O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolotti, Frank Pereira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15373
Resumo: Resumo: Este trabalho tem o objetivo principal de responder a seguinte pergunta: O sistema LORAN pode ser usado como contexto para o estudo da hipérbole? Para verificar a abordagem do estudo da hipérbole, vamos aplicar uma atividade elaborada com vários cenários, utilizando fatos históricos e aplicações reais, que tem como característica o aumento gradativo do nível dos cenários, em termos de complexidade, para a construção do sistema de radionavegação LORAN e consequentemente a construção do conhecimento matemático de hipérbole Como objetivos secundários vamos verificar as habilidades geométricas dos alunos como, leitura de mapas, orientação espacial, reconhecer propriedades geométricas básicas entre outras, seguindo as orientações dos PCN Na introdução discutimos o contexto histórico do ensino da Geometria no Brasil e seu impacto no conhecimento matemático até os dias atuais, em seguida aprofundamos a discussão ao conhecimento específico das secções cônicas e sua aplicabilidade usual No segundo capítulo expomos o conteúdo das secções cônicas utilizando a geometria analítica e estudo de vetores, primeiramente estudamos cada cônica separadamente e em seguida, através da equação geral do segundo grau, de forma conjunta Os resultados, apresentados no quinto capítulo deste trabalho, que descrevemos e analisamos das atividades aplicadas no Ensino Médio e no Ensino Superior, mostram um crescimento nos conhecimentos e nas habilidades dos alunos em Geometria e Secções Cônicas
id UEL_634b396009b71bf305b092d47d747c7a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15373
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérboleLoranNavegação hiperbólicaGeometriaEstudo e ensinoMatemáticaMathematicsHyperbolic navigationGeometry - Study and teachingConic sectionsStudy and teachingResumo: Este trabalho tem o objetivo principal de responder a seguinte pergunta: O sistema LORAN pode ser usado como contexto para o estudo da hipérbole? Para verificar a abordagem do estudo da hipérbole, vamos aplicar uma atividade elaborada com vários cenários, utilizando fatos históricos e aplicações reais, que tem como característica o aumento gradativo do nível dos cenários, em termos de complexidade, para a construção do sistema de radionavegação LORAN e consequentemente a construção do conhecimento matemático de hipérbole Como objetivos secundários vamos verificar as habilidades geométricas dos alunos como, leitura de mapas, orientação espacial, reconhecer propriedades geométricas básicas entre outras, seguindo as orientações dos PCN Na introdução discutimos o contexto histórico do ensino da Geometria no Brasil e seu impacto no conhecimento matemático até os dias atuais, em seguida aprofundamos a discussão ao conhecimento específico das secções cônicas e sua aplicabilidade usual No segundo capítulo expomos o conteúdo das secções cônicas utilizando a geometria analítica e estudo de vetores, primeiramente estudamos cada cônica separadamente e em seguida, através da equação geral do segundo grau, de forma conjunta Os resultados, apresentados no quinto capítulo deste trabalho, que descrevemos e analisamos das atividades aplicadas no Ensino Médio e no Ensino Superior, mostram um crescimento nos conhecimentos e nas habilidades dos alunos em Geometria e Secções CônicasDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This work has the main objective to answer the following question: The LORAN system can be used as a context for the study of hyperbole? To check the hyperbole of study approach, we apply an elaborate activity with various scenarios using historical facts and real applications, which is characterized by the gradual increase in the level of the scenarios in terms of complexity, to build the navigation system LORAN and consequently the construction of mathematical knowledge of hyperbole As secondary objectives check the geometrical skills of students as reading maps, spatial orientation, recognize basic geometric properties among others, following the directions of the NCP In the introduction, we discussed the historical context geometry teaching in Brazil and its impact on mathematical knowledge to the present day, and then we deepen the discussion to the specific knowledge of conic sections and their usual applicability In the second chapter we expose the contents of conic sections using analytic geometry and the study of vectors, each conical first studied separately and then through the general equation of the second degree, jointly The results, presented in the fifth chapter of this work, we describe and analyze the activities implemented in High School and Higher Education, show an increase in knowledge and skills of students in Geometry and Conic SectionsCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]Teramon, NeuzaBaldini, Loreni Aparecida FerreiraBortolotti, Frank Pereira2024-05-01T14:48:01Z2024-05-01T14:48:01Z2015.0021.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15373porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole
title O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole
spellingShingle O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole
Bortolotti, Frank Pereira
Loran
Navegação hiperbólica
Geometria
Estudo e ensino
Matemática
Mathematics
Hyperbolic navigation
Geometry - Study and teaching
Conic sections
Study and teaching
title_short O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole
title_full O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole
title_fullStr O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole
title_full_unstemmed O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole
title_sort O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole
author Bortolotti, Frank Pereira
author_facet Bortolotti, Frank Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]
Teramon, Neuza
Baldini, Loreni Aparecida Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolotti, Frank Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Loran
Navegação hiperbólica
Geometria
Estudo e ensino
Matemática
Mathematics
Hyperbolic navigation
Geometry - Study and teaching
Conic sections
Study and teaching
topic Loran
Navegação hiperbólica
Geometria
Estudo e ensino
Matemática
Mathematics
Hyperbolic navigation
Geometry - Study and teaching
Conic sections
Study and teaching
description Resumo: Este trabalho tem o objetivo principal de responder a seguinte pergunta: O sistema LORAN pode ser usado como contexto para o estudo da hipérbole? Para verificar a abordagem do estudo da hipérbole, vamos aplicar uma atividade elaborada com vários cenários, utilizando fatos históricos e aplicações reais, que tem como característica o aumento gradativo do nível dos cenários, em termos de complexidade, para a construção do sistema de radionavegação LORAN e consequentemente a construção do conhecimento matemático de hipérbole Como objetivos secundários vamos verificar as habilidades geométricas dos alunos como, leitura de mapas, orientação espacial, reconhecer propriedades geométricas básicas entre outras, seguindo as orientações dos PCN Na introdução discutimos o contexto histórico do ensino da Geometria no Brasil e seu impacto no conhecimento matemático até os dias atuais, em seguida aprofundamos a discussão ao conhecimento específico das secções cônicas e sua aplicabilidade usual No segundo capítulo expomos o conteúdo das secções cônicas utilizando a geometria analítica e estudo de vetores, primeiramente estudamos cada cônica separadamente e em seguida, através da equação geral do segundo grau, de forma conjunta Os resultados, apresentados no quinto capítulo deste trabalho, que descrevemos e analisamos das atividades aplicadas no Ensino Médio e no Ensino Superior, mostram um crescimento nos conhecimentos e nas habilidades dos alunos em Geometria e Secções Cônicas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2015.00
2024-05-01T14:48:01Z
2024-05-01T14:48:01Z
21.08.2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15373
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823248960978944