Significações de vergonha e erro em estudantes do ensino médio : um estudo à luz da epistemologia genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomas, Silvana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10064
Resumo: Resumo: A organização social que nos rege, por seu caráter normalizador, é marcada pelo sentimento de vergonha que pode estar relacionado ao cometimento de erro Vergonha e erro são noções construídas nas relações sociais que se estabelecem entre pares de determinado grupo e, portanto, envolvem a relação entre juízo próprio e alheio Ancorada no aporte teórico-metodológico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, a presente pesquisa objetivou investigar as significações produzidas por estudantes do Ensino Médio de uma instituição privada de ensino, de um município norte paranaense, acerca das noções de vergonha e erro, relacionando-as aos processos de significação da vivência escolar Participaram do estudo, 15 estudantes do Ensino Médio, sendo 5 de cada série (1ª, 2ª e 3ª série) Os dados foram coletados e analisados por meio do Método Clínico-Crítico de Jean Piaget, mediante entrevistas clínicas, nas quais se recorreu a depoimento proveniente de mídia social e recorte de vídeo oriundo de seriado televisivo, para análise dos participantes da pesquisa Os dados oriundos das entrevistas pessoais, bem como as significações apresentadas pelos participantes ao depoimento e ao excerto de vídeo propostos, permitiram a elaboração de categorias de análise que nortearam a discussão Cinco categorias emergiram dos dados e foram cotejadas aos conceitos de moralidade, vergonha e erro no aporte teórico da pesquisa, são elas: 1 - Vergonha como regulador externo; 2 - Vergonha como autojuízo; 3 - Significações de vergonha relacionadas às questões escolares ou ao ambiente escolar; 4 - Erro como quebra de regras e padrões; e 5 - Erro como fracasso em relação a metas pessoais Os resultados indicaram que os participantes significam a vergonha como decorrente de um juízo alheio, assim como de um autojuízo negativo acerca do próprio comportamento Em ambos os casos a vergonha incidiria sobre as representações que os participantes têm de si e ensejaria uma retificação do próprio comportamento A vergonha seria um sentimento necessário, pois serviria como um sinalizador de que o comportamento apresentado não está de acordo com as representações que o sujeito tem de si, nem com as normas presentes no contexto O erro estaria relacionado a uma quebra do padrão socialmente estabelecido, relacionado à violação de normas sociais; bem como a situações de fracasso pessoal, a exemplo de criar uma expectativa em relação a uma prova e não atingir o esperado Vergonha e erro no contexto escolar se relacionam às vivências de fracasso em obter o resultado acadêmico esperado; a percepção de não se adequarem ao padrão de bom aluno Para os participantes, o erro é necessário ao processo de desenvolvimento, mas a escola não o valoriza, pois os alunos que erram são desprezados Apesar da limitação do estudo advinda do reduzido número de participantes, a pesquisa apresentou reflexões generalizáveis acerca do estudo da moralidade, promovendo indicativos para que se pudesse conhecer o pensamento de estudantes adolescentes Em situações futuras, pode favorecer a elaboração de práticas pedagógicas que pensem a escola como espaço de promoção da reciprocidade de relações, autonomia e cooperação, para subsidiar a atuação com adolescentes
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2 - Vergonha como autojuízo; 3 - Significações de vergonha relacionadas às questões escolares ou ao ambiente escolar; 4 - Erro como quebra de regras e padrões; e 5 - Erro como fracasso em relação a metas pessoais Os resultados indicaram que os participantes significam a vergonha como decorrente de um juízo alheio, assim como de um autojuízo negativo acerca do próprio comportamento Em ambos os casos a vergonha incidiria sobre as representações que os participantes têm de si e ensejaria uma retificação do próprio comportamento A vergonha seria um sentimento necessário, pois serviria como um sinalizador de que o comportamento apresentado não está de acordo com as representações que o sujeito tem de si, nem com as normas presentes no contexto O erro estaria relacionado a uma quebra do padrão socialmente estabelecido, relacionado à violação de normas sociais; bem como a situações de fracasso pessoal, a exemplo de criar uma expectativa em relação a uma prova e não atingir o esperado Vergonha e erro no contexto escolar se relacionam às vivências de fracasso em obter o resultado acadêmico esperado; a percepção de não se adequarem ao padrão de bom aluno Para os participantes, o erro é necessário ao processo de desenvolvimento, mas a escola não o valoriza, pois os alunos que erram são desprezados Apesar da limitação do estudo advinda do reduzido número de participantes, a pesquisa apresentou reflexões generalizáveis acerca do estudo da moralidade, promovendo indicativos para que se pudesse conhecer o pensamento de estudantes adolescentes Em situações futuras, pode favorecer a elaboração de práticas pedagógicas que pensem a escola como espaço de promoção da reciprocidade de relações, autonomia e cooperação, para subsidiar a atuação com adolescentesDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The social organization that governs us, due to its normalizing nature, highlights the feeling of shame and its possible relationship with the act of making mistakes Shame and error are socially established ideas, involving the relationship between own and other people's judgment Anchored in the theoretical-methodological contribution of Genetic Epistemology by Jean Piaget, the present research aimed to investigate the meanings produced by high school students from a private educational institution, in a northern municipality in Paraná, about the notions of shame and error, relating them to the processes of signifying the school experience Fifteen high school students participated in the study, five from each grade (1st, 2nd and 3rd grade) The data were collected and analyzed using Jean Piaget's Clinical Critical Method, through clinical interviews, in which testimony from social media and video clip from a television series were used for analysis of the research participants The data from the personal interviews, as well as the meanings presented by the participants to the testimony and the video excerpt proposed, allowed the development of analysis categories that guided the discussion Five categories emerged from the data and were compared to the concepts of morality, shame and error in the theoretical contribution of the research, they are: 1 - Shame as an external regulator; 2 - Shame as self-judgment; 3 - Meanings of shame related to school issues or the school environment; 4 - Error as a breach of rules and standards and, 5 - Error as a failure in relation to personal goals The results showed that the participants signify shame as a result of someone else's judgment, as well as a negative self-judgment about their own behavior In both cases, shame would fall on the participants' representations of themselves and would lead to a rectification of their own behavior Shame would be a necessary feeling, as it would serve as a filter or signal that the behavior presented is not in accordance with the representations that the subject has of himself, nor with the norms present in the context The error would be related to a breach of the socially established standard, related to the violation of social norms; as well as situations of personal failure, such as creating an expectation in relation to a test and not achieving what was expected Shame and error in the school context are related to the experiences of failure to obtain the expected academic result; the perception of not fitting the standard of a good student For the participants, the error is necessary to the development process, but the school does not value it, because students who make mistakes are despised Despite the limitation of the study due to the small number of participants, the research showed generalizable reflections on the study of morality, promoting indications so that one could know the thoughts of teenage students In future situations, it may favor the elaboration of pedagogical practices that think of the school as a space to promote reciprocity of relationships, autonomy and cooperation, to support the work with adolescentsOliveira, Francismara Neves de [Orientador]Alliprandini, Paula Mariza ZeduBianchini, Luciane Batistella GuimarãesThomas, Silvana2024-05-01T12:13:53Z2024-05-01T12:13:53Z2020.0028.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10064porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10064Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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