Telenovela e leitura : a mediação semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Ana Paula Ferreira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10635
Resumo: Resumo: Neste trabalho, aborda-se o ensino/aprendizagem da leitura em sala de aula, entre os alunos do ensino médio, e busca-se uma maneira de contribuir com a prática pedagógica, utilizando um recurso muito presente na vida dos adolescentes: a telenovela A partir da constatação de que há um descontentamento geral no que diz respeito à leitura, tal como ela tem sido desenvolvida na escola, e que os resultados de avaliações oficiais como PISA e SAEB colocam o país entre os piores do mundo quanto ao desempenho dos alunos nas atividades de compreensão escrita, justifica-se uma proposta que contribua para o incentivo à leitura, num plano mais amplo, e aumente as possibilidades de se construir e extrair sentidos dos textos no trabalho desenvolvido em sala de aula Embora a escola já tenha incorporado, há muito tempo, a leitura de textos não-verbais, inclusive no próprio livro didático de Língua Portuguesa, sabemos que há muitos equívocos na maneira de trabalhar com o texto visual e áudio-visual Pensando em motivar os alunos, a partir de práticas diversificadas, e cedendo espaço ao processo comunicativo televisivo, cada vez mais intenso e presente na vida dos brasileiros, elegemos a telenovela como objeto de estudo, a fim de que esta pudesse se tornar um material viável para futuras ações pedagógicas ligadas ao ensino de língua materna Num tempo em que se intensifica a necessidade de se ensinar a leitura de imagens na sala de aula, pensamos ter chegado a hora de conferir à telenovela um papel de destaque na educação, considerando-se a importância do texto sincrético na atualidade social e educacional do país Acreditando que cabe a nós, estudiosos envolvidos com o ensino, rotineiramente, criar novas formas de pensar e de ler o mundo, propõe-se a análise de uma telenovela de grande audiência, com o objetivo de estabelecer o rol de procedimentos narrativos e enunciativos utilizados na produção de sentidos e na persuasão do telespectador Com isso, busca-se promover o desenvolvimento de habilidades de leitura pela exploração das estruturas narrativas e discursivas presentes em telenovelas Para a análise dos capítulos selecionados, utilizou-se como instrumental teórico a semiótica de linha greimasiana
id UEL_6e011cc9ba30f3218f7334cf9af42de3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10635
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Telenovela e leitura : a mediação semióticaLíngua portuguesaEstudo e ensinoLíngua maternaEstudo e ensinoSemióticaPortuguese language - Study and teachingNative language - Study and teachingSemioticsTelevision - SemioticsResumo: Neste trabalho, aborda-se o ensino/aprendizagem da leitura em sala de aula, entre os alunos do ensino médio, e busca-se uma maneira de contribuir com a prática pedagógica, utilizando um recurso muito presente na vida dos adolescentes: a telenovela A partir da constatação de que há um descontentamento geral no que diz respeito à leitura, tal como ela tem sido desenvolvida na escola, e que os resultados de avaliações oficiais como PISA e SAEB colocam o país entre os piores do mundo quanto ao desempenho dos alunos nas atividades de compreensão escrita, justifica-se uma proposta que contribua para o incentivo à leitura, num plano mais amplo, e aumente as possibilidades de se construir e extrair sentidos dos textos no trabalho desenvolvido em sala de aula Embora a escola já tenha incorporado, há muito tempo, a leitura de textos não-verbais, inclusive no próprio livro didático de Língua Portuguesa, sabemos que há muitos equívocos na maneira de trabalhar com o texto visual e áudio-visual Pensando em motivar os alunos, a partir de práticas diversificadas, e cedendo espaço ao processo comunicativo televisivo, cada vez mais intenso e presente na vida dos brasileiros, elegemos a telenovela como objeto de estudo, a fim de que esta pudesse se tornar um material viável para futuras ações pedagógicas ligadas ao ensino de língua materna Num tempo em que se intensifica a necessidade de se ensinar a leitura de imagens na sala de aula, pensamos ter chegado a hora de conferir à telenovela um papel de destaque na educação, considerando-se a importância do texto sincrético na atualidade social e educacional do país Acreditando que cabe a nós, estudiosos envolvidos com o ensino, rotineiramente, criar novas formas de pensar e de ler o mundo, propõe-se a análise de uma telenovela de grande audiência, com o objetivo de estabelecer o rol de procedimentos narrativos e enunciativos utilizados na produção de sentidos e na persuasão do telespectador Com isso, busca-se promover o desenvolvimento de habilidades de leitura pela exploração das estruturas narrativas e discursivas presentes em telenovelas Para a análise dos capítulos selecionados, utilizou-se como instrumental teórico a semiótica de linha greimasianaDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This work approaches the reading teaching and learning in the classroom, among students from a high school, and it aims at contribute with the pedagogical practice, using one of the means known by the adolescents: the soap opera Taking in consideration that there are a disagreeing related to reading, such as the way it has been developed in the school, and the results shown in evaluations such as PISA and SAEB put the country among the worst in the world in relation to the performance of the students in writing comprehension, it justifies a proposal that contributes to reading, in a broader plan, and also rise the possibilities of building and extracting senses from the texts in activities done in the classroom Although the schools have already incorporated, a long time ago, the reading of non-verbal texts, even in the Portuguese Language books, we know that are many mistakes in the way of working with visual and audio-visual texts Thinking about motivating the students, trough different practices, and giving space to the television communicative process, more and more intense and present in Brazilian lives, we got the soap opera as an object of study, in order to become the soap opera a viable material to future pedagogical actions related to mother language teaching Today the necessity of teaching image reading is becoming bigger and bigger, we think is time to give to the soap operas an important role in education, considering the importance of the syncretic text within the social reality of the country Believing it is our role, people engages to teaching, to create new ways of thinking and reading the world, we propose the analysis of an important soap opera, with the objective of setting up the enunciative and narrative procedures used to produce the sense and the persuasion of the telespectator Using that, it aims at developing the reading abilities to explore the discursive and narrative structures in soap operas To analyze the selected chapters it was used as an instrument the Greimas’s semiotic theoryLimoli, Loredana [Orientador]Médola, Ana Sílvia Lopes DaviPerfeito, Alba MariaMendonça, Ana Paula Ferreira de2024-05-01T12:46:12Z2024-05-01T12:46:12Z2008.0003.03.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10635porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10635Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Telenovela e leitura : a mediação semiótica
title Telenovela e leitura : a mediação semiótica
spellingShingle Telenovela e leitura : a mediação semiótica
Mendonça, Ana Paula Ferreira de
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Língua materna
Estudo e ensino
Semiótica
Portuguese language - Study and teaching
Native language - Study and teaching
Semiotics
Television - Semiotics
title_short Telenovela e leitura : a mediação semiótica
title_full Telenovela e leitura : a mediação semiótica
title_fullStr Telenovela e leitura : a mediação semiótica
title_full_unstemmed Telenovela e leitura : a mediação semiótica
title_sort Telenovela e leitura : a mediação semiótica
author Mendonça, Ana Paula Ferreira de
author_facet Mendonça, Ana Paula Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Limoli, Loredana [Orientador]
Médola, Ana Sílvia Lopes Davi
Perfeito, Alba Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Ana Paula Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Estudo e ensino
Língua materna
Estudo e ensino
Semiótica
Portuguese language - Study and teaching
Native language - Study and teaching
Semiotics
Television - Semiotics
topic Língua portuguesa
Estudo e ensino
Língua materna
Estudo e ensino
Semiótica
Portuguese language - Study and teaching
Native language - Study and teaching
Semiotics
Television - Semiotics
description Resumo: Neste trabalho, aborda-se o ensino/aprendizagem da leitura em sala de aula, entre os alunos do ensino médio, e busca-se uma maneira de contribuir com a prática pedagógica, utilizando um recurso muito presente na vida dos adolescentes: a telenovela A partir da constatação de que há um descontentamento geral no que diz respeito à leitura, tal como ela tem sido desenvolvida na escola, e que os resultados de avaliações oficiais como PISA e SAEB colocam o país entre os piores do mundo quanto ao desempenho dos alunos nas atividades de compreensão escrita, justifica-se uma proposta que contribua para o incentivo à leitura, num plano mais amplo, e aumente as possibilidades de se construir e extrair sentidos dos textos no trabalho desenvolvido em sala de aula Embora a escola já tenha incorporado, há muito tempo, a leitura de textos não-verbais, inclusive no próprio livro didático de Língua Portuguesa, sabemos que há muitos equívocos na maneira de trabalhar com o texto visual e áudio-visual Pensando em motivar os alunos, a partir de práticas diversificadas, e cedendo espaço ao processo comunicativo televisivo, cada vez mais intenso e presente na vida dos brasileiros, elegemos a telenovela como objeto de estudo, a fim de que esta pudesse se tornar um material viável para futuras ações pedagógicas ligadas ao ensino de língua materna Num tempo em que se intensifica a necessidade de se ensinar a leitura de imagens na sala de aula, pensamos ter chegado a hora de conferir à telenovela um papel de destaque na educação, considerando-se a importância do texto sincrético na atualidade social e educacional do país Acreditando que cabe a nós, estudiosos envolvidos com o ensino, rotineiramente, criar novas formas de pensar e de ler o mundo, propõe-se a análise de uma telenovela de grande audiência, com o objetivo de estabelecer o rol de procedimentos narrativos e enunciativos utilizados na produção de sentidos e na persuasão do telespectador Com isso, busca-se promover o desenvolvimento de habilidades de leitura pela exploração das estruturas narrativas e discursivas presentes em telenovelas Para a análise dos capítulos selecionados, utilizou-se como instrumental teórico a semiótica de linha greimasiana
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.03.2008
2008.00
2024-05-01T12:46:12Z
2024-05-01T12:46:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10635
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823252747386880