Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12935 |
Resumo: | Resumo: A problemática que motivou a presente pesquisa foi: Como contribuir para que o ensino das geometrias hiperbólica e esférica possa ser efetivado no ensino médio, tendo em vista que apesar de ser um conteúdo presente nas diretrizes curriculares do estado do Paraná, não é abordado devido a diversos fatores, entre eles destaca-se a falta de material didático que aborde o conteúdo nesse nível de ensino O trabalho apresenta uma proposta didática, baseada na tendência metodológica Resolução de Problemas, como sugestão para a abordagem de tais geometrias com alunos do 3° ano do ensino médio Essa proposta busca comparar os principais conceitos da geometria euclidiana, geometria hiperbólica e geometria esférica, destacando suas principais semelhanças e diferenças, bem como onde cada uma dessas geometrias se aplica |
id |
UEL_59825e446ba2b45e8ccdf90e8a598a58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12935 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemasMatemática (Ensino médio)GeometriaEstudo e ensinoGeometria hiperbólicaMatemáticaStudy and teachingStudy and teachingHyperbolic geometryProblem solvingEuclidian geometryGeometry - Study and teachingMathematicsResumo: A problemática que motivou a presente pesquisa foi: Como contribuir para que o ensino das geometrias hiperbólica e esférica possa ser efetivado no ensino médio, tendo em vista que apesar de ser um conteúdo presente nas diretrizes curriculares do estado do Paraná, não é abordado devido a diversos fatores, entre eles destaca-se a falta de material didático que aborde o conteúdo nesse nível de ensino O trabalho apresenta uma proposta didática, baseada na tendência metodológica Resolução de Problemas, como sugestão para a abordagem de tais geometrias com alunos do 3° ano do ensino médio Essa proposta busca comparar os principais conceitos da geometria euclidiana, geometria hiperbólica e geometria esférica, destacando suas principais semelhanças e diferenças, bem como onde cada uma dessas geometrias se aplicaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: The problematic that motivated this research was: How to contribute to the teaching of hyperbolic and spherical geometries can be effected in high school, considering that despite being a content in the curriculum guidelines of the state of Paraná, this topic is not studied due to several factors, among them we highlight the lack of teaching materials that addresses the content at this level of education The paper presents an educational proposal, based on methodological tendency of Problem Solving, as suggestions for addressing such geometries to the 3rd year high school students This proposal seeks to compare the key concepts of Euclidean geometry, hyperbolic geometry and spherical geometry, emphasizing their main similarities and differences as well as where each of these geometries are appliedNatti, Paulo Laerte [Orientador]Silva, Ana Lúcia daBrancher, Jacques DuílioOliveira, Anna Barth Gimenes2024-05-01T14:04:17Z2024-05-01T14:04:17Z2015.0014.12.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12935porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas |
title |
Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas |
spellingShingle |
Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas Oliveira, Anna Barth Gimenes Matemática (Ensino médio) Geometria Estudo e ensino Geometria hiperbólica Matemática Study and teaching Study and teaching Hyperbolic geometry Problem solving Euclidian geometry Geometry - Study and teaching Mathematics |
title_short |
Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas |
title_full |
Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas |
title_fullStr |
Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas |
title_sort |
Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemas |
author |
Oliveira, Anna Barth Gimenes |
author_facet |
Oliveira, Anna Barth Gimenes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Natti, Paulo Laerte [Orientador] Silva, Ana Lúcia da Brancher, Jacques Duílio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Anna Barth Gimenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (Ensino médio) Geometria Estudo e ensino Geometria hiperbólica Matemática Study and teaching Study and teaching Hyperbolic geometry Problem solving Euclidian geometry Geometry - Study and teaching Mathematics |
topic |
Matemática (Ensino médio) Geometria Estudo e ensino Geometria hiperbólica Matemática Study and teaching Study and teaching Hyperbolic geometry Problem solving Euclidian geometry Geometry - Study and teaching Mathematics |
description |
Resumo: A problemática que motivou a presente pesquisa foi: Como contribuir para que o ensino das geometrias hiperbólica e esférica possa ser efetivado no ensino médio, tendo em vista que apesar de ser um conteúdo presente nas diretrizes curriculares do estado do Paraná, não é abordado devido a diversos fatores, entre eles destaca-se a falta de material didático que aborde o conteúdo nesse nível de ensino O trabalho apresenta uma proposta didática, baseada na tendência metodológica Resolução de Problemas, como sugestão para a abordagem de tais geometrias com alunos do 3° ano do ensino médio Essa proposta busca comparar os principais conceitos da geometria euclidiana, geometria hiperbólica e geometria esférica, destacando suas principais semelhanças e diferenças, bem como onde cada uma dessas geometrias se aplica |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
14.12.2015 2015.00 2024-05-01T14:04:17Z 2024-05-01T14:04:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12935 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823276449398784 |