza a realização das atividades, possibilitando ao aluno analisar variações, criar e testar conjecturas Tais características do software se apresentam essenciais, considerando que estudo de áreas de regiões curvas nos remete a conceitos do Cálculo Integral, que podem apresentar-se como abstratos aos alunos da Educação Básica Esperamos que, ao utilizar a proposta, o professor crie um ambiente que proporcione ao aluno a construção de conceitos e o desenvolvimento de autonomia e criatividade para aplicar tais conceitos em situações de contexto socialDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: Understanding the importance of the concept of areas of flat regions in Basic Education, we present a proposal that aims to deepen the content, proposing activities that approach the study of areas of irregular regions To develop the content we propose a link between History of Mathematics and the dynamic geometry software GeoGebra The participation of History of Mathematics in teaching provides the development of a process of (re) construction and (co) creation of concepts that have been developed over time, in a human construction process From the perspective of the theoretical model TPACK, defined by Technological Pedagogical Content Knowledge and our proposal of using the software may help to understand concepts that seem abstract while it dynamizes the performance of the activities, enabling the student to analyze variations, to create and to test conjectures These software features are present essential, considering that the study of curves regions areas leads us to concepts of Integral Calculus, which can be presented as abstracts to students of Basic Education We hope that, by using the proposal, the teacher creates an environment that provides the student with the construction of concepts and the development of autonomy and creativity to apply such concepts in situations of social contextRomeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]Pasquini, Regina Célia GuapoMendes, Marcele TavaresJesuz, Danilo Augusto Ferreira de2024-05-01T13:45:14Z2024-05-01T13:45:14Z2015.0008.07.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11761porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11761Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica |
title |
Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica |
spellingShingle |
Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de Matemática Estudo e ensino Geometria euclidiana Matemática História Study and teaching Euclidian geometry History Computer-assisted instruction Concept formation Flat euclidean geometry Mathematics |
title_short |
Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica |
title_full |
Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica |
title_fullStr |
Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica |
title_sort |
Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica |
author |
Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de |
author_facet |
Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador] Pasquini, Regina Célia Guapo Mendes, Marcele Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Geometria euclidiana Matemática História Study and teaching Euclidian geometry History Computer-assisted instruction Concept formation Flat euclidean geometry Mathematics |
topic |
Matemática Estudo e ensino Geometria euclidiana Matemática História Study and teaching Euclidian geometry History Computer-assisted instruction Concept formation Flat euclidean geometry Mathematics |
description |
Resumo: Entendendo a importância do conceito de áreas de regiões planas na Educação Básica, apresentamos uma proposta que visa aprofundar o conteúdo, propondo atividades que versam sobre o estudo de áreas de regiões irregulares Para desenvolver o conteúdo propomos uma articulação entre a História da Matemática e o software de geometria dinâmica GeoGebra A participação da História da Matemática no ensino proporciona o desenvolvimento de um processo de (re)construção e (co)criação de conceitos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, num processo de construção humana Com base na perspectiva do modelo referencial teórico TPACK, definido por Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, nossa proposta de utilização do software pode auxiliar na compreensão de conceitos que se apresentam abstratos ao passo que dinamiza a realização das atividades, possibilitando ao aluno analisar variações, criar e testar conjecturas Tais características do software se apresentam essenciais, considerando que estudo de áreas de regiões curvas nos remete a conceitos do Cálculo Integral, que podem apresentar-se como abstratos aos alunos da Educação Básica Esperamos que, ao utilizar a proposta, o professor crie um ambiente que proporcione ao aluno a construção de conceitos e o desenvolvimento de autonomia e criatividade para aplicar tais conceitos em situações de contexto social |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
08.07.2015 2015.00 2024-05-01T13:45:14Z 2024-05-01T13:45:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11761 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823270945423360 |