Jogo de regra e sua associação com os estilos intelectuais e a motivação para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roberta Rosseti Flor da Rosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9365
Resumo: Resumo: O estudo sobre o jogo de regra, os estilos intelectuais e a motivação para aprender se faz necessário para a contribuição tanto para o trabalho pedagógico do professor quanto para avaliar o desempenho em aprendizagem do aluno O objetivo do presente estudo foi buscar relações entre jogos de regras, estilos intelectuais e a qualidade motivacional em alunos do Ensino Fundamental I Os objetivos específicos foram: verificar os estilos intelectuais e a qualidade motivacional de alunos do Ensino Fundamental I; descrever o desempenho no jogo de regra, bem como na tarefa subteste Cubos; buscar possíveis relações entre os escores no jogo Resta Um e o Subteste Cubos, o questionário de Continuum da Autodeterminação com Resta Um e Cubos, Estilos Intelectuais com Resta Um e Cubos em alunos do Ensino Fundamental I; analisar se a pontuação dos estilos intelectuais é capaz de prever a pontuação nos jogos de regras, na tarefa do subteste cubos e na motivação Participaram da pesquisa 156 crianças do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental I, de escolas pública e privada Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Estilos de Pensamento (TSI-R2), Questionário de Continuum da Autodeterminação, o Subteste Cubos e o jogo de regra Resta Um Todos os instrumentos foram aplicados de forma coletiva, sendo o Subteste Cubos e o jogo Resta Um aplicados somente em uma parte da amostra (n= 48) A pesquisa envolveu a mensuração e comparação dos dados coletados por meio de análises estatísticas descritiva e inferencial e foi caracterizada como uma pesquisa do tipo descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional Os resultados evidenciaram que os alunos do Ensino Fundamental I apresentaram o estilo local predominante, por serem mais concretos e com dificuldade para realizar tarefas abstratas Os resultados foram obtidos por meio da análise descritiva do instrumento visando investigar evidências de validade do TSI-R2 Em relação ao Questionário de Continuum da Autodeterminação, os alunos apresentaram elevada qualidade motivacional para aprender É possível afirmar que a maioria das crianças do Ensino Fundamental I apresentou o nível mais elevado da motivação por regulação identificada e motivação intrínseca Quanto ao desempenho no jogo de regra Resta Um e na tarefa subteste Cubos, é possível perceber que os alunos demonstraram bom desempenho Para encontrar possíveis relações entre o jogo Resta Um e o Subteste Cubos, o questionário de Continuum da Autodeterminação com Resta Um e Cubos, Estilos Intelectuais com Resta Um e Cubos, utilizou-se a correlação de Pearson Foram encontradas correlações entre o jogo Resta Um com o subteste Cubos, mas não foram encontradas correlações entre o questionário de Continuum da Autodeterminação com Resta Um e Cubos Quanto aos estilos, foram encontradas correlações entre o estilo local com o subteste Cubos Verificou-se ainda que a pontuação dos estilos intelectuais não prevê a pontuação obtida no jogo de regra Resta Um, tampouco na motivação para aprender A discussão dos dados foi feita visando problematizar os resultados encontrados, apontando para a necessidade de novos estudos que possam investigar as variáveis nesse tipo de amostra
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analisar se a pontuação dos estilos intelectuais é capaz de prever a pontuação nos jogos de regras, na tarefa do subteste cubos e na motivação Participaram da pesquisa 156 crianças do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental I, de escolas pública e privada Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Estilos de Pensamento (TSI-R2), Questionário de Continuum da Autodeterminação, o Subteste Cubos e o jogo de regra Resta Um Todos os instrumentos foram aplicados de forma coletiva, sendo o Subteste Cubos e o jogo Resta Um aplicados somente em uma parte da amostra (n= 48) A pesquisa envolveu a mensuração e comparação dos dados coletados por meio de análises estatísticas descritiva e inferencial e foi caracterizada como uma pesquisa do tipo descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional Os resultados evidenciaram que os alunos do Ensino Fundamental I apresentaram o estilo local predominante, por serem mais concretos e com dificuldade para realizar tarefas abstratas Os resultados foram obtidos por meio da análise descritiva do instrumento visando investigar evidências de validade do TSI-R2 Em relação ao Questionário de Continuum da Autodeterminação, os alunos apresentaram elevada qualidade motivacional para aprender É possível afirmar que a maioria das crianças do Ensino Fundamental I apresentou o nível mais elevado da motivação por regulação identificada e motivação intrínseca Quanto ao desempenho no jogo de regra Resta Um e na tarefa subteste Cubos, é possível perceber que os alunos demonstraram bom desempenho Para encontrar possíveis relações entre o jogo Resta Um e o Subteste Cubos, o questionário de Continuum da Autodeterminação com Resta Um e Cubos, Estilos Intelectuais com Resta Um e Cubos, utilizou-se a correlação de Pearson Foram encontradas correlações entre o jogo Resta Um com o subteste Cubos, mas não foram encontradas correlações entre o questionário de Continuum da Autodeterminação com Resta Um e Cubos Quanto aos estilos, foram encontradas correlações entre o estilo local com o subteste Cubos Verificou-se ainda que a pontuação dos estilos intelectuais não prevê a pontuação obtida no jogo de regra Resta Um, tampouco na motivação para aprender A discussão dos dados foi feita visando problematizar os resultados encontrados, apontando para a necessidade de novos estudos que possam investigar as variáveis nesse tipo de amostraDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The study of the rule game, the intellectual styles and the motivation to learn is necessary for the contribution to both the teacher's pedagogical work and to evaluate the student's learning performance The aim of the present study was to search for relationships between rule games, intellectual styles and motivational quality in elementary school students The specific objectives were: to verify the intellectual styles and motivational quality of elementary school students I; describe performance in the rule game as well as in the Cubes subtest task; search for possible relationships between the scores in the game Resta One and the Cubes Subtest, the Self-Determination Continuum questionnaire with Resta One and Cubes, Intellectual Styles with Resta One and Cubes in elementary school students I; analyze whether intellectual style scoring can predict scoring in rule games, the cube subtest task, and motivation A total of 156 children from 2nd to 5th grade of elementary school I, from public and private schools participated in the research The instruments used were the Thinking Styles Inventory (TSI-R2), Self-Determination Continuum Questionnaire, the Cubes Subtest and the Resta One rule game All instruments were applied collectively, the Cubes Subtest and the Resta game One applied only to one part of the sample (n = 48) The research involved the measurement and comparison of the data collected through descriptive and inferential statistical analysis and was characterized as a descriptive research with survey and correlational designs The results showed that the students of Elementary School I presented the predominant local style, being more concrete and with difficulty to perform abstract tasks The results were obtained through descriptive analysis of the instrument to investigate evidence of validity of the TSI-R2 Regarding the Self-Determination Continuum Questionnaire, the students presented high motivational quality to learn It can be said that the majority of children in Elementary School I had the highest level of motivation for identified regulation and intrinsic motivation As for the performance in the Resta One rule game and the Cubes subtest task, you can see that the students showed good performance To find possible relationships between the Resta One game and the Cubes subtest, the Self-Determination Continuum questionnaire with Resta One and Cubes, Intellectual Styles with Resta One and Cubes, Pearson correlation was used Correlations were found between the game Resta One and the Cubes subtest, but no correlations were found between the Self-Determination Continuum questionnaire with Resta One and Cubes Regarding styles, correlations were found between the local style and the Cubes subtest It was also found that the scoring of intellectual styles does not predict the score obtained in the rule game Resta One, nor in the motivation to learn The discussion of the data was made aiming to problematize the results, pointing to the need for further studies that can investigate the variables in this type of sampleOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Bzuneck, José AloyseoLima, Thatiana Helena deSantos, Roberta Rosseti Flor da Rosa2024-05-01T11:54:55Z2024-05-01T11:54:55Z2019.0030.10.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9365porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:50:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9365Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:50:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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