O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanaka, Simone Sawasaki
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213
Resumo: Resumo: Esta Dissertação apresenta o estudo da aplicação de um fluxo de trabalho (workflow) para o ensino e aprendizagem da modelagem de diagramas utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Para esta investigação, utilizar-se-ão as características e benefícios dos mapas conceituais para auxiliar no entendimento da elaboração do diagrama, que podem ser utilizados tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância As principais contribuições desta pesquisa foram a implementação do workflow para ajudar no ensino-aprendizagem dos modelos da UML e a definição do mapa conceitual, que representa a rastreabilidade para modelagem dos diagramas
id UEL_6982ee4d1b4b04c1b3ccd3b92a2e2198
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9213
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UMLEngenharia de softwareEstudo e ensinoSoftwareDesenvolvimentoUML (Linguagem de modelagem padrão)Software engineeringSoftwareUML (Computer science)Concept mapsDevelopmentStudy and teachingResumo: Esta Dissertação apresenta o estudo da aplicação de um fluxo de trabalho (workflow) para o ensino e aprendizagem da modelagem de diagramas utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Para esta investigação, utilizar-se-ão as características e benefícios dos mapas conceituais para auxiliar no entendimento da elaboração do diagrama, que podem ser utilizados tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância As principais contribuições desta pesquisa foram a implementação do workflow para ajudar no ensino-aprendizagem dos modelos da UML e a definição do mapa conceitual, que representa a rastreabilidade para modelagem dos diagramasDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: This dissertation presents the study of the implementation of a workflow for teaching and learning of modeling diagrams using UML For this study, use will be made of the features and benefits of concept maps to assist in understanding the development of the diagram, which can be used both in classroom teaching and in distance education The main contributions of this work have been the implementation of workflow to aid in the teaching-learning models of UML, and the definition of the concept map, which represents traceability for modeling diagramsBarros, Rodolfo Miranda de [Orientador]Proença Junior, Mario LemesBrancher, Jacques DuílioGóis, Lourival A. deTanaka, Simone Sawasaki2024-05-01T11:52:02Z2024-05-01T11:52:02Z2011.0019.10.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML
title O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML
spellingShingle O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML
Tanaka, Simone Sawasaki
Engenharia de software
Estudo e ensino
Software
Desenvolvimento
UML (Linguagem de modelagem padrão)
Software engineering
Software
UML (Computer science)
Concept maps
Development
Study and teaching
title_short O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML
title_full O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML
title_fullStr O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML
title_full_unstemmed O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML
title_sort O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML
author Tanaka, Simone Sawasaki
author_facet Tanaka, Simone Sawasaki
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador]
Proença Junior, Mario Lemes
Brancher, Jacques Duílio
Góis, Lourival A. de
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanaka, Simone Sawasaki
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de software
Estudo e ensino
Software
Desenvolvimento
UML (Linguagem de modelagem padrão)
Software engineering
Software
UML (Computer science)
Concept maps
Development
Study and teaching
topic Engenharia de software
Estudo e ensino
Software
Desenvolvimento
UML (Linguagem de modelagem padrão)
Software engineering
Software
UML (Computer science)
Concept maps
Development
Study and teaching
description Resumo: Esta Dissertação apresenta o estudo da aplicação de um fluxo de trabalho (workflow) para o ensino e aprendizagem da modelagem de diagramas utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Para esta investigação, utilizar-se-ão as características e benefícios dos mapas conceituais para auxiliar no entendimento da elaboração do diagrama, que podem ser utilizados tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância As principais contribuições desta pesquisa foram a implementação do workflow para ajudar no ensino-aprendizagem dos modelos da UML e a definição do mapa conceitual, que representa a rastreabilidade para modelagem dos diagramas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.10.2011
2011.00
2024-05-01T11:52:02Z
2024-05-01T11:52:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciência da Computação
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823243617435648