"Dimdim : negociando & brincando" no ensino de habilidades monetárias a pré-escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8869 |
Resumo: | Resumo: Historicamente a Matemática surge de observações da natureza, da necessidade prática do homem no trabalho e de suas relações sociais Apesar de intrinsecamente ligada ao nosso cotidiano, o ensino da Matemática, atualmente, consiste na aplicação de regras e expressões desvinculadas do contexto prático O modelo de equivalência de estímulos trouxe grandes avanços para o entendimento de comportamento simbólico, em especial, leitura, escrita e matemática Isso porque esse propõe que, quando duas relações entre estímulos são ensinadas, com um elemento comum entre elas, novas relações não diretamente ensinadas emergem, carcterizando-se numa estratégia eficiente de ensino Pesquisas sugerem, ainda, que o uso de jogos educativos podem auxiliar no ensino de relações condicionais Com base no exposto, a presente pesquisa teve como objetivo invetigar os efeitos do uso do jogo DimDim: Negociando & Brincando! sobre o desempenho de pré-escolares nas atividades de manejo de dinheiro A pesquisa foi realizada com cinco participantes, com 5 anos de idade O procedimento foi composto de três etapas: pré-teste, intervenção e sondas O pré-teste visou avaliar as habilidades dos participantes referentes à identificação de cédulas e moedas, relação entre o valor falado e as cédulas/moedas, relação entre o valor impresso e as cédulas/moedas, composição dos valores a partir das cédulas e/ou moedas e operações de soma e subtração A intervenção consistiu em 1 sessões de aplicação do jogo entre o experimentador e o participante Ao longo da intervenção sondas verificaram se houve alteração no desempenho da criança e, ao término dessa etapa, foi realizado um pós-teste semelhante, em estrutura, ao pré-teste Os resultados indicam que o jogo pode auxiliar no ensino das atividades de identificação de cédulas/moedas, na relação entre o valor falado e as cédulas/moedas, a relação entre valor impresso e as cédulas/moedas, operações de soma e composição de valores (CRMTS de adição) As verbalizações dos participantes apontam que o jogo promove um aumento no interesse das atividades de manejo de dinheiro, bem como confirmam a aceitação em relação ao instrumento Outro ponto de destaque consiste em ser o uso do jogo uma estratégia diferenciada e divertida de ensino, uma vez que o mesmo promove o engajamento dos participantes na atividade e com poucas sessões de intervenção, observa-se aumento nos comportamentos de manejo de dinheiro citados acima Enfatiza-se que o jogo encontra-se em fase de construção Assim, esta pesquisa permitiu ampliar os resultados dos estudos anteriores, fornecendo mais dados para a compreensão do material desenvolvido (jogo) e indicando que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta adicional no ensino de relações condicionais |
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"Dimdim : negociando & brincando" no ensino de habilidades monetárias a pré-escolaresAnálise do comportamentoJogos educativosHabilidades monetáriasBehavioral analysisEducational gamesResumo: Historicamente a Matemática surge de observações da natureza, da necessidade prática do homem no trabalho e de suas relações sociais Apesar de intrinsecamente ligada ao nosso cotidiano, o ensino da Matemática, atualmente, consiste na aplicação de regras e expressões desvinculadas do contexto prático O modelo de equivalência de estímulos trouxe grandes avanços para o entendimento de comportamento simbólico, em especial, leitura, escrita e matemática Isso porque esse propõe que, quando duas relações entre estímulos são ensinadas, com um elemento comum entre elas, novas relações não diretamente ensinadas emergem, carcterizando-se numa estratégia eficiente de ensino Pesquisas sugerem, ainda, que o uso de jogos educativos podem auxiliar no ensino de relações condicionais Com base no exposto, a presente pesquisa teve como objetivo invetigar os efeitos do uso do jogo DimDim: Negociando & Brincando! sobre o desempenho de pré-escolares nas atividades de manejo de dinheiro A pesquisa foi realizada com cinco participantes, com 5 anos de idade O procedimento foi composto de três etapas: pré-teste, intervenção e sondas O pré-teste visou avaliar as habilidades dos participantes referentes à identificação de cédulas e moedas, relação entre o valor falado e as cédulas/moedas, relação entre o valor impresso e as cédulas/moedas, composição dos valores a partir das cédulas e/ou moedas e operações de soma e subtração A intervenção consistiu em 1 sessões de aplicação do jogo entre o experimentador e o participante Ao longo da intervenção sondas verificaram se houve alteração no desempenho da criança e, ao término dessa etapa, foi realizado um pós-teste semelhante, em estrutura, ao pré-teste Os resultados indicam que o jogo pode auxiliar no ensino das atividades de identificação de cédulas/moedas, na relação entre o valor falado e as cédulas/moedas, a relação entre valor impresso e as cédulas/moedas, operações de soma e composição de valores (CRMTS de adição) As verbalizações dos participantes apontam que o jogo promove um aumento no interesse das atividades de manejo de dinheiro, bem como confirmam a aceitação em relação ao instrumento Outro ponto de destaque consiste em ser o uso do jogo uma estratégia diferenciada e divertida de ensino, uma vez que o mesmo promove o engajamento dos participantes na atividade e com poucas sessões de intervenção, observa-se aumento nos comportamentos de manejo de dinheiro citados acima Enfatiza-se que o jogo encontra-se em fase de construção Assim, esta pesquisa permitiu ampliar os resultados dos estudos anteriores, fornecendo mais dados para a compreensão do material desenvolvido (jogo) e indicando que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta adicional no ensino de relações condicionaisDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Historically, Mathematics arises from observations of nature, from men's practical need at work and their social relations Although intrinsically connected to our daily lives, the teaching of Mathematics, currently, consists in the application of rules and expressions unrelated from the practical context The stimuli equivalence model has brought great advances in the understanding of symbolic behavior, in particular, reading, writing and math skills This is because it proposes that, when two relations between stimuli are taught, with a common element between them, new relationships not directly taught emerge, characterizing an efficient strategy for education Surveys also suggest that the use of educational games can assist in teaching conditional relations Based on these facts, the present research had as its objective to investigate the effects of the use of the game DimDim: Negotiating & Playing! on the performance of pre-school children during the money handling activities The research was conducted with five participants, 5 years of age The procedure was comprised of three stages: pre-test, intervention and probes The pre-test sought to evaluate the abilities of participants regarding the identification of banknotes and coins, the relationship between the spoken value and the bills/coins, the relationship between the printed value and the bills/coins, composition of values from the bills and/or coins and adding and subtracting operations The intervention consisted of 1 application sessions of the game between the experimenter and the participant Along the intervention probes verified if there was no change in the child's performance and, at the end of this step, a post-test was carried out , similar in structure, to the pre-test The results indicate that the game can help in, the teaching of identification activities of bills/coins, the relation between the spoken value and the bills/coins, the relationship between printed value and the bills/coins, adding operations and composition of values (CRMTS of addition) The wording of participants indicate that the game promotes an increase in the interest of money handling activities, as well as confirms the acceptance in relation to the instrument Another important point is in the use of the game being a fun and distinctive strategy in education, since the same promotes the engagement of participants in the activity and with few intervention sessions, there was an increase in the behaviors of money handling above mentioned It is emphasized that the game is under the construction phase Thus, this research allowed us to expand the results of previous studies, providing more data for the understanding of the developed material (game) and indicating that the same can be used as an additional tool in the teaching of conditional relationsGil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador]Carmo, João dos SantosGallo, Alex EduardoXander, Priscila2024-05-01T11:41:03Z2024-05-01T11:41:03Z2013.0004.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8869porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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