Utilização de pirâmide holográfica como recurso didático para o ensino de isomeria óptica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Milene Graciele de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17293
Resumo: Nesta pesquisa procuramos desenvolver uma proposta de aprendizado coerente com os avanços tecnológicos dos dias atuais para o conteúdo de isomeria óptica no Ensino Médio, partindo de uma sequência didática com abordagem CTS e utilizando o recurso didático tecnológico da “pirâmide holográfica”, como possível recurso didático facilitador para o ensino. Assim, entre os objetivos, destacamos o desenvolvimento dos conceitos sobre isomeria óptica, utilizando a cloroquina e a hidroxicloroquina numa proposta CTS para alunos do Ensino Médio de um colégio da rede pública do interior do Paraná com o intuito de investigar a contribuição do recurso didático e demonstrar a contribuição das imagens 3D para o ensino deste conteúdo. Para isso, partimos de uma pesquisa bibliográfica onde destacamos o papel das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC), das novas teorias da aprendizagem existentes e suas aplicabilidades a partir de aparatos tecnológicos e a utilização de imagens no ensino da Química, baseada na Teoria da Dupla Codificação de Allan Paivio (1971). Assim, utilizamos a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011) e a Taxonomia Digital de Bloom, adaptada em suas descrições para nos orientar no percurso metodológico e na categorização, que foi elaborada a partir de questionário no contexto de uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados, elaboramos uma sequência didática utilizando e um vídeo animado com as estruturas dos isômeros ópticos, incluindo a cloroquina e a hidroxicloroquina, para acompanhar a abordagem dos conceitos. A partir das respostas atribuídas ao questionário e alocadas nas devidas categorias estabelecidas a priori, observamos que a abordagem CTS, partindo de um tema do cotidiano, possibilitado a partir do uso de imagens se constitui em um recurso potencial para o ensino da isomeria óptica. Observamos ainda, sob o olhar da Teoria da Dupla Codificação que o recurso didático da pirâmide holográfica se destacou ao possibilitar uma abordagem com imagens. Concluímos assim, que embora a tecnologia seja um recurso muito interessante e cheio de possibilidades, ainda é escassa no ambiente escolar. Destacamos ainda, a potencialidade das imagens 3D no ensino da isomeria óptica, promovida a partir da pirâmide holográfica e verificamos a necessidade de um ensino voltado para a “leitura” de imagens, articulado ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo do aluno. Sugerimos ainda, a utilização do recurso didático pirâmide holográfica para um futuro trabalho interdisciplinar, de acordo com as indicações da nova BNCC (2018).
id UEL_6b5f8ad9a102d135faf42c45403ed7bf
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17293
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Utilização de pirâmide holográfica como recurso didático para o ensino de isomeria ópticaUse of holographic pyramid as a didactic resource for teaching optical isomerismPirâmide holográficaIsomeria ópticaTeoria da dupla codificaçãoEnsino de química orgânicaQuímica orgânica - Estudo e ensinoHolografiaCiências Exatas e da Terra - QuímicaHolographic pyramidOptical isomerismDual coding theoryOrganic chemistry teachingOrganic chemistry - Study and teachingHolographyNesta pesquisa procuramos desenvolver uma proposta de aprendizado coerente com os avanços tecnológicos dos dias atuais para o conteúdo de isomeria óptica no Ensino Médio, partindo de uma sequência didática com abordagem CTS e utilizando o recurso didático tecnológico da “pirâmide holográfica”, como possível recurso didático facilitador para o ensino. Assim, entre os objetivos, destacamos o desenvolvimento dos conceitos sobre isomeria óptica, utilizando a cloroquina e a hidroxicloroquina numa proposta CTS para alunos do Ensino Médio de um colégio da rede pública do interior do Paraná com o intuito de investigar a contribuição do recurso didático e demonstrar a contribuição das imagens 3D para o ensino deste conteúdo. Para isso, partimos de uma pesquisa bibliográfica onde destacamos o papel das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC), das novas teorias da aprendizagem existentes e suas aplicabilidades a partir de aparatos tecnológicos e a utilização de imagens no ensino da Química, baseada na Teoria da Dupla Codificação de Allan Paivio (1971). Assim, utilizamos a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011) e a Taxonomia Digital de Bloom, adaptada em suas descrições para nos orientar no percurso metodológico e na categorização, que foi elaborada a partir de questionário no contexto de uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados, elaboramos uma sequência didática utilizando e um vídeo animado com as estruturas dos isômeros ópticos, incluindo a cloroquina e a hidroxicloroquina, para acompanhar a abordagem dos conceitos. A partir das respostas atribuídas ao questionário e alocadas nas devidas categorias estabelecidas a priori, observamos que a abordagem CTS, partindo de um tema do cotidiano, possibilitado a partir do uso de imagens se constitui em um recurso potencial para o ensino da isomeria óptica. Observamos ainda, sob o olhar da Teoria da Dupla Codificação que o recurso didático da pirâmide holográfica se destacou ao possibilitar uma abordagem com imagens. Concluímos assim, que embora a tecnologia seja um recurso muito interessante e cheio de possibilidades, ainda é escassa no ambiente escolar. Destacamos ainda, a potencialidade das imagens 3D no ensino da isomeria óptica, promovida a partir da pirâmide holográfica e verificamos a necessidade de um ensino voltado para a “leitura” de imagens, articulado ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo do aluno. Sugerimos ainda, a utilização do recurso didático pirâmide holográfica para um futuro trabalho interdisciplinar, de acordo com as indicações da nova BNCC (2018).In this research we seek to develop a learning proposal consistent with the technological advances of today for the content of optical isomerism in High School, starting from a didactic sequence with a STS approach and using the technological didactic resource of the "holographic pyramid" as a possible teaching resource facilitator for teaching. Thus, among the objectives, we highlight the development of concepts about optical isomerism, using chloroquine and hydroxychloroquine in a STS proposal for high school students of a public high school in the interior of Paraná in order to investigate the contribution of the didactic resource and demonstrate the contribution of 3D images for teaching this content. For this, we started from a bibliographic research where we highlighted the role of New Digital Information and Communication Technologies (NDICT), the existing new learning theories and their applicability from technological devices and the use of images in teaching of Chemistry, based on the Dual Coding Theory of Allan Paivio (1971). Thus, we used the Textual Discourse Analysis of Moraes and Galiazzi (2011) and Bloom's Digital Taxonomy, adapted in its descriptions to guide us in the methodological path and categorization, which was developed from questionnaire in the context of a qualitative research. For data collection, we designed a didactic sequence using and animated video with the structures of the optical isomers, including chloroquine and hydroxychloroquine, to accompany the approach to the concepts. From the answers given to the questionnaire and allocated in the appropriate categories established a priori, we observed that the CTS approach, starting from an everyday theme, made possible through the use of images, constitutes a potential resource for the teaching of optical isomery. We also observed, according to the Dual Coding Theory, that the teaching resource of the holographic pyramid stood out by enabling an approach with images. We conclude that, although technology is a very interesting resource and full of possibilities, it is still scarce in the school environment. We also highlight the potential of 3D images in teaching optical isomery, promoted by the holographic pyramid, and verify the need for a teaching focused on the "reading" of images, linked to the development of critical and creative thinking of the student. We also suggest the use of the teaching resource holographic pyramid for a future interdisciplinary work, according to the indications of the new BNCC (2018).Cirino, Marcelo MaiaSá, Marilde Beatriz ZorziCosta, Hawbertt RochaAlmeida, Milene Graciele de2024-08-23T20:04:42Z2024-08-23T20:04:42Z2022-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17293porCCE - Departamento de QuímicaPrograma de Pós-Graduação em QuímicaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina163 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-24T06:03:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-24T06:03:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de pirâmide holográfica como recurso didático para o ensino de isomeria óptica
Use of holographic pyramid as a didactic resource for teaching optical isomerism
title Utilização de pirâmide holográfica como recurso didático para o ensino de isomeria óptica
spellingShingle Utilização de pirâmide holográfica como recurso didático para o ensino de isomeria óptica
Almeida, Milene Graciele de
Pirâmide holográfica
Isomeria óptica
Teoria da dupla codificação
Ensino de química orgânica
Química orgânica - Estudo e ensino
Holografia
Ciências Exatas e da Terra - Química
Holographic pyramid
Optical isomerism
Dual coding theory
Organic chemistry teaching
Organic chemistry - Study and teaching
Holography
title_short Utilização de pirâmide holográfica como recurso didático para o ensino de isomeria óptica
title_full Utilização de pirâmide holográfica como recurso didático para o ensino de isomeria óptica
title_fullStr Utilização de pirâmide holográfica como recurso didático para o ensino de isomeria óptica
title_full_unstemmed Utilização de pirâmide holográfica como recurso didático para o ensino de isomeria óptica
title_sort Utilização de pirâmide holográfica como recurso didático para o ensino de isomeria óptica
author Almeida, Milene Graciele de
author_facet Almeida, Milene Graciele de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cirino, Marcelo Maia
Sá, Marilde Beatriz Zorzi
Costa, Hawbertt Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Milene Graciele de
dc.subject.por.fl_str_mv Pirâmide holográfica
Isomeria óptica
Teoria da dupla codificação
Ensino de química orgânica
Química orgânica - Estudo e ensino
Holografia
Ciências Exatas e da Terra - Química
Holographic pyramid
Optical isomerism
Dual coding theory
Organic chemistry teaching
Organic chemistry - Study and teaching
Holography
topic Pirâmide holográfica
Isomeria óptica
Teoria da dupla codificação
Ensino de química orgânica
Química orgânica - Estudo e ensino
Holografia
Ciências Exatas e da Terra - Química
Holographic pyramid
Optical isomerism
Dual coding theory
Organic chemistry teaching
Organic chemistry - Study and teaching
Holography
description Nesta pesquisa procuramos desenvolver uma proposta de aprendizado coerente com os avanços tecnológicos dos dias atuais para o conteúdo de isomeria óptica no Ensino Médio, partindo de uma sequência didática com abordagem CTS e utilizando o recurso didático tecnológico da “pirâmide holográfica”, como possível recurso didático facilitador para o ensino. Assim, entre os objetivos, destacamos o desenvolvimento dos conceitos sobre isomeria óptica, utilizando a cloroquina e a hidroxicloroquina numa proposta CTS para alunos do Ensino Médio de um colégio da rede pública do interior do Paraná com o intuito de investigar a contribuição do recurso didático e demonstrar a contribuição das imagens 3D para o ensino deste conteúdo. Para isso, partimos de uma pesquisa bibliográfica onde destacamos o papel das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC), das novas teorias da aprendizagem existentes e suas aplicabilidades a partir de aparatos tecnológicos e a utilização de imagens no ensino da Química, baseada na Teoria da Dupla Codificação de Allan Paivio (1971). Assim, utilizamos a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011) e a Taxonomia Digital de Bloom, adaptada em suas descrições para nos orientar no percurso metodológico e na categorização, que foi elaborada a partir de questionário no contexto de uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados, elaboramos uma sequência didática utilizando e um vídeo animado com as estruturas dos isômeros ópticos, incluindo a cloroquina e a hidroxicloroquina, para acompanhar a abordagem dos conceitos. A partir das respostas atribuídas ao questionário e alocadas nas devidas categorias estabelecidas a priori, observamos que a abordagem CTS, partindo de um tema do cotidiano, possibilitado a partir do uso de imagens se constitui em um recurso potencial para o ensino da isomeria óptica. Observamos ainda, sob o olhar da Teoria da Dupla Codificação que o recurso didático da pirâmide holográfica se destacou ao possibilitar uma abordagem com imagens. Concluímos assim, que embora a tecnologia seja um recurso muito interessante e cheio de possibilidades, ainda é escassa no ambiente escolar. Destacamos ainda, a potencialidade das imagens 3D no ensino da isomeria óptica, promovida a partir da pirâmide holográfica e verificamos a necessidade de um ensino voltado para a “leitura” de imagens, articulado ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo do aluno. Sugerimos ainda, a utilização do recurso didático pirâmide holográfica para um futuro trabalho interdisciplinar, de acordo com as indicações da nova BNCC (2018).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-03
2024-08-23T20:04:42Z
2024-08-23T20:04:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17293
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Química
Programa de Pós-Graduação em Química
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
163 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823269273993216