Tecnologias e ensino de sociologia : interfaces problematizadas pelos professores no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Adriana Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15148
Resumo: Resumo: Esta Dissertação problematiza os limites e as possibilidades do uso das tecnologias como recurso didático nas aulas de Sociologia, ministradas no Ensino Médio, buscando captar as representações sociais que os docentes da disciplina, egressos do Curso de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina, possuem acerca desta temática Para tanto, foram analisados questionários de pesquisa respondidos, via e-mail, por vinte e seis professores licenciados do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina Para o desenvolvimento deste estudo foram adotados como métodos de pesquisa a hermenêutica em profundidade e a análise de conteúdo partindo das representações sociais como referencial teórico, na busca de compreender as representações sociais dos professores de Sociologia, no que diz respeito ao uso da internet e dos aparelhos celulares como recursos no processo de produção/reprodução do conhecimento, analisando, por meio de suas falas, que interfaces estabelecem entre tecnologias e ensino de Sociologia A pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo foram o conjunto de procedimentos investigativos Ao mesmo tempo, interessa-nos compreender como os professores podem utilizar as tecnologias nas aulas de Sociologia, como mediadoras na construção dos conhecimentos sociológicos por parte desses jovens Neste contexto, a escola é concebida como espaço sociocultural de produção de conhecimentos, para além da reprodução das desigualdades, na mesma direção, os meios de comunicação e as tecnologias são concebidos como espaços socioculturais de produção de conhecimentos, para além da reprodução de ideologias e da reprodução dos interesses da classe dominante Dentre os achados de pesquisa, verificou-se que para muitos professores de Sociologia a presença da internet, materializada, sobretudo nos aparelhos celulares trazidos pelos jovens para a escola, ainda representam um obstáculo que atrapalha o bom rendimento das aulas, pois pontuam a necessidade da melhoria da estrutura das escolas, a ampliação do tempo de hora-atividade para o planejamento, bem como mais acesso aos cursos de formação continuada para aprender a manuseá-los como ferramentas didáticas É nesta direção que analisamos alguns debates teóricos que entrelaçam, de modos variados, metodologias de ensino, uso das tecnologias e a formação continuada de professores Nossa hipótese é de que a internet e o celular podem servir como recursos pedagógicos na educação formal, tornando mais concreto e significativo o ensino dos conteúdos sociológicos Desta forma, verifica-se a possibilidade de uso destas ferramentas por alunos e professores, apontando tanto os avanços quanto as dificuldades enfrentadas por ambos no uso destes como recursos didáticos
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: This thesis discusses the limits and possibilities of the use of technology as a teaching resource in Sociology classes, taught in high school, trying to capture the social representations that the teachers of the course, graduates of the College of Social Sciences, the State University of Londrina, have concerning this subject To this end, questionnaires answered by e-mail, of twenty-six licensed teachers of the Course of Social Sciences, State University of Londrina survey were analyzed The overall objective focuses on the need to know, above all their social representations of teachers of Sociology, with respect to the use of the Internet and mobile devices as resources into the production / reproduction of knowledge process, analyzing, through their speeches, which provide interfaces between technology and teaching Sociology At the same time, we are interested in understanding how teachers can use technology in the Sociology classroom as mediators in the sociological construction of knowledge on the part of these young people In this context, the school is designed as a sociocultural space of knowledge production, in addition to the reproduction of inequalities, in the same direction the media and the technologies are conceived as social and cultural spaces of knowledge production, beyond the reproduction of ideologies and reproduction of dominant class interests Among the research findings, it was found that for many teachers of Sociology of internet presence, materialized, especially in cell phones brought to school by the young, still represent an obstacle that hinders good income classes because punctuate the need for improving the structure of schools, the expansion of the time-activity for planning as well as more access to continuing education courses, to learn how to handle them as teaching tools in this direction that we analyzed some theoreticians debates that intertwine in various ways, teaching methodologies, use of technologies and the continuing education of teachers Our hypothesis is that the internet and the cell phone can be used as educational resources in formal education, becoming more concrete and substantial the teaching of sociological content In this way, there is the possibility of using these tools for students and teachers, pointing advances as the difficulties faced by both in use of these tools as teaching resourcesLima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Santos, Adriana Regina de JesusSilva, Ileizi Luciana FiorelliBorges, Adriana Cristina2024-05-01T14:45:23Z2024-05-01T14:45:23Z2014.0016.12.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15148porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - 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