O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15373 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem o objetivo principal de responder a seguinte pergunta: O sistema LORAN pode ser usado como contexto para o estudo da hipérbole? Para verificar a abordagem do estudo da hipérbole, vamos aplicar uma atividade elaborada com vários cenários, utilizando fatos históricos e aplicações reais, que tem como característica o aumento gradativo do nível dos cenários, em termos de complexidade, para a construção do sistema de radionavegação LORAN e consequentemente a construção do conhecimento matemático de hipérbole Como objetivos secundários vamos verificar as habilidades geométricas dos alunos como, leitura de mapas, orientação espacial, reconhecer propriedades geométricas básicas entre outras, seguindo as orientações dos PCN Na introdução discutimos o contexto histórico do ensino da Geometria no Brasil e seu impacto no conhecimento matemático até os dias atuais, em seguida aprofundamos a discussão ao conhecimento específico das secções cônicas e sua aplicabilidade usual No segundo capítulo expomos o conteúdo das secções cônicas utilizando a geometria analítica e estudo de vetores, primeiramente estudamos cada cônica separadamente e em seguida, através da equação geral do segundo grau, de forma conjunta Os resultados, apresentados no quinto capítulo deste trabalho, que descrevemos e analisamos das atividades aplicadas no Ensino Médio e no Ensino Superior, mostram um crescimento nos conhecimentos e nas habilidades dos alunos em Geometria e Secções Cônicas |
id |
UEL_634b396009b71bf305b092d47d747c7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15373 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérboleLoranNavegação hiperbólicaGeometriaEstudo e ensinoMatemáticaMathematicsHyperbolic navigationGeometry - Study and teachingConic sectionsStudy and teachingResumo: Este trabalho tem o objetivo principal de responder a seguinte pergunta: O sistema LORAN pode ser usado como contexto para o estudo da hipérbole? Para verificar a abordagem do estudo da hipérbole, vamos aplicar uma atividade elaborada com vários cenários, utilizando fatos históricos e aplicações reais, que tem como característica o aumento gradativo do nível dos cenários, em termos de complexidade, para a construção do sistema de radionavegação LORAN e consequentemente a construção do conhecimento matemático de hipérbole Como objetivos secundários vamos verificar as habilidades geométricas dos alunos como, leitura de mapas, orientação espacial, reconhecer propriedades geométricas básicas entre outras, seguindo as orientações dos PCN Na introdução discutimos o contexto histórico do ensino da Geometria no Brasil e seu impacto no conhecimento matemático até os dias atuais, em seguida aprofundamos a discussão ao conhecimento específico das secções cônicas e sua aplicabilidade usual No segundo capítulo expomos o conteúdo das secções cônicas utilizando a geometria analítica e estudo de vetores, primeiramente estudamos cada cônica separadamente e em seguida, através da equação geral do segundo grau, de forma conjunta Os resultados, apresentados no quinto capítulo deste trabalho, que descrevemos e analisamos das atividades aplicadas no Ensino Médio e no Ensino Superior, mostram um crescimento nos conhecimentos e nas habilidades dos alunos em Geometria e Secções CônicasDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This work has the main objective to answer the following question: The LORAN system can be used as a context for the study of hyperbole? To check the hyperbole of study approach, we apply an elaborate activity with various scenarios using historical facts and real applications, which is characterized by the gradual increase in the level of the scenarios in terms of complexity, to build the navigation system LORAN and consequently the construction of mathematical knowledge of hyperbole As secondary objectives check the geometrical skills of students as reading maps, spatial orientation, recognize basic geometric properties among others, following the directions of the NCP In the introduction, we discussed the historical context geometry teaching in Brazil and its impact on mathematical knowledge to the present day, and then we deepen the discussion to the specific knowledge of conic sections and their usual applicability In the second chapter we expose the contents of conic sections using analytic geometry and the study of vectors, each conical first studied separately and then through the general equation of the second degree, jointly The results, presented in the fifth chapter of this work, we describe and analyze the activities implemented in High School and Higher Education, show an increase in knowledge and skills of students in Geometry and Conic SectionsCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]Teramon, NeuzaBaldini, Loreni Aparecida FerreiraBortolotti, Frank Pereira2024-05-01T14:48:01Z2024-05-01T14:48:01Z2015.0021.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15373porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole |
title |
O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole |
spellingShingle |
O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole Bortolotti, Frank Pereira Loran Navegação hiperbólica Geometria Estudo e ensino Matemática Mathematics Hyperbolic navigation Geometry - Study and teaching Conic sections Study and teaching |
title_short |
O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole |
title_full |
O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole |
title_fullStr |
O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole |
title_full_unstemmed |
O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole |
title_sort |
O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole |
author |
Bortolotti, Frank Pereira |
author_facet |
Bortolotti, Frank Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador] Teramon, Neuza Baldini, Loreni Aparecida Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolotti, Frank Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Loran Navegação hiperbólica Geometria Estudo e ensino Matemática Mathematics Hyperbolic navigation Geometry - Study and teaching Conic sections Study and teaching |
topic |
Loran Navegação hiperbólica Geometria Estudo e ensino Matemática Mathematics Hyperbolic navigation Geometry - Study and teaching Conic sections Study and teaching |
description |
Resumo: Este trabalho tem o objetivo principal de responder a seguinte pergunta: O sistema LORAN pode ser usado como contexto para o estudo da hipérbole? Para verificar a abordagem do estudo da hipérbole, vamos aplicar uma atividade elaborada com vários cenários, utilizando fatos históricos e aplicações reais, que tem como característica o aumento gradativo do nível dos cenários, em termos de complexidade, para a construção do sistema de radionavegação LORAN e consequentemente a construção do conhecimento matemático de hipérbole Como objetivos secundários vamos verificar as habilidades geométricas dos alunos como, leitura de mapas, orientação espacial, reconhecer propriedades geométricas básicas entre outras, seguindo as orientações dos PCN Na introdução discutimos o contexto histórico do ensino da Geometria no Brasil e seu impacto no conhecimento matemático até os dias atuais, em seguida aprofundamos a discussão ao conhecimento específico das secções cônicas e sua aplicabilidade usual No segundo capítulo expomos o conteúdo das secções cônicas utilizando a geometria analítica e estudo de vetores, primeiramente estudamos cada cônica separadamente e em seguida, através da equação geral do segundo grau, de forma conjunta Os resultados, apresentados no quinto capítulo deste trabalho, que descrevemos e analisamos das atividades aplicadas no Ensino Médio e no Ensino Superior, mostram um crescimento nos conhecimentos e nas habilidades dos alunos em Geometria e Secções Cônicas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T14:48:01Z 2024-05-01T14:48:01Z 21.08.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15373 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823248960978944 |