O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ywatsugu, Tatiana Iaquinto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16959
Resumo: Resumo: O presente estudo se propõe a reconstituir a história do estúdio de animação soviético Soyuzmultfilm e analisar como o seu maior ícone, o mascote Cheburashka, se comunicava com as esferas públicas oficial e informal soviéticas na Era da Estagnação de Leonid Brejnev Para investigar o sucesso por trás de Cheburashka, é discutido brevemente, a partir de uma pesquisa exploratória, a forma de organização social da Rússia pré e pós Revolução de Outubro, para então facilitar o entendimento sobre a formação de sua esfera pública Em seguida, é investigada a maneira como se comporta a esfera pública em um governo socialista, e como ela foi mantida através de instituições estatais, entre elas, o cinema Adentrando a discussão sobre cinema, é verificado como o cinema soviético se desenvolveu durante os governos de Stalin, Khrushchev e Brejnev, e como o cinema de animação se aperfeiçoou paralelamente, sendo competitivo o bastante para ser o equivalente aos estúdios Disney do bloco oriental Finalmente, essa discussão é aprofundada em uma decupagem, análise estética e análise temática dos quatro curtasmetragens de Cheburashka, para que se obtenha exemplos concretos do diálogo que o estúdio propunha entre a esfera pública oficial e informal da União Soviética
id UEL_5a7a326b80cda8c41cab8d70fe29c416
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16959
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnaçãoSoyuzmultfilm Studio at the Cold War : an analysis of soviet animation during the era of stagnationComunicaçãoCinemaAnimação (Cinematografia)Esfera públicaCommunicationMotion picturesAnimation (Cinematography)Soviet UnionPublic sphereResumo: O presente estudo se propõe a reconstituir a história do estúdio de animação soviético Soyuzmultfilm e analisar como o seu maior ícone, o mascote Cheburashka, se comunicava com as esferas públicas oficial e informal soviéticas na Era da Estagnação de Leonid Brejnev Para investigar o sucesso por trás de Cheburashka, é discutido brevemente, a partir de uma pesquisa exploratória, a forma de organização social da Rússia pré e pós Revolução de Outubro, para então facilitar o entendimento sobre a formação de sua esfera pública Em seguida, é investigada a maneira como se comporta a esfera pública em um governo socialista, e como ela foi mantida através de instituições estatais, entre elas, o cinema Adentrando a discussão sobre cinema, é verificado como o cinema soviético se desenvolveu durante os governos de Stalin, Khrushchev e Brejnev, e como o cinema de animação se aperfeiçoou paralelamente, sendo competitivo o bastante para ser o equivalente aos estúdios Disney do bloco oriental Finalmente, essa discussão é aprofundada em uma decupagem, análise estética e análise temática dos quatro curtasmetragens de Cheburashka, para que se obtenha exemplos concretos do diálogo que o estúdio propunha entre a esfera pública oficial e informal da União SoviéticaDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This study aims to reconstitute the history of the soviet animation studio Soyuzmultfilm and analyze how its greatest icon, the mascot Cheburashka, communicated with the formal and informal soviet public spheres in Leonid Bejnev’s era of stagnation To investigate Cheburashka’s success, from an exploratory research, the form of Russian social organization pre and post the October Revolution is briefly discussed as to facilitate the understanding of its public sphere’s formation Next, the investigation of the way in which the public sphere behaves in a socialist government and how it was maintained by way of state institutions, cinema among them Entering the discussion on cinema, a look at soviet cinema’s development during Stalin’s, Khrushchev’s and Brejnev’s mandates and at how, in parallel, animation cinema perfected itself, being competitive enough to become the orient’s equivalent to Disney studios Finally, this discussion is furthered in a decoupage, an aesthetic and thematic analysis of four Cheburashka’s short films in order to gather concrete examples of the dialogue the studio proposed between the formal and informal public spheres of the Soviet UnionBastos, Manoel Dourado [Orientador]Buzalaf, Márcia NemeAndreo, Marcelo CastroYwatsugu, Tatiana Iaquinto2024-05-01T15:17:21Z2024-05-01T15:17:21Z2020.0018.06.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16959porPortuguês (Brasil)MestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUniversidade Estadual de LondrinaLondrina113 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
Soyuzmultfilm Studio at the Cold War : an analysis of soviet animation during the era of stagnation
title O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
spellingShingle O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
Ywatsugu, Tatiana Iaquinto
Comunicação
Cinema
Animação (Cinematografia)
Esfera pública
Communication
Motion pictures
Animation (Cinematography)
Soviet Union
Public sphere
title_short O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
title_full O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
title_fullStr O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
title_full_unstemmed O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
title_sort O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
author Ywatsugu, Tatiana Iaquinto
author_facet Ywatsugu, Tatiana Iaquinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Manoel Dourado [Orientador]
Buzalaf, Márcia Neme
Andreo, Marcelo Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Ywatsugu, Tatiana Iaquinto
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Cinema
Animação (Cinematografia)
Esfera pública
Communication
Motion pictures
Animation (Cinematography)
Soviet Union
Public sphere
topic Comunicação
Cinema
Animação (Cinematografia)
Esfera pública
Communication
Motion pictures
Animation (Cinematography)
Soviet Union
Public sphere
description Resumo: O presente estudo se propõe a reconstituir a história do estúdio de animação soviético Soyuzmultfilm e analisar como o seu maior ícone, o mascote Cheburashka, se comunicava com as esferas públicas oficial e informal soviéticas na Era da Estagnação de Leonid Brejnev Para investigar o sucesso por trás de Cheburashka, é discutido brevemente, a partir de uma pesquisa exploratória, a forma de organização social da Rússia pré e pós Revolução de Outubro, para então facilitar o entendimento sobre a formação de sua esfera pública Em seguida, é investigada a maneira como se comporta a esfera pública em um governo socialista, e como ela foi mantida através de instituições estatais, entre elas, o cinema Adentrando a discussão sobre cinema, é verificado como o cinema soviético se desenvolveu durante os governos de Stalin, Khrushchev e Brejnev, e como o cinema de animação se aperfeiçoou paralelamente, sendo competitivo o bastante para ser o equivalente aos estúdios Disney do bloco oriental Finalmente, essa discussão é aprofundada em uma decupagem, análise estética e análise temática dos quatro curtasmetragens de Cheburashka, para que se obtenha exemplos concretos do diálogo que o estúdio propunha entre a esfera pública oficial e informal da União Soviética
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.06.2020
2020.00
2024-05-01T15:17:21Z
2024-05-01T15:17:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16959
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16959
dc.language.iso.fl_str_mv por
Português (Brasil)
language por
language_invalid_str_mv Português (Brasil)
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Universidade Estadual de Londrina
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
113 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823261862658048