Participação nas aulas de educação física e prática de atividade física habitual com o atendimento de critérios de aptidão física relacionada à saúde em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coledam, Diogo Henrique Constantino
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13857
Resumo: Resumo: O objetivo desse estudo foi verificar a associação entre participação nas aulas de Educação Física e prática de atividade física com o atendimento dos critérios de saúde em escolares O estudo envolveu 78 escolares de ambos os sexos (386 do sexo masculino e 394 do sexo feminino), matriculados na rede estadual de ensino da cidade de Londrina – PR Todos os participantes responderam a um questionário a fim de ser obter informações acerca da atividade física habitual, aulas de Educação Física e condição socioeconômica Além disso, foram realizados os testes de aptidão aeróbia (PACER – Progressive Aerobic Cardiovascular Endurance Run) e força muscular (Push-up) As medidas de estatura e massa corporal foram coletadas para avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC) A Pressão arterial foi medida por meio de um aparelho oscilométrico Omron HEM 742, utilizando um manguito de acordo com o tamanho do braço do avaliado Os participantes foram categorizados em três grupos: Grupo que participa apenas das aulas de Educação Física, Grupo que pratica atividade física <7h/semana e Grupo que pratica atividade física =7h/semana Todas as variáveis dependentes foram analisadas de acordo com o critério de saúde de cada uma A análise estatística foi realizada por meio do teste de Qui-Quadrado para tendência seguido da Regressão de Poisson No atendimento do critério de saúde para aptidão aeróbia, a razão de prevalência ajustada foi 73% maior (RP=1,73, IC95% 1,33 – 2,26) nos praticantes de atividade física = 7h/semana quando comparado aos que participam apenas das aulas de Educação Física Para a força muscular, o atendimento do critério de saúde na análise ajustada foi 41% (RP=1,41, IC95% 1,13 – 1,75) superior Com relação à atividade física na escola, a razão de prevalência ajustada foi 25% (RP=1,25, IC95% 1,7 – 1,49) superior Para a atividade física no lazer, foi verificada razão de prevalência ajustada 156% maior (RP=2,56, 2,4 – 3,21) nos que atendem a recomendação de atividade física moderada a vigorosa semanal O IMC e a pressão arterial elevada não apresentaram associação com a prática de atividade física quando incluídas na regressão de Poisson (P>,5) A quantidade semanal recomendada de atividade física está associada ao atendimento dos critérios de saúde para a aptidão aeróbia, força muscular, atividade física na escola e no tempo livre em escolares, tendo como referência os que realizam apenas aulas de Educação Física Para o IMC e pressão arterial elevada não foram encontradas associações com a prática de atividade física
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spelling Participação nas aulas de educação física e prática de atividade física habitual com o atendimento de critérios de aptidão física relacionada à saúde em escolaresEducação físicaAptidão física em adolescentesExercícios físicosPromoção da saúdePhysical educationResumo: O objetivo desse estudo foi verificar a associação entre participação nas aulas de Educação Física e prática de atividade física com o atendimento dos critérios de saúde em escolares O estudo envolveu 78 escolares de ambos os sexos (386 do sexo masculino e 394 do sexo feminino), matriculados na rede estadual de ensino da cidade de Londrina – PR Todos os participantes responderam a um questionário a fim de ser obter informações acerca da atividade física habitual, aulas de Educação Física e condição socioeconômica Além disso, foram realizados os testes de aptidão aeróbia (PACER – Progressive Aerobic Cardiovascular Endurance Run) e força muscular (Push-up) As medidas de estatura e massa corporal foram coletadas para avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC) A Pressão arterial foi medida por meio de um aparelho oscilométrico Omron HEM 742, utilizando um manguito de acordo com o tamanho do braço do avaliado Os participantes foram categorizados em três grupos: Grupo que participa apenas das aulas de Educação Física, Grupo que pratica atividade física <7h/semana e Grupo que pratica atividade física =7h/semana Todas as variáveis dependentes foram analisadas de acordo com o critério de saúde de cada uma A análise estatística foi realizada por meio do teste de Qui-Quadrado para tendência seguido da Regressão de Poisson No atendimento do critério de saúde para aptidão aeróbia, a razão de prevalência ajustada foi 73% maior (RP=1,73, IC95% 1,33 – 2,26) nos praticantes de atividade física = 7h/semana quando comparado aos que participam apenas das aulas de Educação Física Para a força muscular, o atendimento do critério de saúde na análise ajustada foi 41% (RP=1,41, IC95% 1,13 – 1,75) superior Com relação à atividade física na escola, a razão de prevalência ajustada foi 25% (RP=1,25, IC95% 1,7 – 1,49) superior Para a atividade física no lazer, foi verificada razão de prevalência ajustada 156% maior (RP=2,56, 2,4 – 3,21) nos que atendem a recomendação de atividade física moderada a vigorosa semanal O IMC e a pressão arterial elevada não apresentaram associação com a prática de atividade física quando incluídas na regressão de Poisson (P>,5) A quantidade semanal recomendada de atividade física está associada ao atendimento dos critérios de saúde para a aptidão aeróbia, força muscular, atividade física na escola e no tempo livre em escolares, tendo como referência os que realizam apenas aulas de Educação Física Para o IMC e pressão arterial elevada não foram encontradas associações com a prática de atividade físicaDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: The aim of this study was to investigate the association between Physical Education classes participation and physical activity practice with health criterion attendance in students The study involved 78 students of both sexes (386 male and 394 female) enrolled in state schools at Londrina City - PR All participants answered a questionnaire to obtain physical activity, physical education classes and socioeconomic condition information Furthermore, they performed aerobic ((PACER – Progressive Aerobic Cardiovascular Endurance Run) and strength (Push-up) fitness tests Height and body mass were collected to asses the body mass index (BMI) The blood pressure was measured by a oscilometric device (Omron HEM 742) using a cuff adjusted to the size of the assessed arm The participants were categorized intro three groups: Group that just participate on Physical Education classes; Group that practice physical activity <7 h/week; Group that practice physical activity =7 h/week All the dependent variables were analyzed in accordance with health criterion for each variable Statistical analysis was held using the Qui-Squared test for tendency and Poisson Regression On the health criterion attendance for aerobic fitness, the adjusted prevalence ratio was 73% higher (RP=1,73, IC95% 1,33 – 2,26) on physical activity practioners = 7h/week when compared to Physical Education participants For muscular strength, the attendance for health criterion on adjusted analysis was 41% (RP= 1,41, IC95% 1,13 – 1,75) higher With respect to school physical activity, the adjusted prevalence ratio was 25% (RP=1,25, IC95% 1,7 – 1,49) higher For leisure time physical activity, it was found the adjusted prevalence ratio 156% (RP=2,56, 2,4 – 3,21) higher on adolescents that attend the recommendation for moderate to vigorous physical activity BMI and high blood pressure did not present association with physical activity when included on Poisson Regression (P>,5) The amount of physical activity recommended weekly is associated to health criterion for aerobic and strength fitness, school and leisure physical activity regarding to adolescents that participate just on Physical Education classes For BMI and high blood pressure it was not found association with physical activity practiceOliveira, Arli Ramos de [Orientador]Ronque, Enio Ricardo VazCampos, Wagner deColedam, Diogo Henrique Constantino2024-05-01T14:19:54Z2024-05-01T14:19:54Z2012.0025.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13857porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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