Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8646 |
Resumo: | Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) abrem espaço para muitas possibilidades educacionais, assim como propiciam condições para práticas sociais negativas que são vivenciadas por muitos estudantes Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar a possível relação entre o cyberbullying e a motivação dos estudantes para fazer uso das TDIC em contexto de estudo Participaram deste estudo 822 alunos dos ensinos médio e universitário, matriculados em escolas/universidades públicas ou privadas, dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul Para a coleta de dados foram elaborados dois instrumentos direcionados à mensuração do cyberbullying e à avaliação da motivação dos alunos para utilizar as TDIC para estudar Com relação aos referidos instrumentos, foram realizadas análises para averiguar as validades de conteúdo e de semântica Os dados coletados com estudantes, a partir da aplicação dos instrumentos mencionados, foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais) e inferencial (análises fatoriais exploratória e confirmatória; correlação de Pearson; análise de regressão linear e testes de diferenças, como ANOVA e t Student) A análise exploratória evidenciou bom índices de consistência interna para as dimensões das escalas propostas, ou seja, tanto para Escala de Motivação para Aprender com o uso das TDIC (EMA-TDIC) como para Escala de Avaliação do Cyberbullying (EAC) Submeteu-se, ainda, a EAC à análise confirmatória que comprovou as propriedades psicométricas do modelo estruturado na análise exploratória Foi possível constatar que ambas as escalas podem atuar como medidas válidas e confiáveis para mensuração dos construtos investigados Averiguou-se que os estudantes dos ensinos médio e superior, em sua maioria, se compreendem autonomamente motivados para fazer uso das tecnologias on-line Entretanto, observou-se também que a qualidade motivacional do aluno para aprender com as TDIC pode ser comprometida se esse estudante se perceber envolvido com algum tipo de agressão mediada por esses recursos, ou seja, pelo cyberbullying Ainda que a maior parte dos estudantes não tenha se identificado com esse tipo de violência, revela-se preocupante a quantidade considerável de alunos do ensino médio que se reconheceu com um ou mais papéis exercidos no bullying virtual Considera-se que os resultados alcançados com este estudo sejam relevantes para os profissionais que atuam na área educacional trazendo conhecimentos sobre as relações que se estabelecem entre os estudantes e as tecnologias digitais Espera-se que tais conhecimentos possam favorecer ações destinadas a ensinar os estudantes a utilizar as TDIC de forma responsável, crítica, criativa e produtiva, distanciando-os do uso desses recursos em práticas sociais destrutivas para si e os demais |
id |
UEL_6ba76a219dc548c83de2eca25f5ab296 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8646 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprenderEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasMotivação na educaçãoAssédio virtualInternet na educaçãoMotivation in educationCyberbullyingInternet in educationEducation - BrazilResumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) abrem espaço para muitas possibilidades educacionais, assim como propiciam condições para práticas sociais negativas que são vivenciadas por muitos estudantes Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar a possível relação entre o cyberbullying e a motivação dos estudantes para fazer uso das TDIC em contexto de estudo Participaram deste estudo 822 alunos dos ensinos médio e universitário, matriculados em escolas/universidades públicas ou privadas, dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul Para a coleta de dados foram elaborados dois instrumentos direcionados à mensuração do cyberbullying e à avaliação da motivação dos alunos para utilizar as TDIC para estudar Com relação aos referidos instrumentos, foram realizadas análises para averiguar as validades de conteúdo e de semântica Os dados coletados com estudantes, a partir da aplicação dos instrumentos mencionados, foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais) e inferencial (análises fatoriais exploratória e confirmatória; correlação de Pearson; análise de regressão linear e testes de diferenças, como ANOVA e t Student) A análise exploratória evidenciou bom índices de consistência interna para as dimensões das escalas propostas, ou seja, tanto para Escala de Motivação para Aprender com o uso das TDIC (EMA-TDIC) como para Escala de Avaliação do Cyberbullying (EAC) Submeteu-se, ainda, a EAC à análise confirmatória que comprovou as propriedades psicométricas do modelo estruturado na análise exploratória Foi possível constatar que ambas as escalas podem atuar como medidas válidas e confiáveis para mensuração dos construtos investigados Averiguou-se que os estudantes dos ensinos médio e superior, em sua maioria, se compreendem autonomamente motivados para fazer uso das tecnologias on-line Entretanto, observou-se também que a qualidade motivacional do aluno para aprender com as TDIC pode ser comprometida se esse estudante se perceber envolvido com algum tipo de agressão mediada por esses recursos, ou seja, pelo cyberbullying Ainda que a maior parte dos estudantes não tenha se identificado com esse tipo de violência, revela-se preocupante a quantidade considerável de alunos do ensino médio que se reconheceu com um ou mais papéis exercidos no bullying virtual Considera-se que os resultados alcançados com este estudo sejam relevantes para os profissionais que atuam na área educacional trazendo conhecimentos sobre as relações que se estabelecem entre os estudantes e as tecnologias digitais Espera-se que tais conhecimentos possam favorecer ações destinadas a ensinar os estudantes a utilizar as TDIC de forma responsável, crítica, criativa e produtiva, distanciando-os do uso desses recursos em práticas sociais destrutivas para si e os demaisTese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The digital information and communication Technologies (DICT) open space to many educational possibilities, as they provide conditions for negative social practices which are faced by several students This research has as its goal to investigate the possible relation between cyberbullying and student’s motivation to use the DICT in a study context 822 high school and university students participated of this study They were all enrolled in public or private school/universities of Parana State, São Paulo e Mato Grosso do Sul To acquire the data, two instruments were elaborated in order to measure cyberbullying and the evaluation of the motivation of the students to use the DICT to study The data which the students provided, from the application of the instruments, underwent some statistical descriptive analysis (averages and standard deviation, and percentual indexes) and inferential (exploratory, factor and confirmatory analysis; Pearson correlation; linear regression analysis and tests of difference, like ANOVA and t-Student) The exploratory analysis showed good internal consistency indexes for the proposed scale dimensions, that is, for both the ICDT Motivation Scale (EMA-TDIC) and the Cyberbullying Rating Scale (EAC) EAC was also submitted to confirmatory analysis that proved the psychometric properties of the structured model in the exploratory analysis It was found that both scales can act as valid and reliable measures to measure the investigated constructs It was observed that high school students and university students, in general, understand autonomously are motivated to use the on-line technologies However, it was also observed that the motivational quality of this student to learn with DICT can be damaged if this student realizes they are involved in any kind of aggression due to these resources, that is, by cyberbullying Even though, most students do not identify with this type of violence, a considerable quantity is revelled to be really worrying in high school In this case it was recognised as one or more roles in virtual bullying The results were relevant to professional who work in educational area bringing some knowledge about the relations between students and the digital technologies It is hoped that such knowledge could favour some actions intending to teach students to use DICT in a responsible, critical, creative and productive way They should distance themselves of these resources in destructive and negative social practices among themselves and the othersOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Bzuneck, José AloyseoRufini, Sueli ÉdiSantos, Acácia Aparecida Angeli dosBoruchovitch, EvelyBeluce, Andrea Carvalho2024-05-01T11:39:33Z2024-05-01T11:39:33Z2019.0022.11.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8646porDoutoradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprender |
title |
Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprender |
spellingShingle |
Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprender Beluce, Andrea Carvalho Educação Efeito das inovações tecnológicas Motivação na educação Assédio virtual Internet na educação Motivation in education Cyberbullying Internet in education Education - Brazil |
title_short |
Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprender |
title_full |
Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprender |
title_fullStr |
Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprender |
title_full_unstemmed |
Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprender |
title_sort |
Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprender |
author |
Beluce, Andrea Carvalho |
author_facet |
Beluce, Andrea Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Katya Luciane de [Orientador] Bzuneck, José Aloyseo Rufini, Sueli Édi Santos, Acácia Aparecida Angeli dos Boruchovitch, Evely |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beluce, Andrea Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Efeito das inovações tecnológicas Motivação na educação Assédio virtual Internet na educação Motivation in education Cyberbullying Internet in education Education - Brazil |
topic |
Educação Efeito das inovações tecnológicas Motivação na educação Assédio virtual Internet na educação Motivation in education Cyberbullying Internet in education Education - Brazil |
description |
Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) abrem espaço para muitas possibilidades educacionais, assim como propiciam condições para práticas sociais negativas que são vivenciadas por muitos estudantes Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar a possível relação entre o cyberbullying e a motivação dos estudantes para fazer uso das TDIC em contexto de estudo Participaram deste estudo 822 alunos dos ensinos médio e universitário, matriculados em escolas/universidades públicas ou privadas, dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul Para a coleta de dados foram elaborados dois instrumentos direcionados à mensuração do cyberbullying e à avaliação da motivação dos alunos para utilizar as TDIC para estudar Com relação aos referidos instrumentos, foram realizadas análises para averiguar as validades de conteúdo e de semântica Os dados coletados com estudantes, a partir da aplicação dos instrumentos mencionados, foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais) e inferencial (análises fatoriais exploratória e confirmatória; correlação de Pearson; análise de regressão linear e testes de diferenças, como ANOVA e t Student) A análise exploratória evidenciou bom índices de consistência interna para as dimensões das escalas propostas, ou seja, tanto para Escala de Motivação para Aprender com o uso das TDIC (EMA-TDIC) como para Escala de Avaliação do Cyberbullying (EAC) Submeteu-se, ainda, a EAC à análise confirmatória que comprovou as propriedades psicométricas do modelo estruturado na análise exploratória Foi possível constatar que ambas as escalas podem atuar como medidas válidas e confiáveis para mensuração dos construtos investigados Averiguou-se que os estudantes dos ensinos médio e superior, em sua maioria, se compreendem autonomamente motivados para fazer uso das tecnologias on-line Entretanto, observou-se também que a qualidade motivacional do aluno para aprender com as TDIC pode ser comprometida se esse estudante se perceber envolvido com algum tipo de agressão mediada por esses recursos, ou seja, pelo cyberbullying Ainda que a maior parte dos estudantes não tenha se identificado com esse tipo de violência, revela-se preocupante a quantidade considerável de alunos do ensino médio que se reconheceu com um ou mais papéis exercidos no bullying virtual Considera-se que os resultados alcançados com este estudo sejam relevantes para os profissionais que atuam na área educacional trazendo conhecimentos sobre as relações que se estabelecem entre os estudantes e as tecnologias digitais Espera-se que tais conhecimentos possam favorecer ações destinadas a ensinar os estudantes a utilizar as TDIC de forma responsável, crítica, criativa e produtiva, distanciando-os do uso desses recursos em práticas sociais destrutivas para si e os demais |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019.00 2024-05-01T11:39:33Z 2024-05-01T11:39:33Z 22.11.2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8646 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823242234363904 |