Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10827 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunos |
id |
UEL_59d64cf231589e585fde7de3c57b4b1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10827 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássicaFísicaEstudo e ensinoMecânicaFormação de conceitosAbordagem interdisciplinar do conhecimentoStudy and teachingFormation of conceptsInterdisciplinary approach to knowledgeMechanics - PhysicsResumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work, analyzes the involvement of five students in an introductory course in classical mechanics, with the theoretical basis for this purpose, the works of Bernard Charlot that deal with the issue of relations with the know, those of Thomas Kuhn on learning in physics and references about formative evaluation As a result, we believe that formation of a network of relationships built by students over the course highlighting the importance of a systematic exposition of the apprentice exemplary situations that branch of science, as well, mixing with peers already fluent in that language, so that there is a significant contribution in the acquisition of new vocabulary acquisition that it can be even more pronounced if there is in the process of teaching and learning, an evaluative system that contributes to the autoregulation of student learningArruda, Sergio de Mello [Orientador]Laburú, Carlos EduardoPacca, Jesuína Lopes de AlmeidaBallestero, Henrique Cesar Estevan2024-05-01T12:50:15Z2024-05-01T12:50:15Z2009.0006.08.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10827porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:31Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:31Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica |
title |
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica |
spellingShingle |
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica Ballestero, Henrique Cesar Estevan Física Estudo e ensino Mecânica Formação de conceitos Abordagem interdisciplinar do conhecimento Study and teaching Formation of concepts Interdisciplinary approach to knowledge Mechanics - Physics |
title_short |
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica |
title_full |
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica |
title_fullStr |
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica |
title_full_unstemmed |
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica |
title_sort |
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica |
author |
Ballestero, Henrique Cesar Estevan |
author_facet |
Ballestero, Henrique Cesar Estevan |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arruda, Sergio de Mello [Orientador] Laburú, Carlos Eduardo Pacca, Jesuína Lopes de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ballestero, Henrique Cesar Estevan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Estudo e ensino Mecânica Formação de conceitos Abordagem interdisciplinar do conhecimento Study and teaching Formation of concepts Interdisciplinary approach to knowledge Mechanics - Physics |
topic |
Física Estudo e ensino Mecânica Formação de conceitos Abordagem interdisciplinar do conhecimento Study and teaching Formation of concepts Interdisciplinary approach to knowledge Mechanics - Physics |
description |
Resumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
06.08.2009 2009.00 2024-05-01T12:50:15Z 2024-05-01T12:50:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10827 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823238323175424 |