Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ballestero, Henrique Cesar Estevan
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10827
Resumo: Resumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunos
id UEL_59d64cf231589e585fde7de3c57b4b1c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10827
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássicaFísicaEstudo e ensinoMecânicaFormação de conceitosAbordagem interdisciplinar do conhecimentoStudy and teachingFormation of conceptsInterdisciplinary approach to knowledgeMechanics - PhysicsResumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work, analyzes the involvement of five students in an introductory course in classical mechanics, with the theoretical basis for this purpose, the works of Bernard Charlot that deal with the issue of relations with the know, those of Thomas Kuhn on learning in physics and references about formative evaluation As a result, we believe that formation of a network of relationships built by students over the course highlighting the importance of a systematic exposition of the apprentice exemplary situations that branch of science, as well, mixing with peers already fluent in that language, so that there is a significant contribution in the acquisition of new vocabulary acquisition that it can be even more pronounced if there is in the process of teaching and learning, an evaluative system that contributes to the autoregulation of student learningArruda, Sergio de Mello [Orientador]Laburú, Carlos EduardoPacca, Jesuína Lopes de AlmeidaBallestero, Henrique Cesar Estevan2024-05-01T12:50:15Z2024-05-01T12:50:15Z2009.0006.08.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10827porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:31Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:31Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
title Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
spellingShingle Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
Ballestero, Henrique Cesar Estevan
Física
Estudo e ensino
Mecânica
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Study and teaching
Formation of concepts
Interdisciplinary approach to knowledge
Mechanics - Physics
title_short Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
title_full Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
title_fullStr Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
title_full_unstemmed Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
title_sort Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
author Ballestero, Henrique Cesar Estevan
author_facet Ballestero, Henrique Cesar Estevan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Sergio de Mello [Orientador]
Laburú, Carlos Eduardo
Pacca, Jesuína Lopes de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Ballestero, Henrique Cesar Estevan
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Estudo e ensino
Mecânica
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Study and teaching
Formation of concepts
Interdisciplinary approach to knowledge
Mechanics - Physics
topic Física
Estudo e ensino
Mecânica
Formação de conceitos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Study and teaching
Formation of concepts
Interdisciplinary approach to knowledge
Mechanics - Physics
description Resumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.08.2009
2009.00
2024-05-01T12:50:15Z
2024-05-01T12:50:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10827
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823238323175424