Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais : a sequência didática como instrumento de mediação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11423
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral a validação didática da metodologia de ensino-aprendizagem da língua proposta por pesquisadores da Universidade de Genebra filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), em um contexto específico da escola pública brasileira Essa metodologia, já validada no contexto suíço, parte do pressuposto de que o ensino da língua deve centrar-se no desenvolvimento de capacidades de linguagem do aluno, a partir da apropriação de práticas linguageiras (re)configuradas em modelos textuais tipificamente estruturados, a saber, os gêneros textuais Para mediar o agir do professor nesse processo de apropriação, o ISD elaborou uma engenharia didática consubstanciada em dois instrumentos centrais: o modelo teórico/didático do gênero (explicitação das suas dimensões ensináveis) e o procedimento sequência didática (SD – atividades sequenciadas de ensino centradas em um gênero de texto) A validação a que se propõe a pesquisa tem por finalidade investigar todo o processo da implementação de um projeto de escrita baseado na transposição didática de um gênero, articulando três elementos essenciais desse processo: a) os objetos/instrumentos de ensino; b) os alunos e o desenvolvimento de suas capacidades linguageiras; c) o professor no seu agir didático O objeto central da investigação é uma pesquisa de campo, de caráter colaborativo-intervencionista, desenvolvida em uma escola estadual da periferia da zona Norte de Londrina, em colaboração com uma professora recém-ingressa à carreira docente, em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental O gênero escolhido como objeto unificador da sequência didática foi a carta de reclamação, configuração genérica da prática linguageira: reclamação de um cidadão a um órgão público para solucionar um problema da comunidade O processo de validação abrangeu tanto a transposição didática externa do objeto de ensino (transformação dos saberes científicos em saberes a ensinar), como a transposição didática interna (transformação dos saberes a ensinar em saberes ensinados e aprendidos) No primeiro locus foram alvos de análise: o processo de escolha do objeto de ensino; a modelização do gênero carta de reclamação; a planificação da SD, com suas atividades, tarefas e dispositivos didáticos; a interação pesquisador-professora no processo de formação continuada Já no segundo locus, o da transposição didática externa, o foco recaiu sobre: o uso da sequência didática como instrumento mediador do ensino da língua; a mobilização, pelo professor, de gestos didáticos fundadores e específicos; o uso dos dispositivos didáticos elaborados para a SD; o desenvolvimento das atividades e tarefas; as reconcepções em relação ao trabalho planificado; a mobilização de saberes e capacidades docentes; a atividade de escrita da carta de reclamação; o desenvolvimento de capacidades linguageiras em relação à carta de reclamação De forma geral, o procedimento SD se mostrou um ótimo instrumento no processo de letramento de uma prática linguageira, desde que não seja tomado como uma ferramenta redutora, inflexível, e desde que o professor esteja capacitado para a tarefa de desenvolvimento do projeto de escrita subjacente a essa metodologia O ideal é que os cursos de formação inicial e continuada começassem a se mobilizar para dar conta desse processo de capacitação, uma vez que esse procedimento é uma das opções mais concretas para responder a uma pergunta que vem intrigando muitos educadores: “como” concretizar as novas concepções de linguagem e de ensino que sustentam as diretrizes educacionais em vigor?
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b) os alunos e o desenvolvimento de suas capacidades linguageiras; c) o professor no seu agir didático O objeto central da investigação é uma pesquisa de campo, de caráter colaborativo-intervencionista, desenvolvida em uma escola estadual da periferia da zona Norte de Londrina, em colaboração com uma professora recém-ingressa à carreira docente, em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental O gênero escolhido como objeto unificador da sequência didática foi a carta de reclamação, configuração genérica da prática linguageira: reclamação de um cidadão a um órgão público para solucionar um problema da comunidade O processo de validação abrangeu tanto a transposição didática externa do objeto de ensino (transformação dos saberes científicos em saberes a ensinar), como a transposição didática interna (transformação dos saberes a ensinar em saberes ensinados e aprendidos) No primeiro locus foram alvos de análise: o processo de escolha do objeto de ensino; a modelização do gênero carta de reclamação; a planificação da SD, com suas atividades, tarefas e dispositivos didáticos; a interação pesquisador-professora no processo de formação continuada Já no segundo locus, o da transposição didática externa, o foco recaiu sobre: o uso da sequência didática como instrumento mediador do ensino da língua; a mobilização, pelo professor, de gestos didáticos fundadores e específicos; o uso dos dispositivos didáticos elaborados para a SD; o desenvolvimento das atividades e tarefas; as reconcepções em relação ao trabalho planificado; a mobilização de saberes e capacidades docentes; a atividade de escrita da carta de reclamação; o desenvolvimento de capacidades linguageiras em relação à carta de reclamação De forma geral, o procedimento SD se mostrou um ótimo instrumento no processo de letramento de uma prática linguageira, desde que não seja tomado como uma ferramenta redutora, inflexível, e desde que o professor esteja capacitado para a tarefa de desenvolvimento do projeto de escrita subjacente a essa metodologia O ideal é que os cursos de formação inicial e continuada começassem a se mobilizar para dar conta desse processo de capacitação, uma vez que esse procedimento é uma das opções mais concretas para responder a uma pergunta que vem intrigando muitos educadores: “como” concretizar as novas concepções de linguagem e de ensino que sustentam as diretrizes educacionais em vigor?Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research has, as general aim, the didactic validation of the teaching-learning methodology of the language proposed by researchers from the University of Geneva affiliated with the Sociodiscursive Interactionism (ISD), in a specific context of the Brazilian public school This methodology, already validated in the Swiss context, comes from the presupposition that the language teaching should focus on the development of students’ language capacities, from the appropriation of discursive practices that are (re)configured in typified and structured text models, namely, the text genres In order to mediate the teacher’s action in appropriation process, the ISD prepared a didactic engineering based in two central instruments: the didactic/theoretical model of the genre (explanation of the teachable dimensions) and the didactic sequence procedure (SD – sequenced learning activities centered on a genre of text) The validation that the research is intended to investigate is the whole process of the implementation of a writing project based on the didactic transposition of a genre, articulating three essential elements of this process: a) the teaching objects/instruments; b) the students and the development of their discursive capacities; c) the teacher in his/her didactic action The central object of the investigation is a field research, with a collaborative-interventionist characteristic, developed in a state school in the suburb of the northern area of Londrina, in collaboration with a newcomer at the teaching career, in a class of the sixth grade of the basic education The chosen genre, as unifying object of the didactic sequence, was the letter of complaint, generic configuration of the discursive practice: the complaint of a citizen to a public institution in order to solve a problem of the community The validation process covered as the external didactic transposition of the teaching object (transformation of the scientific knowledge in teaching knowledge), as the internal didactic transposition (transformation of the knowledge to teach in learned and taught knowledge) In the first locus, the objects of analysis were: the process of choosing teaching object; the designing of the genre letter of complaint; the planning of the SD, with its activities, tasks and didactic resources; the interaction of the researcher-teacher in the process of continuing education In the second locus, the one of the external didactic transposition, the focus were: the use of the didactic sequence as mediating instrument of the language teaching; the mobilization, by the teacher, of specifics and founders didactic gestures; the use of didactic devices elaborated to the SD; the development of the activities and tasks; the new concepts related to the planned work; the mobilization of teaching knowledges and capacities; the activity of writing a letter of complaint; the development of language capacities in relation to the letter of complaint In general, the procedure SD has shown itself as a great instrument in the process of literacy of a language practice, however, it cannot be taken as an reductive and inflexible instrument, which means that that the teacher must be able of developing a project of written behind this methodology The ideal was if the courses of initial and continuing formation began to mobilize and handle this capacitation process, once this procedure is one of the more concrete options to answer a question that has been intriguing a lot of educators: “how” to accomplish new language concepts and the teaching that sustains the educational guidings available?Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]Cristovão, Ver Lúcia LopesMafra, Núbio Delanne FerrazGonçalves, Adair VieiraLousada, Eliane GouvêaBarros, Eliana Merlin Deganutti de2024-05-01T13:14:14Z2024-05-01T13:14:14Z2012.0009.03.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11423porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11423Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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description Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral a validação didática da metodologia de ensino-aprendizagem da língua proposta por pesquisadores da Universidade de Genebra filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), em um contexto específico da escola pública brasileira Essa metodologia, já validada no contexto suíço, parte do pressuposto de que o ensino da língua deve centrar-se no desenvolvimento de capacidades de linguagem do aluno, a partir da apropriação de práticas linguageiras (re)configuradas em modelos textuais tipificamente estruturados, a saber, os gêneros textuais Para mediar o agir do professor nesse processo de apropriação, o ISD elaborou uma engenharia didática consubstanciada em dois instrumentos centrais: o modelo teórico/didático do gênero (explicitação das suas dimensões ensináveis) e o procedimento sequência didática (SD – atividades sequenciadas de ensino centradas em um gênero de texto) A validação a que se propõe a pesquisa tem por finalidade investigar todo o processo da implementação de um projeto de escrita baseado na transposição didática de um gênero, articulando três elementos essenciais desse processo: a) os objetos/instrumentos de ensino; b) os alunos e o desenvolvimento de suas capacidades linguageiras; c) o professor no seu agir didático O objeto central da investigação é uma pesquisa de campo, de caráter colaborativo-intervencionista, desenvolvida em uma escola estadual da periferia da zona Norte de Londrina, em colaboração com uma professora recém-ingressa à carreira docente, em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental O gênero escolhido como objeto unificador da sequência didática foi a carta de reclamação, configuração genérica da prática linguageira: reclamação de um cidadão a um órgão público para solucionar um problema da comunidade O processo de validação abrangeu tanto a transposição didática externa do objeto de ensino (transformação dos saberes científicos em saberes a ensinar), como a transposição didática interna (transformação dos saberes a ensinar em saberes ensinados e aprendidos) No primeiro locus foram alvos de análise: o processo de escolha do objeto de ensino; a modelização do gênero carta de reclamação; a planificação da SD, com suas atividades, tarefas e dispositivos didáticos; a interação pesquisador-professora no processo de formação continuada Já no segundo locus, o da transposição didática externa, o foco recaiu sobre: o uso da sequência didática como instrumento mediador do ensino da língua; a mobilização, pelo professor, de gestos didáticos fundadores e específicos; o uso dos dispositivos didáticos elaborados para a SD; o desenvolvimento das atividades e tarefas; as reconcepções em relação ao trabalho planificado; a mobilização de saberes e capacidades docentes; a atividade de escrita da carta de reclamação; o desenvolvimento de capacidades linguageiras em relação à carta de reclamação De forma geral, o procedimento SD se mostrou um ótimo instrumento no processo de letramento de uma prática linguageira, desde que não seja tomado como uma ferramenta redutora, inflexível, e desde que o professor esteja capacitado para a tarefa de desenvolvimento do projeto de escrita subjacente a essa metodologia O ideal é que os cursos de formação inicial e continuada começassem a se mobilizar para dar conta desse processo de capacitação, uma vez que esse procedimento é uma das opções mais concretas para responder a uma pergunta que vem intrigando muitos educadores: “como” concretizar as novas concepções de linguagem e de ensino que sustentam as diretrizes educacionais em vigor?
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