O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passerini, Gislaine Alexandre
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17687
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de estudo é a Formação Inicial de Professores de Matemática, contextualizado pelo Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado pode promover reflexões importantes para o estagiário e como os Cursos de Licenciatura estão em fase de implementação dos Projetos Pedagógicos que sofreram alterações devido à instituição das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, acreditamos ser interessante realizar análises e discussões que promovam conhecimento e aprimoramento desta etapa formativa do estagiário. Procuramos, com a colaboração de estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL, investigar o papel do Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática na ótica de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL, considerando as questões norteadoras: Quais ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado podem contribuir na Formação Inicial de Professores de Matemática? Que contribuições estas ações podem proporcionar à formação do futuro professor de Matemática? Como estas ações foram relacionadas no Estágio Supervisionado investigado de modo a contribuir para a formação docente? Apresentamos nas descrições e análises do Estágio Supervisionado investigado quatro etapas e as ações desenvolvidas em cada uma delas. Em seguida, apresentamos uma discussão sobre as relações entre as ações desenvolvidas em cada etapa do Estágio Supervisionado, destacando algumas categorias de análise que nos conduziram a uma compreensão mais ampla do papel do Estágio Supervisionado investigado para a formação inicial do professor de Matemática. A investigação evidenciou que o Estágio Supervisionado pode se constituir como um espaço que oportuniza ao futuro professor apropriar-se de conhecimentos da docência. Por meio de observações, análises e reflexões da realidade escolar e da regência, o futuro professor pode vivenciar uma experiência profissional durante o Curso de Licenciatura.
id UEL_5e7de520f2ca530e72e48e2073342e90
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17687
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UELThe supervised apprenticeship in the teachers’ of mathematics initial training in the optic of the students of the course of the teachers’ mathematics in Universidade Estadual de LondrinaFormação Inicial de Professores de MatemáticaEstágio SupervisionadoEducação MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaTeachers’ of Mathematical Initial TrainingInternshipMathematics EducationEste trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de estudo é a Formação Inicial de Professores de Matemática, contextualizado pelo Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado pode promover reflexões importantes para o estagiário e como os Cursos de Licenciatura estão em fase de implementação dos Projetos Pedagógicos que sofreram alterações devido à instituição das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, acreditamos ser interessante realizar análises e discussões que promovam conhecimento e aprimoramento desta etapa formativa do estagiário. Procuramos, com a colaboração de estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL, investigar o papel do Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática na ótica de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL, considerando as questões norteadoras: Quais ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado podem contribuir na Formação Inicial de Professores de Matemática? Que contribuições estas ações podem proporcionar à formação do futuro professor de Matemática? Como estas ações foram relacionadas no Estágio Supervisionado investigado de modo a contribuir para a formação docente? Apresentamos nas descrições e análises do Estágio Supervisionado investigado quatro etapas e as ações desenvolvidas em cada uma delas. Em seguida, apresentamos uma discussão sobre as relações entre as ações desenvolvidas em cada etapa do Estágio Supervisionado, destacando algumas categorias de análise que nos conduziram a uma compreensão mais ampla do papel do Estágio Supervisionado investigado para a formação inicial do professor de Matemática. A investigação evidenciou que o Estágio Supervisionado pode se constituir como um espaço que oportuniza ao futuro professor apropriar-se de conhecimentos da docência. Por meio de observações, análises e reflexões da realidade escolar e da regência, o futuro professor pode vivenciar uma experiência profissional durante o Curso de Licenciatura.This work consists in a research of the approach qualitative whose object of the study is the Teachers’ of Mathematics Initial Training in the context of the Supervised Apprenticeship. The Supervised Apprenticeship can to promote important reflections to the trainee and how the course of the teachers’ mathematics are in phase at implantation of the pedagogical projects that suffered changes just at the institution of the currents National Directives of the Curriculum to Teachers’ Initial Training, we believed that to be interesting to achieve analyses and debates that promote knowledge and perfecting this formative stage of the trainee. With the collaboration of the trainees of the course of the Teachers’ Mathematics in Universidade Estadual de Londrina, to investigate the paper of the Supervised Apprenticeship in the Teachers’ of Mathematics Initial Training in the optic of the students of the Course of the Teachers’ Mathematics in Universidade Estadual de Londrina, considering the guide questions: Which actions developed en the Supervised Apprenticeship can to contribute in the Teachers’ of Mathematics Initial Training? What contributions this actions can to afford in the initial training of the future teachers’ Mathematics? How this actions was connected in the Supervised Apprenticeship investigated of way a to contribute to the teachers’ training? We introduced in the descriptions and analyses of Supervised Apprenticeship investigated four stage and the actions developed in each an. In following, we introduced a discussion about the relation between the actions developed en each stage of the Supervised Apprenticeship, emphasizing some categories of the analyses that us conducted the an understanding more ample about of the Supervised Apprenticeship investigated to the Teachers’ Mathematics Initial Training. The investigation evidenced that the Supervised Apprenticeship can to constitute one how a space that concede to the future teacher to appropriate one of the knowledge of the teaching. By means of the notes, analyses and reflections about the school reality and of the regency, the future teacher can to live an profession experience during the Course of the Teachers.Cyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeSoares, Maria Tereza CarneiroSavioli, Angela Marta Pereira das DoresPasserini, Gislaine Alexandre2024-09-23T11:53:32Z2024-09-23T11:53:32Z2007-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17687porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina121 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-24T06:07:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-24T06:07:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL
The supervised apprenticeship in the teachers’ of mathematics initial training in the optic of the students of the course of the teachers’ mathematics in Universidade Estadual de Londrina
title O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL
spellingShingle O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL
Passerini, Gislaine Alexandre
Formação Inicial de Professores de Matemática
Estágio Supervisionado
Educação Matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Teachers’ of Mathematical Initial Training
Internship
Mathematics Education
title_short O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL
title_full O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL
title_fullStr O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL
title_full_unstemmed O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL
title_sort O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL
author Passerini, Gislaine Alexandre
author_facet Passerini, Gislaine Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Soares, Maria Tereza Carneiro
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
dc.contributor.author.fl_str_mv Passerini, Gislaine Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores de Matemática
Estágio Supervisionado
Educação Matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Teachers’ of Mathematical Initial Training
Internship
Mathematics Education
topic Formação Inicial de Professores de Matemática
Estágio Supervisionado
Educação Matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Teachers’ of Mathematical Initial Training
Internship
Mathematics Education
description Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de estudo é a Formação Inicial de Professores de Matemática, contextualizado pelo Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado pode promover reflexões importantes para o estagiário e como os Cursos de Licenciatura estão em fase de implementação dos Projetos Pedagógicos que sofreram alterações devido à instituição das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, acreditamos ser interessante realizar análises e discussões que promovam conhecimento e aprimoramento desta etapa formativa do estagiário. Procuramos, com a colaboração de estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL, investigar o papel do Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática na ótica de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL, considerando as questões norteadoras: Quais ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado podem contribuir na Formação Inicial de Professores de Matemática? Que contribuições estas ações podem proporcionar à formação do futuro professor de Matemática? Como estas ações foram relacionadas no Estágio Supervisionado investigado de modo a contribuir para a formação docente? Apresentamos nas descrições e análises do Estágio Supervisionado investigado quatro etapas e as ações desenvolvidas em cada uma delas. Em seguida, apresentamos uma discussão sobre as relações entre as ações desenvolvidas em cada etapa do Estágio Supervisionado, destacando algumas categorias de análise que nos conduziram a uma compreensão mais ampla do papel do Estágio Supervisionado investigado para a formação inicial do professor de Matemática. A investigação evidenciou que o Estágio Supervisionado pode se constituir como um espaço que oportuniza ao futuro professor apropriar-se de conhecimentos da docência. Por meio de observações, análises e reflexões da realidade escolar e da regência, o futuro professor pode vivenciar uma experiência profissional durante o Curso de Licenciatura.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-13
2024-09-23T11:53:32Z
2024-09-23T11:53:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17687
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
121 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1813264077952122880