Autoeficácia de professores de línguas estrangeiras e a Síndrome de Burnout : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazarin, Naely Iamarino Pizzi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15832
Resumo: Resumo: A Síndrome de Burnout se caracteriza como um estado de esgotamento dos recursos enérgicos pessoais do indivíduo, que advém das situações estressoras vivenciadas no ambiente de trabalho e que aparece com maior frequência em profissionais que lidam com pessoas O professor tem-se despontado como um dos profissionais que mais sofrem com a ocorrência da síndrome A presente pesquisa investigou a ocorrência da Síndrome de Burnout em 113 professores de língua estrangeira e relacionou a patologia a um constructo da Teoria Social Cognitiva, as crenças de autoeficácia (expectativas ligadas ao self que se referem a convicções pessoais quanto a dar conta de uma determinada tarefa) Foram realizadas também correlações entre os constructos investigados (Burnout e Autoeficácia) e variáveis de caracterização dos docentes Buscou-se, com este estudo exploratório, levantar dados para uma melhor compreensão dos fatores que compõem o quadro do professor com Síndrome de Burnout e, assim, contribuir com reflexões acerca dos desafios que a patologia acaba por impor à escola como um todo Os instrumentos de medida utilizados na pesquisa foram o MBI-HSS, de Maslach e Jackson (1986), para avaliar a Síndrome de Burnout, e a Escala de Eficácia do Professor, de Woolfolk e Hoy (199), para as crenças de autoeficácia A fim de obter as variáveis de caracterização, construiu-se um questionário com perguntas objetivas Os resultados da pesquisa evidenciaram correlações entre as dimensões da Síndrome de Burnout e as variáveis que compõem a autoeficácia Foi possível averiguar que os professores de línguas estrangeiras participantes da investigação não apresentaram quadro de Síndrome de Burnout e que, por sua vez, revelaram crenças de autoeficácia de moderadas a altas No que concerne às variáveis de caracterização, associaram-se às três dimensões da Síndrome de Burnout quatro variáveis: o relacionamento com a supervisão, o relacionamento com os alunos, a oportunidade de expressão e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The Burnout syndrome is characterized as a state of depletion of personal energetic resources of the individual, which comes from the experienced stressful situations in the workplace and that appears more frequently in professionals who deal with people The teacher has emerged as one of the professionals most affected by the occurrence of the syndrome This study investigated the occurrence of Burnout syndrome in 113 foreign language teachers and related pathology to a construct of Social Cognitive Theory, the beliefs of self-efficacy (expectations related to the self that refer to personal convictions as to give to a specific assignment) They were also made correlations between the investigated constructs (Burnout and Self-efficacy) and descriptive variables of teachers We tried to, with this exploratory study, to collect data for a better understanding of the factors that make up the teacher's table with Burnout Syndrome and thus contribute to reflections on the challenges that the disease ends up imposing the school as a whole Measuring instruments used in the research were the MBI-HSS, Maslach and Jackson (1986), to evaluate the Burnout Syndrome, and the Teacher Efficacy Scale, of Woolfolk and Hoy (199), for the beliefs of self-efficacy In order to get the characterization variables, it was built a questionnaire with objective questions The survey results showed correlations between dimensions of Burnout Syndrome and the variables that make up the self-efficacy It was possible to verify that the teachers of foreign languages participants of research showed no Burnout Syndrome framework and that, in turn, revealed self-efficacy beliefs of moderate to high Regarding the characterization variables, associated to the three dimensions of Burnout Syndrome, four variables: the relationship with supervision, the relationship with the students, the opportunity of expression and the balance between professional and personal lifeRufini, Sueli Édi [Orientador]Oliveira, Katya Luciane dePolydoro, Soely Aparecida JorgeCazarin, Naely Iamarino Pizzi2024-05-01T14:57:55Z2024-05-01T14:57:55Z2016.0029.07.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15832porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - 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