Tradução, adaptação cultural e evidências de validade preliminares da escala non-communicating children's pain checklist revised - NCCPC-R para uso no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ederli, Stela Faccioli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17370
Resumo: A pesquisa teve como objetivos identificar na literatura evidências sobre a avaliação da dor em crianças e adolescentes com disfunção cognitiva e traduzir, adaptar culturalmente para o português do Brasil e reunir evidências preliminares da NON-COMMUNICATING CHILDREN'S PAIN CHECKLIST REVISED- NCCPC-R. Trata-se de um estudo metodológico realizado por meio das seguintes etapas: tradução e síntese das traduções; comitê de especialistas; retrotradução; pré-teste; aplicação do instrumento na população alvo para análise das propriedades psicométricas. O estudo foi realizado entre novembro de 2019 e agosto de 2021 em uma instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes com déficit intelectual. A amostra foi composta por cuidadores e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes com déficit intelectual, com idades entre três a 18 anos, resultando em 10 participantes no pré-teste e 50 participantes na aplicação do instrumento na segunda etapa da pesquisa. Os dados foram descritos por meio de frequências absolutas e percentuais e de medidas como média, desvio-padrão, mínimo, mediana e máximo. A confiabilidade interna dos domínios e do instrumento de forma geral foi examinada por meio dos alfas de Cronbach. O percentual geral de concordância do instrumento segundo os especialistas foi de 91,0%. O escore total do instrumento variou de 9 a 55 pontos (m=26,5; DP=14,15), o que indicou que nos momentos de aplicação, as crianças estavam com dor, de acordo com a pontuação de corte de 7 pontos do instrumento original. A análise da confiabilidade apresentou um índice de consistência interna geral do instrumento satisfatório (a=0,89), o que torna o instrumento confiável. Os resultados mostraram que a versão brasileira da NCCPC -R pode ser usada por cuidadores e profissionais de maneira eficaz para avaliar a dor em pacientes não comunicantes com déficit intelectual, porém, devido a análise da confiabilidade interna, os itens 14 e 29 demonstraram não apresentar carga substancial e por isso, a necessidade de exclusão desses itens, restando 28 itens no instrumento traduzido e validado na versão final. Além disso, a quantidade de itens pode ser um fator limitante para utilização na prática.
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O estudo foi realizado entre novembro de 2019 e agosto de 2021 em uma instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes com déficit intelectual. A amostra foi composta por cuidadores e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes com déficit intelectual, com idades entre três a 18 anos, resultando em 10 participantes no pré-teste e 50 participantes na aplicação do instrumento na segunda etapa da pesquisa. Os dados foram descritos por meio de frequências absolutas e percentuais e de medidas como média, desvio-padrão, mínimo, mediana e máximo. A confiabilidade interna dos domínios e do instrumento de forma geral foi examinada por meio dos alfas de Cronbach. O percentual geral de concordância do instrumento segundo os especialistas foi de 91,0%. O escore total do instrumento variou de 9 a 55 pontos (m=26,5; DP=14,15), o que indicou que nos momentos de aplicação, as crianças estavam com dor, de acordo com a pontuação de corte de 7 pontos do instrumento original. A análise da confiabilidade apresentou um índice de consistência interna geral do instrumento satisfatório (a=0,89), o que torna o instrumento confiável. Os resultados mostraram que a versão brasileira da NCCPC -R pode ser usada por cuidadores e profissionais de maneira eficaz para avaliar a dor em pacientes não comunicantes com déficit intelectual, porém, devido a análise da confiabilidade interna, os itens 14 e 29 demonstraram não apresentar carga substancial e por isso, a necessidade de exclusão desses itens, restando 28 itens no instrumento traduzido e validado na versão final. Além disso, a quantidade de itens pode ser um fator limitante para utilização na prática.The research aimed to identify evidence in the literature on pain assessment in children and adolescents with cognitive dysfunction and translate, culturally adapt to Brazilian Portuguese and gather preliminary evidence from the NON-COMMUNICATING CHILDREN'S PAIN CHECKLIST REVISED- NCCPC-R. A methodological study carried out through the following steps: Translation and synthesis of translations; committee of judges; back translation; pre-test; application of the instrument in the target population for analysis of psychometric properties. The study was carried out between November 2019 and August 2021 in a philanthropic institution that serves children and adolescents with intellectual disabilities. The sample consisted of caregivers and/or guardians of children and adolescents with intellectual disabilities, aged between three and 18 years, resulting in 10 participants in the pre-test and 50 participants in the application of the instrument in the second stage of the research. Data were described using absolute and percentage frequencies and measures such as mean, standard deviation, minimum, median and maximum. The internal reliability of the domains and the instrument in general was examined using Cronbach's alphas. The general agreement percentage of the instrument according to the experts was 91.0%. The instrument's total score ranged from 9 to 55 points (m=26.5; DP=14.15), which indicated that at the time of application, the children were in pain, according to the cutoff score of 7 points of the original instrument. The reliability analysis showed a satisfactory overall internal consistency index of the instrument (a=0.89), which makes the instrument reliable. The results showed that Brazilian version of the NCCPC-R can be used effectively by caregivers and professionals to assess pain in non-communicating patients with intellectual deficit, however, due to the analysis of internal reliability, items 14 and 29 showed no present a substantial load and, therefore, the need to exclude these items, leaving 27 items in the instrument translated and validated in the final version. In addition, the number of items can be a limiting factor for use in practice.Tacla, Mauren Teresa Grubisich MendesNascimento, Lucila CastanheiraValenciano, Paola JaneiroRossetto, Edilaine GiovaniniGabani, Flávia LopesEderli, Stela Faccioli2024-09-02T12:57:39Z2024-09-02T12:57:39Z2022-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17370porCCS - Departamento de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina112 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T06:06:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-03T06:06:53Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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