O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12198 |
Resumo: | Resumo: Esta tese de doutorado teve como objetivo desenvolver um framework com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística Nessa abordagem, o professor é um guia dos processos de ensino e de aprendizagem, e esse guiar pode ser planejado por meio da elaboração de Trajetórias de Ensino e de Aprendizagem – TEA O trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva de pesquisa de natureza teórica do tipo especulativa De maneira geral, as análises mostraram que os elementos presentes no FrameTEA vão além dos elementos da própria TEA, quais sejam, uma trajetória de ensino, trajetória de aprendizagem, o esboço dos conteúdos O professor, ao utilizar o FrameTEA para elaborar sua trajetória, pode iniciar por qualquer uma das suas fases, o que lhe cabe é ter bem definidos quais são seus objetivos, intenções O FrameTEA não é uma estrutura que precisa ser seguida, mas, sim, como uma estrutura que pode auxiliá-lo no seu planejamento, nas suas tomadas de decisões no seu trabalho em sala de aula |
id |
UEL_5e7beaa75b9672ceb76aa08a078bd90d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12198 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemáticaEducação matemáticaFramework (Programa de computador)MatemáticaEstudo e ensinoAprendizagemMathematics educationFramework (Computer program)MathematicsLearningStudy and teachingResumo: Esta tese de doutorado teve como objetivo desenvolver um framework com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística Nessa abordagem, o professor é um guia dos processos de ensino e de aprendizagem, e esse guiar pode ser planejado por meio da elaboração de Trajetórias de Ensino e de Aprendizagem – TEA O trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva de pesquisa de natureza teórica do tipo especulativa De maneira geral, as análises mostraram que os elementos presentes no FrameTEA vão além dos elementos da própria TEA, quais sejam, uma trajetória de ensino, trajetória de aprendizagem, o esboço dos conteúdos O professor, ao utilizar o FrameTEA para elaborar sua trajetória, pode iniciar por qualquer uma das suas fases, o que lhe cabe é ter bem definidos quais são seus objetivos, intenções O FrameTEA não é uma estrutura que precisa ser seguida, mas, sim, como uma estrutura que pode auxiliá-lo no seu planejamento, nas suas tomadas de decisões no seu trabalho em sala de aulaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This doctoral thesis aimed to develop a framework based on the approach to teaching mathematics called Realistic Mathematical Education In this approach, the teacher is a guide to the teaching and learning processes, and this guidance can be planned through the elaboration of Teaching and Learning Trajectories - TEA The work was developed from a speculative theoretical research perspective In general, the analyzes showed that the elements present in FrameTEA go beyond the elements of the TEA itself, namely, a teaching trajectory, a learning trajectory, the outline of the contents The teacher, when using FrameTEA to elaborate his trajectory, can start by any of its phases, what is up to him is to have well defined what his objectives, intentions are FrameTEA is not a structure that needs to be followed, but rather a structure that can assist you in your planning, in your decision making in your classroom workBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Gazire, Eliane ScheidCarvalho, Diego FogaçaTrevisan, André LuisFerreira, Pamela Emanueli AlvesBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires2024-05-01T13:49:57Z2024-05-01T13:49:57Z2021.0004.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12198porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática |
title |
O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática |
spellingShingle |
O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires Educação matemática Framework (Programa de computador) Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Mathematics education Framework (Computer program) Mathematics Learning Study and teaching |
title_short |
O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática |
title_full |
O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática |
title_fullStr |
O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática |
title_sort |
O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática |
author |
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires |
author_facet |
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Gazire, Eliane Scheid Carvalho, Diego Fogaça Trevisan, André Luis Ferreira, Pamela Emanueli Alves Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Framework (Programa de computador) Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Mathematics education Framework (Computer program) Mathematics Learning Study and teaching |
topic |
Educação matemática Framework (Programa de computador) Matemática Estudo e ensino Aprendizagem Mathematics education Framework (Computer program) Mathematics Learning Study and teaching |
description |
Resumo: Esta tese de doutorado teve como objetivo desenvolver um framework com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística Nessa abordagem, o professor é um guia dos processos de ensino e de aprendizagem, e esse guiar pode ser planejado por meio da elaboração de Trajetórias de Ensino e de Aprendizagem – TEA O trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva de pesquisa de natureza teórica do tipo especulativa De maneira geral, as análises mostraram que os elementos presentes no FrameTEA vão além dos elementos da própria TEA, quais sejam, uma trajetória de ensino, trajetória de aprendizagem, o esboço dos conteúdos O professor, ao utilizar o FrameTEA para elaborar sua trajetória, pode iniciar por qualquer uma das suas fases, o que lhe cabe é ter bem definidos quais são seus objetivos, intenções O FrameTEA não é uma estrutura que precisa ser seguida, mas, sim, como uma estrutura que pode auxiliá-lo no seu planejamento, nas suas tomadas de decisões no seu trabalho em sala de aula |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
04.03.2021 2021.00 2024-05-01T13:49:57Z 2024-05-01T13:49:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12198 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823283537772544 |