Descrição e planejamento do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9718 |
Resumo: | Resumo: Apesar de haver consenso entre as definições analítico-comportamentais no sentido de compreender o empatizar como comportamento operante abrangente, observa-se que ainda há lacunas na sistematização dos comportamentos pré-requisito requeridos para o desenvolvimento desse comportamento e passíveis de serem ensinados por meio do arranjo adequado de contingências O presente trabalho é composto por dois estudos O primeiro sistematizou os comportamentos pré-requisito de empatizar a partir do grau de abrangência desses comportamentos Com base em definições de empatia e na decomposição desenvolvida por Vettorazzi et al (25), elaborou-se um mapa de decomposição e sequenciamento de ensino do comportamento abrangente Empatizar Como resultado, identificaram-se 46 comportamentos pré-requisito, distribuídos em dois conjuntos relativos a: avaliar a situação presente e expressar-se verbal e não-verbalmente conforme essa avaliação Isso possibilitou operacionalizar um conceito mais abrangente e preciso de empatizar e poderá embasar o desenvolvimento de programas de ensino para diferentes públicos-alvo O segundo estudo objetivou desenvolver um jogo cooperativo analógico (Kahala) para o ensino dos comportamentos pré-requisito do empatizar a crianças Os comportamentos-objetivo de ensino foram selecionados com base no mapa de decomposição do comportamento de empatizar O jogo Kahala se passa em um mundo pós-apocalíptico, no qual os jogadores precisam compartilhar recursos e contribuir reciprocamente para manutenção dos níveis de nutrição, saúde e confiabilidade, de modo que ambos cheguem juntos ao bunker situado ao final do tabuleiro As cartas de ensino foram elaboradas de modo a estabelecer ocasião para que o jogador emita os comportamentos-objetivo Apesar da relevância do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar para crianças, ainda são escassos programas de ensino e ferramentas para o desenvolvimento desses comportamentos O desenvolvimento do jogo Kahala foi pautado nos princípios propostos pela Análise do Comportamento para programação de condições para desenvolvimento de comportamentos Esse jogo pode viabilizar o ensino lúdico desses comportamentos tanto em contexto intraconsultório quanto extraconsultório |
id |
UEL_6c1c8ce049b4926479d7ca571be5721d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9718 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Descrição e planejamento do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizarAnálise do comportamentoEmpatiaDesenvolvimento de comportamentosJogos educativosBehavioral analysisEmpathyBehaviors developmentEducational gamesResumo: Apesar de haver consenso entre as definições analítico-comportamentais no sentido de compreender o empatizar como comportamento operante abrangente, observa-se que ainda há lacunas na sistematização dos comportamentos pré-requisito requeridos para o desenvolvimento desse comportamento e passíveis de serem ensinados por meio do arranjo adequado de contingências O presente trabalho é composto por dois estudos O primeiro sistematizou os comportamentos pré-requisito de empatizar a partir do grau de abrangência desses comportamentos Com base em definições de empatia e na decomposição desenvolvida por Vettorazzi et al (25), elaborou-se um mapa de decomposição e sequenciamento de ensino do comportamento abrangente Empatizar Como resultado, identificaram-se 46 comportamentos pré-requisito, distribuídos em dois conjuntos relativos a: avaliar a situação presente e expressar-se verbal e não-verbalmente conforme essa avaliação Isso possibilitou operacionalizar um conceito mais abrangente e preciso de empatizar e poderá embasar o desenvolvimento de programas de ensino para diferentes públicos-alvo O segundo estudo objetivou desenvolver um jogo cooperativo analógico (Kahala) para o ensino dos comportamentos pré-requisito do empatizar a crianças Os comportamentos-objetivo de ensino foram selecionados com base no mapa de decomposição do comportamento de empatizar O jogo Kahala se passa em um mundo pós-apocalíptico, no qual os jogadores precisam compartilhar recursos e contribuir reciprocamente para manutenção dos níveis de nutrição, saúde e confiabilidade, de modo que ambos cheguem juntos ao bunker situado ao final do tabuleiro As cartas de ensino foram elaboradas de modo a estabelecer ocasião para que o jogador emita os comportamentos-objetivo Apesar da relevância do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar para crianças, ainda são escassos programas de ensino e ferramentas para o desenvolvimento desses comportamentos O desenvolvimento do jogo Kahala foi pautado nos princípios propostos pela Análise do Comportamento para programação de condições para desenvolvimento de comportamentos Esse jogo pode viabilizar o ensino lúdico desses comportamentos tanto em contexto intraconsultório quanto extraconsultórioDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Although there is a consensus between the analytical-behavioral definitions in order to understand empathizing as broad operant behavior, it is observed that there are still gaps in the systematization of the prerequisite behaviors required for the development of this behavior and that can be taught through the appropriate contingency arrangement The present work consists of two studies The first systematized the prerequisite behaviors of empathize based on the degree of coverage of these behaviors Based on the definitions of empathy and on the decomposition developed by Vettorazzi et al (25), a decomposition map and sequencing of teaching the broad behavior Empathize was developed As a result, 46 prerequisite behaviors were identified, distributed in two sets relating to: assessing the present situation and expressing oneself verbally and non-verbally according to this assessment This allow us to present the operationalization of a wide-ranging and accurate concept of empathizing and could support the development of educational programs for different target audiences The second study aimed to develop an analog cooperative game (Kahala) for teaching the prerequisite behaviors of empathizing to children The objective teaching behaviors were selected based on the decomposition map of the empathizing behavior The Kahala game takes place in a post-apocalyptic world, in which players need to share resources and contribute reciprocally to maintain levels of nutrition, health and sociability, so that both arrive together at the bunker located at the end of the board The teaching cards were designed to establish an occasion for the player to issue the target behaviors Despite the relevance of teaching prerequisite empathizing behaviors to children, teaching programs and tools for developing these behaviors are still scarce The development of the Kahala game was based on the principles proposed by Behavior Analysis for programming conditions for developing behaviors This game can enable the playful teaching of these behaviors in both intra- and extra-consultative contextsGil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador]Murari, Silvia CristianeFaleiros, Pedro BordiniPinto, Patricia Eiterer Souza2024-05-01T12:10:00Z2024-05-01T12:10:00Z2021.0009.02.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9718porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descrição e planejamento do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar |
title |
Descrição e planejamento do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar |
spellingShingle |
Descrição e planejamento do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar Pinto, Patricia Eiterer Souza Análise do comportamento Empatia Desenvolvimento de comportamentos Jogos educativos Behavioral analysis Empathy Behaviors development Educational games |
title_short |
Descrição e planejamento do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar |
title_full |
Descrição e planejamento do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar |
title_fullStr |
Descrição e planejamento do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar |
title_full_unstemmed |
Descrição e planejamento do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar |
title_sort |
Descrição e planejamento do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar |
author |
Pinto, Patricia Eiterer Souza |
author_facet |
Pinto, Patricia Eiterer Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador] Murari, Silvia Cristiane Faleiros, Pedro Bordini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Patricia Eiterer Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do comportamento Empatia Desenvolvimento de comportamentos Jogos educativos Behavioral analysis Empathy Behaviors development Educational games |
topic |
Análise do comportamento Empatia Desenvolvimento de comportamentos Jogos educativos Behavioral analysis Empathy Behaviors development Educational games |
description |
Resumo: Apesar de haver consenso entre as definições analítico-comportamentais no sentido de compreender o empatizar como comportamento operante abrangente, observa-se que ainda há lacunas na sistematização dos comportamentos pré-requisito requeridos para o desenvolvimento desse comportamento e passíveis de serem ensinados por meio do arranjo adequado de contingências O presente trabalho é composto por dois estudos O primeiro sistematizou os comportamentos pré-requisito de empatizar a partir do grau de abrangência desses comportamentos Com base em definições de empatia e na decomposição desenvolvida por Vettorazzi et al (25), elaborou-se um mapa de decomposição e sequenciamento de ensino do comportamento abrangente Empatizar Como resultado, identificaram-se 46 comportamentos pré-requisito, distribuídos em dois conjuntos relativos a: avaliar a situação presente e expressar-se verbal e não-verbalmente conforme essa avaliação Isso possibilitou operacionalizar um conceito mais abrangente e preciso de empatizar e poderá embasar o desenvolvimento de programas de ensino para diferentes públicos-alvo O segundo estudo objetivou desenvolver um jogo cooperativo analógico (Kahala) para o ensino dos comportamentos pré-requisito do empatizar a crianças Os comportamentos-objetivo de ensino foram selecionados com base no mapa de decomposição do comportamento de empatizar O jogo Kahala se passa em um mundo pós-apocalíptico, no qual os jogadores precisam compartilhar recursos e contribuir reciprocamente para manutenção dos níveis de nutrição, saúde e confiabilidade, de modo que ambos cheguem juntos ao bunker situado ao final do tabuleiro As cartas de ensino foram elaboradas de modo a estabelecer ocasião para que o jogador emita os comportamentos-objetivo Apesar da relevância do ensino de comportamentos pré-requisito do empatizar para crianças, ainda são escassos programas de ensino e ferramentas para o desenvolvimento desses comportamentos O desenvolvimento do jogo Kahala foi pautado nos princípios propostos pela Análise do Comportamento para programação de condições para desenvolvimento de comportamentos Esse jogo pode viabilizar o ensino lúdico desses comportamentos tanto em contexto intraconsultório quanto extraconsultório |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
09.02.2021 2021.00 2024-05-01T12:10:00Z 2024-05-01T12:10:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9718 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Análise do Comportamento Centro de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823301254512640 |