O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação apresenta o estudo da aplicação de um fluxo de trabalho (workflow) para o ensino e aprendizagem da modelagem de diagramas utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Para esta investigação, utilizar-se-ão as características e benefícios dos mapas conceituais para auxiliar no entendimento da elaboração do diagrama, que podem ser utilizados tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância As principais contribuições desta pesquisa foram a implementação do workflow para ajudar no ensino-aprendizagem dos modelos da UML e a definição do mapa conceitual, que representa a rastreabilidade para modelagem dos diagramas |
id |
UEL_6982ee4d1b4b04c1b3ccd3b92a2e2198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9213 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UMLEngenharia de softwareEstudo e ensinoSoftwareDesenvolvimentoUML (Linguagem de modelagem padrão)Software engineeringSoftwareUML (Computer science)Concept mapsDevelopmentStudy and teachingResumo: Esta Dissertação apresenta o estudo da aplicação de um fluxo de trabalho (workflow) para o ensino e aprendizagem da modelagem de diagramas utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Para esta investigação, utilizar-se-ão as características e benefícios dos mapas conceituais para auxiliar no entendimento da elaboração do diagrama, que podem ser utilizados tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância As principais contribuições desta pesquisa foram a implementação do workflow para ajudar no ensino-aprendizagem dos modelos da UML e a definição do mapa conceitual, que representa a rastreabilidade para modelagem dos diagramasDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: This dissertation presents the study of the implementation of a workflow for teaching and learning of modeling diagrams using UML For this study, use will be made of the features and benefits of concept maps to assist in understanding the development of the diagram, which can be used both in classroom teaching and in distance education The main contributions of this work have been the implementation of workflow to aid in the teaching-learning models of UML, and the definition of the concept map, which represents traceability for modeling diagramsBarros, Rodolfo Miranda de [Orientador]Proença Junior, Mario LemesBrancher, Jacques DuílioGóis, Lourival A. deTanaka, Simone Sawasaki2024-05-01T11:52:02Z2024-05-01T11:52:02Z2011.0019.10.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML |
title |
O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML |
spellingShingle |
O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML Tanaka, Simone Sawasaki Engenharia de software Estudo e ensino Software Desenvolvimento UML (Linguagem de modelagem padrão) Software engineering Software UML (Computer science) Concept maps Development Study and teaching |
title_short |
O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML |
title_full |
O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML |
title_fullStr |
O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML |
title_full_unstemmed |
O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML |
title_sort |
O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML |
author |
Tanaka, Simone Sawasaki |
author_facet |
Tanaka, Simone Sawasaki |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador] Proença Junior, Mario Lemes Brancher, Jacques Duílio Góis, Lourival A. de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanaka, Simone Sawasaki |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de software Estudo e ensino Software Desenvolvimento UML (Linguagem de modelagem padrão) Software engineering Software UML (Computer science) Concept maps Development Study and teaching |
topic |
Engenharia de software Estudo e ensino Software Desenvolvimento UML (Linguagem de modelagem padrão) Software engineering Software UML (Computer science) Concept maps Development Study and teaching |
description |
Resumo: Esta Dissertação apresenta o estudo da aplicação de um fluxo de trabalho (workflow) para o ensino e aprendizagem da modelagem de diagramas utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Para esta investigação, utilizar-se-ão as características e benefícios dos mapas conceituais para auxiliar no entendimento da elaboração do diagrama, que podem ser utilizados tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância As principais contribuições desta pesquisa foram a implementação do workflow para ajudar no ensino-aprendizagem dos modelos da UML e a definição do mapa conceitual, que representa a rastreabilidade para modelagem dos diagramas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
19.10.2011 2011.00 2024-05-01T11:52:02Z 2024-05-01T11:52:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ciência da Computação Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823243617435648 |