O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16959 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo se propõe a reconstituir a história do estúdio de animação soviético Soyuzmultfilm e analisar como o seu maior ícone, o mascote Cheburashka, se comunicava com as esferas públicas oficial e informal soviéticas na Era da Estagnação de Leonid Brejnev Para investigar o sucesso por trás de Cheburashka, é discutido brevemente, a partir de uma pesquisa exploratória, a forma de organização social da Rússia pré e pós Revolução de Outubro, para então facilitar o entendimento sobre a formação de sua esfera pública Em seguida, é investigada a maneira como se comporta a esfera pública em um governo socialista, e como ela foi mantida através de instituições estatais, entre elas, o cinema Adentrando a discussão sobre cinema, é verificado como o cinema soviético se desenvolveu durante os governos de Stalin, Khrushchev e Brejnev, e como o cinema de animação se aperfeiçoou paralelamente, sendo competitivo o bastante para ser o equivalente aos estúdios Disney do bloco oriental Finalmente, essa discussão é aprofundada em uma decupagem, análise estética e análise temática dos quatro curtasmetragens de Cheburashka, para que se obtenha exemplos concretos do diálogo que o estúdio propunha entre a esfera pública oficial e informal da União Soviética |
id |
UEL_5a7a326b80cda8c41cab8d70fe29c416 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16959 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnaçãoSoyuzmultfilm Studio at the Cold War : an analysis of soviet animation during the era of stagnationComunicaçãoCinemaAnimação (Cinematografia)Esfera públicaCommunicationMotion picturesAnimation (Cinematography)Soviet UnionPublic sphereResumo: O presente estudo se propõe a reconstituir a história do estúdio de animação soviético Soyuzmultfilm e analisar como o seu maior ícone, o mascote Cheburashka, se comunicava com as esferas públicas oficial e informal soviéticas na Era da Estagnação de Leonid Brejnev Para investigar o sucesso por trás de Cheburashka, é discutido brevemente, a partir de uma pesquisa exploratória, a forma de organização social da Rússia pré e pós Revolução de Outubro, para então facilitar o entendimento sobre a formação de sua esfera pública Em seguida, é investigada a maneira como se comporta a esfera pública em um governo socialista, e como ela foi mantida através de instituições estatais, entre elas, o cinema Adentrando a discussão sobre cinema, é verificado como o cinema soviético se desenvolveu durante os governos de Stalin, Khrushchev e Brejnev, e como o cinema de animação se aperfeiçoou paralelamente, sendo competitivo o bastante para ser o equivalente aos estúdios Disney do bloco oriental Finalmente, essa discussão é aprofundada em uma decupagem, análise estética e análise temática dos quatro curtasmetragens de Cheburashka, para que se obtenha exemplos concretos do diálogo que o estúdio propunha entre a esfera pública oficial e informal da União SoviéticaDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This study aims to reconstitute the history of the soviet animation studio Soyuzmultfilm and analyze how its greatest icon, the mascot Cheburashka, communicated with the formal and informal soviet public spheres in Leonid Bejnev’s era of stagnation To investigate Cheburashka’s success, from an exploratory research, the form of Russian social organization pre and post the October Revolution is briefly discussed as to facilitate the understanding of its public sphere’s formation Next, the investigation of the way in which the public sphere behaves in a socialist government and how it was maintained by way of state institutions, cinema among them Entering the discussion on cinema, a look at soviet cinema’s development during Stalin’s, Khrushchev’s and Brejnev’s mandates and at how, in parallel, animation cinema perfected itself, being competitive enough to become the orient’s equivalent to Disney studios Finally, this discussion is furthered in a decoupage, an aesthetic and thematic analysis of four Cheburashka’s short films in order to gather concrete examples of the dialogue the studio proposed between the formal and informal public spheres of the Soviet UnionBastos, Manoel Dourado [Orientador]Buzalaf, Márcia NemeAndreo, Marcelo CastroYwatsugu, Tatiana Iaquinto2024-05-01T15:17:21Z2024-05-01T15:17:21Z2020.0018.06.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16959porPortuguês (Brasil)MestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUniversidade Estadual de LondrinaLondrina113 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação Soyuzmultfilm Studio at the Cold War : an analysis of soviet animation during the era of stagnation |
title |
O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação |
spellingShingle |
O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação Ywatsugu, Tatiana Iaquinto Comunicação Cinema Animação (Cinematografia) Esfera pública Communication Motion pictures Animation (Cinematography) Soviet Union Public sphere |
title_short |
O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação |
title_full |
O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação |
title_fullStr |
O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação |
title_full_unstemmed |
O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação |
title_sort |
O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação |
author |
Ywatsugu, Tatiana Iaquinto |
author_facet |
Ywatsugu, Tatiana Iaquinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Manoel Dourado [Orientador] Buzalaf, Márcia Neme Andreo, Marcelo Castro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ywatsugu, Tatiana Iaquinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Cinema Animação (Cinematografia) Esfera pública Communication Motion pictures Animation (Cinematography) Soviet Union Public sphere |
topic |
Comunicação Cinema Animação (Cinematografia) Esfera pública Communication Motion pictures Animation (Cinematography) Soviet Union Public sphere |
description |
Resumo: O presente estudo se propõe a reconstituir a história do estúdio de animação soviético Soyuzmultfilm e analisar como o seu maior ícone, o mascote Cheburashka, se comunicava com as esferas públicas oficial e informal soviéticas na Era da Estagnação de Leonid Brejnev Para investigar o sucesso por trás de Cheburashka, é discutido brevemente, a partir de uma pesquisa exploratória, a forma de organização social da Rússia pré e pós Revolução de Outubro, para então facilitar o entendimento sobre a formação de sua esfera pública Em seguida, é investigada a maneira como se comporta a esfera pública em um governo socialista, e como ela foi mantida através de instituições estatais, entre elas, o cinema Adentrando a discussão sobre cinema, é verificado como o cinema soviético se desenvolveu durante os governos de Stalin, Khrushchev e Brejnev, e como o cinema de animação se aperfeiçoou paralelamente, sendo competitivo o bastante para ser o equivalente aos estúdios Disney do bloco oriental Finalmente, essa discussão é aprofundada em uma decupagem, análise estética e análise temática dos quatro curtasmetragens de Cheburashka, para que se obtenha exemplos concretos do diálogo que o estúdio propunha entre a esfera pública oficial e informal da União Soviética |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
18.06.2020 2020.00 2024-05-01T15:17:21Z 2024-05-01T15:17:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16959 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por Português (Brasil) |
language |
por |
language_invalid_str_mv |
Português (Brasil) |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Comunicação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Estadual de Londrina |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina 113 p. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823261862658048 |