Manual do professor de coleção de livros didáticos de língua inglesa : autonomia ou subsunção do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, Cristina Mott
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11839
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo é investigar se o manual do professor (MP) é um recurso que promove a autonomia ou a subsunção do trabalho do professor ao capital representado pelas grandes editoras estrangeiras, produtoras de materiais didáticos de língua inglesa (LI), por meio da análise de textos do MP e das representações de professoras de LI com relação ao uso desse instrumento Duas professoras de LI de um instituto de línguas de caráter público, mantido por uma universidade pública, participaram da pesquisa Os referenciais teóricos que embasaram a análise dos dados foram: estudos na área das mudanças no mundo do trabalho e da educação (HYPOLITO, 1997; KINCHELOE, 1997; LEMOS, 27; LOUREIRO, 23;MARX, 1984; NÓVOA, 1991; ROLLET, 1989) Dentro desta perspectiva, a LI possui um status de destaque por ser habilidade bastante exigida no mercado de trabalho, como resultado de sua hegemonia no cenário mundial CANAGARAJAH, 1999, 25; GIMENEZ, 26; HOLBOROW, 1999; MOITA LOPES, 25; PENNYCOOK, 1994; PHILLIPSON, 1992; RAJAGOPALAN, 25) Para a realização deste estudo, foram utilizados textos escritos (do MP), bem como textos orais produzidos por meio da autoconfrontação simples, da autoconfrontação cruzada e da extensão ao coletivo de trabalho (CLOT, 26) Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 26a, 28; BRONCKART; MACHADO, 24, MACHADO; BRONCKART, no prelo) O resultado das análises mostra que, o MP analisado veicula uma imagem do professor como um reprodutor e executor do que está apresentado pela coleção didática A partir da análise dos textos orais verificou-se que as representações das professoras participantes estão em consonância com a imagem apresentada pelo MP, pois para elas não é possível mudar o conteúdo que o material didático estabelece e consequentemente seu poder de decisão é muito limitado Dessa forma, concluímos que a ferramenta MP, criada para auxiliar o professor em seu trabalho, provoca a sua subsunção ao capital, em conjunto com toda a coleção didática a qual dita o conteúdo a ser ensinado
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spelling Manual do professor de coleção de livros didáticos de língua inglesa : autonomia ou subsunção do trabalho docenteLíngua inglesaFormação de professoresLíngua inglesaMaterial didáticoPrática de ensinoEnglish languageEnglish languageEnglish languagePractice teachingStudy and teachingTraining of teachersNanobiotechnologyResumo: O objetivo deste estudo é investigar se o manual do professor (MP) é um recurso que promove a autonomia ou a subsunção do trabalho do professor ao capital representado pelas grandes editoras estrangeiras, produtoras de materiais didáticos de língua inglesa (LI), por meio da análise de textos do MP e das representações de professoras de LI com relação ao uso desse instrumento Duas professoras de LI de um instituto de línguas de caráter público, mantido por uma universidade pública, participaram da pesquisa Os referenciais teóricos que embasaram a análise dos dados foram: estudos na área das mudanças no mundo do trabalho e da educação (HYPOLITO, 1997; KINCHELOE, 1997; LEMOS, 27; LOUREIRO, 23;MARX, 1984; NÓVOA, 1991; ROLLET, 1989) Dentro desta perspectiva, a LI possui um status de destaque por ser habilidade bastante exigida no mercado de trabalho, como resultado de sua hegemonia no cenário mundial CANAGARAJAH, 1999, 25; GIMENEZ, 26; HOLBOROW, 1999; MOITA LOPES, 25; PENNYCOOK, 1994; PHILLIPSON, 1992; RAJAGOPALAN, 25) Para a realização deste estudo, foram utilizados textos escritos (do MP), bem como textos orais produzidos por meio da autoconfrontação simples, da autoconfrontação cruzada e da extensão ao coletivo de trabalho (CLOT, 26) Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 26a, 28; BRONCKART; MACHADO, 24, MACHADO; BRONCKART, no prelo) O resultado das análises mostra que, o MP analisado veicula uma imagem do professor como um reprodutor e executor do que está apresentado pela coleção didática A partir da análise dos textos orais verificou-se que as representações das professoras participantes estão em consonância com a imagem apresentada pelo MP, pois para elas não é possível mudar o conteúdo que o material didático estabelece e consequentemente seu poder de decisão é muito limitado Dessa forma, concluímos que a ferramenta MP, criada para auxiliar o professor em seu trabalho, provoca a sua subsunção ao capital, em conjunto com toda a coleção didática a qual dita o conteúdo a ser ensinadoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The purpose of this study is to investigate if the teachers guide (TG) is a resource which provides autonomy or subordination of the teachers work to the capital, which is represented by the main foreign publishers of English Language Teaching (ELT) materials, through the analysis of the TG text and English Language teachers representation in relation to the use of this instrument This is a case study of two teachers of English working at a public language school which is part of a public university The data analysis was based on the following theoretical support: studies on changes in the spheres of work and education (HYPOLITO, 1997; KINCHELOE, 1997; LEMOS, 27; LOUREIRO, 23; MARX, 1984; NÓVOA, 1991; ROULLET, 1989) According to this perspective, learning English has been a demanded skill in the work market as a result of the English Language hegemony worldwide (CANAGARAJAH, 1999, 25; GIMENEZ, 26; HOLLBORROW, 1999; MOITA LOPES, 25; PENNYCOOK, 1994; PHILLIPSON, 1992; RAJAGOPALAN, 25) The data was composed by written texts from TG, as well as oral texts collected by direct self confrontation, crossed self confrontation and extension to the work collective (CLOT, 26) The data were analyzed according to the theoretical-methodological procedures of sociodiscursive interacionism (BRONCKART, 1999, 26a, 28; BRONCKART; MACHADO, 24, MACHADO; BRONCKART, not published) The results show that the analyzed TG transmits an image of the teacher as a reproducer and executor of what is presented by the didactic collection From the subjects discourse analysis it was verified that the subjects representations are in consonance with the image shown by the TG, because for them it is not possible to change the content provided by the didactic material, so their decision-making power is very limited In this way, we concluded that the TG, which is a tool created to help the teacher in his/her job, leads to the subsumption of his/her labour under capital, helped by the whole didactic collection which dictates the content to be taughtCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Gimenez, Telma NunesWolff, SimoneFernandez, Cristina Mott2024-05-01T13:45:38Z2024-05-01T13:45:38Z2009.0028.08.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11839porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:51:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:51:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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