A percepção dos alunos de ensino médio frente à regência dos verbos ir e chegar através das variantes a, em, para, pra
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8423 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo sistematizar a percepção dos alunos frente às variantes a, em, para, pra que regem os verbos Ir e Chegar Toma como base enunciados coletados de entrevistas aos alunos e pesquisados por eles em programas de televisão Trata do assunto baseando-se nos traços semânticos que determinam o uso de uma ou de outra variante Em essência, são utilizados os pressupostos teóricos da "Teoria da Variação" Busca-se reforçar que o ensino das teorias gramaticais pode tornar-se mais eficiente quando se parte, em primeira instância, do saber lingüístico internalizado do aluno Descrevemos como principal objetivo desta pesquisa uma descrição sistemática das escolhas lingüísticas dos alunos de 1a e 3a séries do ensino Médio, quanto à regência dos verbos Ir e Chegar com as preposições a, em, para e pra, de maneira que possamos investigar a possível interferência de fatores lingüísticos e extralingüísticos na percepção de uma ou de outra variante como "a mais correta", "a mais fácil de entender", "a mais freqüente na fala dos outros" e "a mais freqüente em sua fala" Para concluir informamos que tanto os fatores lingüísticos quanto extra lingüísticos podem ter atuado como condicionantes no processo de percepção dos sujeitos, ao serem expostos à eleição das variantes a, em, para e pra |
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A percepção dos alunos de ensino médio frente à regência dos verbos ir e chegar através das variantes a, em, para, praLíngua portuguesaVerbosVerbosLíngua portuguesaVariaçãoVerbVerbPortuguese languageResumo: Esta pesquisa tem como objetivo sistematizar a percepção dos alunos frente às variantes a, em, para, pra que regem os verbos Ir e Chegar Toma como base enunciados coletados de entrevistas aos alunos e pesquisados por eles em programas de televisão Trata do assunto baseando-se nos traços semânticos que determinam o uso de uma ou de outra variante Em essência, são utilizados os pressupostos teóricos da "Teoria da Variação" Busca-se reforçar que o ensino das teorias gramaticais pode tornar-se mais eficiente quando se parte, em primeira instância, do saber lingüístico internalizado do aluno Descrevemos como principal objetivo desta pesquisa uma descrição sistemática das escolhas lingüísticas dos alunos de 1a e 3a séries do ensino Médio, quanto à regência dos verbos Ir e Chegar com as preposições a, em, para e pra, de maneira que possamos investigar a possível interferência de fatores lingüísticos e extralingüísticos na percepção de uma ou de outra variante como "a mais correta", "a mais fácil de entender", "a mais freqüente na fala dos outros" e "a mais freqüente em sua fala" Para concluir informamos que tanto os fatores lingüísticos quanto extra lingüísticos podem ter atuado como condicionantes no processo de percepção dos sujeitos, ao serem expostos à eleição das variantes a, em, para e praDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universdade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research has as objective to systematize the perception of the students in face of the variants a, para, em, pra govern the verbs Ir Chegar It´s based on collected researched by the students in television programs It deals with the matter basing on the semantic features that determine the use of one or the other variant In essence, the theoretical presuppositions of the "Theory of the Variation" are used The aim to reinforce that the teaching of grammatical theories can become more efficient when it, in first instance, the internalized linguistic knowledge We describe how the main objective of this research a systematic description of the linguistic choices of the students from 1ª and 3ª series of high school about the govern of the verbs Ir and Chegar with the prepositions a, em, para and pra so that we may investigate the possible interference of linguistic and extra linguistic factors in the perception of one or other variant like "the most correct", "the easiest to understand", "the most frequent in the speech of others" and "the most frequent in your speech" We inform, to conclude, that as the linguistic factors as extra linguistic may have acted like condition in the process of perception of the subject when on view to the election of the variantsCyrino, Sônia Maria Lazzarini [Orientador]Perfeito, Alba MariaZanini, MarilurdesBarbalho, Maria de Lourdes2024-05-01T11:33:34Z2024-05-01T11:33:34Z2003.0019.02.2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8423porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8423Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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