Ciclos de vida dos professores de educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000236506 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi desenvolver Ciclos de Vida dos professores de Educação Física considerando sua idade biológica e as questões pessoais e profissionais que permeiam suas carreiras. O estudo de origem descritiva com abordagem qualitativa foi desenvolvido em dois momentos, sendo que no primeiro foi realizado o levantamento bibliográfico a respeito da relação entre a vida pessoal e a vida profissional dos professores de Educação Física, o qual identificou a escassez de estudos, de forma mais intensa acerca das questões pessoais que podem interferir ou influenciar a ação docente. A partir desses estudos, foi aplicado via formulário google os seguintes instrumentos: a) Questionário Sociodemográfico; b) Questionário Estruturado com 22 questões objetivas e discursivas pautadas em temas geradores, sendo eles: Formação inicial, início da carreira docente, Relacionamento Interpessoal, Características profissionais, Características pessoais, Relação entre vida Pessoal e Profissional Trabalho e Qualidade de Vida no Trabalho. Desta, participaram da pesquisa 125 professores de Educação Física efetivados na rede municipal de Maringá e no Núcleo Regional de Maringá, que abrangem 25 municípios do norte do Estado do Paraná. Para o segundo momento, de modo a aprofundar as evidências encontradas, foi aplicado uma Entrevista Estruturada por meio da plataforma meet, com 31 questões discursivas baseadas nos mesmos temas geradores utilizados na primeira etapa da pesquisa, da qual participaram 25 professores. A partir do material coletado desenvolveu-se quatro artigos originais. Acerca da estruturação dos ciclos de vida dos professores de Educação Física, os resultados evidenciaram a existência de cinco ciclos de vida distintos considerando a idade e as características pessoais e profissionais, sendo eles: Início da Carreira Profissional (22 a 27 anos de idade), Aperfeiçoamento Profissional e Constituição de Família (28 a 33 anos de idade), Autoconfiança e Afirmação Profissional (34 a 39 anos de idade), Maturidade Profissional (40 a 50 anos de idade), e Distanciamento da Profissão (após os 50 anos). Sobre os temas profissionais que impactam a vida pessoal dos professores evidenciou-se: Desgaste Físico e Mental; Desvalorização da Educação e Baixa Remuneração; Escolha da Profissão; Impacto com a Carreira Docente; Amadurecimento Pessoal por meio da Docência; Preocupação com a Realidade Social do Aluno; Realização Profissional enquanto Realização Pessoal; Doenças e Transtornos Ocupacionais Autorrelatadas e Sobrecarga Profissional. Sobre os temas pessoais que impactaram a vida profissional dos docentes em Educação Física evidenciou-se: Escolha da Profissão; Pós-Graduação; Doenças de Ordem Pessoal e Familiar; Falecimento de Familiares e Conflitos Pessoais e Familiares; Maternidade e Aquisição de Bens Materiais. Ademais, por meio da análise entre os gêneros, os resultados evidenciaram que as mulheres, quando comparadas aos homens, apresentam maior propensão em absorver problemas pessoais e profissionais de forma mais intensa levando a interferência em ambas as esferas a depender da experiência na docência que o professor possui, além das questões pessoais como gênero, estado civil, renda mensal e se possui filhos. De maneira geral a pesquisa a pesquisa confirma a tese de que a ação docente ocorre pela interlocução e efetivação do eu profissional com o eu pessoal, considerando as relações sociais, os processos formativos sua idade biológica e as questões sociodemográficas. Sendo, a dissociação entre as esferas pessoais e profissionais, uma ação impossível de ser realizada pela grande maioria dos professores. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCiclos de vida dos professores de educação físicaLife cycles of physical education teachers2022-03-31Jorge Both . Gelcemar Oliveira Farias Ieda Parra Barbosa Rinaldi Luciane Cristina Arantes da Costa Vania de Fátima Matias de SouzaNaline Cristina FavattoUniversidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá. Centro de Educação Física e Esportes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.URLBRO objetivo deste estudo foi desenvolver Ciclos de Vida dos professores de Educação Física considerando sua idade biológica e as questões pessoais e profissionais que permeiam suas carreiras. O estudo de origem descritiva com abordagem qualitativa foi desenvolvido em dois momentos, sendo que no primeiro foi realizado o levantamento bibliográfico a respeito da relação entre a vida pessoal e a vida profissional dos professores de Educação Física, o qual identificou a escassez de estudos, de forma mais intensa acerca das questões pessoais que podem interferir ou influenciar a ação docente. A partir desses estudos, foi aplicado via formulário google os seguintes instrumentos: a) Questionário Sociodemográfico; b) Questionário Estruturado com 22 questões objetivas e discursivas pautadas em temas geradores, sendo eles: Formação inicial, início da carreira docente, Relacionamento Interpessoal, Características profissionais, Características pessoais, Relação entre vida Pessoal e Profissional Trabalho e Qualidade de Vida no Trabalho. Desta, participaram da pesquisa 125 professores de Educação Física efetivados na rede municipal de Maringá e no Núcleo Regional de Maringá, que abrangem 25 municípios do norte do Estado do Paraná. Para o segundo momento, de modo a aprofundar as evidências encontradas, foi aplicado uma Entrevista Estruturada por meio da plataforma meet, com 31 questões discursivas baseadas nos mesmos temas geradores utilizados na primeira etapa da pesquisa, da qual participaram 25 professores. A partir do material coletado desenvolveu-se quatro artigos originais. Acerca da estruturação dos ciclos de vida dos professores de Educação Física, os resultados evidenciaram a existência de cinco ciclos de vida distintos considerando a idade e as características pessoais e profissionais, sendo eles: Início da Carreira Profissional (22 a 27 anos de idade), Aperfeiçoamento Profissional e Constituição de Família (28 a 33 anos de idade), Autoconfiança e Afirmação Profissional (34 a 39 anos de idade), Maturidade Profissional (40 a 50 anos de idade), e Distanciamento da Profissão (após os 50 anos). Sobre os temas profissionais que impactam a vida pessoal dos professores evidenciou-se: Desgaste Físico e Mental; Desvalorização da Educação e Baixa Remuneração; Escolha da Profissão; Impacto com a Carreira Docente; Amadurecimento Pessoal por meio da Docência; Preocupação com a Realidade Social do Aluno; Realização Profissional enquanto Realização Pessoal; Doenças e Transtornos Ocupacionais Autorrelatadas e Sobrecarga Profissional. Sobre os temas pessoais que impactaram a vida profissional dos docentes em Educação Física evidenciou-se: Escolha da Profissão; Pós-Graduação; Doenças de Ordem Pessoal e Familiar; Falecimento de Familiares e Conflitos Pessoais e Familiares; Maternidade e Aquisição de Bens Materiais. Ademais, por meio da análise entre os gêneros, os resultados evidenciaram que as mulheres, quando comparadas aos homens, apresentam maior propensão em absorver problemas pessoais e profissionais de forma mais intensa levando a interferência em ambas as esferas a depender da experiência na docência que o professor possui, além das questões pessoais como gênero, estado civil, renda mensal e se possui filhos. De maneira geral a pesquisa a pesquisa confirma a tese de que a ação docente ocorre pela interlocução e efetivação do eu profissional com o eu pessoal, considerando as relações sociais, os processos formativos sua idade biológica e as questões sociodemográficas. Sendo, a dissociação entre as esferas pessoais e profissionais, uma ação impossível de ser realizada pela grande maioria dos professores.The objective of this study was to develop the Life Cycles of Physical Education teachers considering their biological age and the personal and professional issues that permeate their careers. The study of descriptive origin with a qualitative approach was developed in two moments: For the first moment, a bibliographic survey was carried out on the relationship between the personal and professional lives of Physical Education teachers, which gave rise to a theoretical and a systematic review. Through these researches it was possible to verify a scarcity of studies, more intensely about the personal issues that can interfere or influence the teaching action. From these studies, the following instruments were developed and applied via google form: a) Sociodemographic Questionnaire; b) Structured Questionnaire with 22 objective and discursive questions based on generative themes, namely: Initial training, beginning of the teaching career, Interpersonal Relationship, Professional characteristics, Personal characteristics, Relationship between Personal and Professional life Work and Quality of Life at Work. Of this, 125 Physical Education teachers working in the municipal network of Maringá and in the Regional Center of Maringá took part in the research, covering 25 municipalities in the north of the State of Paraná. For the second moment, in order to deepen the evidence found, a structured Interview was applied through the meet platform, with 31 discursive questions based on the same generating themes used in the first stage of the research, in which 25 teachers participated. From the collected material, four original articles were developed. Regarding the structuring of the life cycles of Physical Education teachers, the results showed the existence of five distinct life cycles considering age and personal and professional characteristics, namely: Beginning of the Professional Career (22 to 27 years old), Professional Improvement and Family Constitution (28 to 33 years old), Self-confidence and Professional Affirmation (34 to 39 years old), Professional Maturity (40 to 50 years old), and Distance from the Profession (after 50 years old). On the professional themes that impact the personal life of teachers, the following were highlighted: Physical and Mental Wear; Devaluation of Education and Low Remuneration; Choice of Profession; Impact with the Teaching Career; Personal Maturity through Teaching; Concern with the Student's Social Reality; Professional Fulfillment as Personal Fulfillment; Self-Reported Occupational Diseases and Disorders and Professional Burden. On the personal issues that impacted the professional life of teachers in Physical Education, it was highlighted: Choice of Profession; Postgraduate studies; Personal and Family Illnesses; Death of Family and Personal and Family Conflicts; Maternity and Acquisition of Material Goods. Furthermore, through the analysis between genders, the results showed that women, when compared to men, are more likely to absorb personal and professional problems more intensely, leading to interference in both spheres depending on the experience in teaching than the teacher has, in addition to personal issues such as gender, marital status, monthly income and if they have children. In general, the research confirms the thesis that the teaching action occurs through the dialogue and effectiveness of the professional self with the personal self, considering social relationships, training processes, their biological age and sociodemographic issues. Being the dissociation between the personal and professional spheres, an action impossible to be performed by the vast majority of teachers.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000236506porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:19Zoai:uel.br:vtls000236506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-06-27T14:36:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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