O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12198
Resumo: Resumo: Esta tese de doutorado teve como objetivo desenvolver um framework com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística Nessa abordagem, o professor é um guia dos processos de ensino e de aprendizagem, e esse guiar pode ser planejado por meio da elaboração de Trajetórias de Ensino e de Aprendizagem – TEA O trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva de pesquisa de natureza teórica do tipo especulativa De maneira geral, as análises mostraram que os elementos presentes no FrameTEA vão além dos elementos da própria TEA, quais sejam, uma trajetória de ensino, trajetória de aprendizagem, o esboço dos conteúdos O professor, ao utilizar o FrameTEA para elaborar sua trajetória, pode iniciar por qualquer uma das suas fases, o que lhe cabe é ter bem definidos quais são seus objetivos, intenções O FrameTEA não é uma estrutura que precisa ser seguida, mas, sim, como uma estrutura que pode auxiliá-lo no seu planejamento, nas suas tomadas de decisões no seu trabalho em sala de aula
id UEL_5e7beaa75b9672ceb76aa08a078bd90d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12198
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemáticaEducação matemáticaFramework (Programa de computador)MatemáticaEstudo e ensinoAprendizagemMathematics educationFramework (Computer program)MathematicsLearningStudy and teachingResumo: Esta tese de doutorado teve como objetivo desenvolver um framework com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística Nessa abordagem, o professor é um guia dos processos de ensino e de aprendizagem, e esse guiar pode ser planejado por meio da elaboração de Trajetórias de Ensino e de Aprendizagem – TEA O trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva de pesquisa de natureza teórica do tipo especulativa De maneira geral, as análises mostraram que os elementos presentes no FrameTEA vão além dos elementos da própria TEA, quais sejam, uma trajetória de ensino, trajetória de aprendizagem, o esboço dos conteúdos O professor, ao utilizar o FrameTEA para elaborar sua trajetória, pode iniciar por qualquer uma das suas fases, o que lhe cabe é ter bem definidos quais são seus objetivos, intenções O FrameTEA não é uma estrutura que precisa ser seguida, mas, sim, como uma estrutura que pode auxiliá-lo no seu planejamento, nas suas tomadas de decisões no seu trabalho em sala de aulaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This doctoral thesis aimed to develop a framework based on the approach to teaching mathematics called Realistic Mathematical Education In this approach, the teacher is a guide to the teaching and learning processes, and this guidance can be planned through the elaboration of Teaching and Learning Trajectories - TEA The work was developed from a speculative theoretical research perspective In general, the analyzes showed that the elements present in FrameTEA go beyond the elements of the TEA itself, namely, a teaching trajectory, a learning trajectory, the outline of the contents The teacher, when using FrameTEA to elaborate his trajectory, can start by any of its phases, what is up to him is to have well defined what his objectives, intentions are FrameTEA is not a structure that needs to be followed, but rather a structure that can assist you in your planning, in your decision making in your classroom workBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Gazire, Eliane ScheidCarvalho, Diego FogaçaTrevisan, André LuisFerreira, Pamela Emanueli AlvesBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires2024-05-01T13:49:57Z2024-05-01T13:49:57Z2021.0004.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12198porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática
title O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática
spellingShingle O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
Educação matemática
Framework (Programa de computador)
Matemática
Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics education
Framework (Computer program)
Mathematics
Learning
Study and teaching
title_short O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática
title_full O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática
title_fullStr O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática
title_full_unstemmed O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática
title_sort O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática
author Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
author_facet Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Gazire, Eliane Scheid
Carvalho, Diego Fogaça
Trevisan, André Luis
Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Framework (Programa de computador)
Matemática
Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics education
Framework (Computer program)
Mathematics
Learning
Study and teaching
topic Educação matemática
Framework (Programa de computador)
Matemática
Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics education
Framework (Computer program)
Mathematics
Learning
Study and teaching
description Resumo: Esta tese de doutorado teve como objetivo desenvolver um framework com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística Nessa abordagem, o professor é um guia dos processos de ensino e de aprendizagem, e esse guiar pode ser planejado por meio da elaboração de Trajetórias de Ensino e de Aprendizagem – TEA O trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva de pesquisa de natureza teórica do tipo especulativa De maneira geral, as análises mostraram que os elementos presentes no FrameTEA vão além dos elementos da própria TEA, quais sejam, uma trajetória de ensino, trajetória de aprendizagem, o esboço dos conteúdos O professor, ao utilizar o FrameTEA para elaborar sua trajetória, pode iniciar por qualquer uma das suas fases, o que lhe cabe é ter bem definidos quais são seus objetivos, intenções O FrameTEA não é uma estrutura que precisa ser seguida, mas, sim, como uma estrutura que pode auxiliá-lo no seu planejamento, nas suas tomadas de decisões no seu trabalho em sala de aula
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 04.03.2021
2021.00
2024-05-01T13:49:57Z
2024-05-01T13:49:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12198
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823283537772544