Concepções de linguagem : gramáticas de língua portuguesa e o ensino de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Letícia Aparecida de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14407
Resumo: Resumo: O ensino de língua materna nas escolas, muitas vezes, centra-se na fixação de regras do bem falar e escrever, opondo “certo” e “errado” em língua portuguesa A heterogeneidade linguística fica em segundo plano, pois o ensino normativo sobrepõe-se ao caráter variável e sócio-historicamente constituído da língua Com a pesquisa desenvolvida, buscamos apresentar o caráter heterogêneo e variável da língua Expondo os pressupostos da Sociolinguística e da Linguística histórica procuramos demonstrar que o ensino da língua deve considerar a heterogeneidade, sem fixar-se na oposição “certo” x “errado”, conduzindo à reflexão para o aprendizado da norma culta da língua Quanto a visão de língua que prevalece no ensino investigamos as concepções de linguagem que permeavam e ainda permeiam o ensino de língua materna, a partir da análise de três gramáticas da língua portuguesa produzidas no Brasil: Grammatica portugueza (1899), Júlio Ribeiro, século XIX; Gramática normativa da língua portuguesa (1974), Rocha Lima, século XX; Gramática de usos do português (2), Neves, século XXI O trabalho está organizado da seguinte forma: primeiramente, discutimos as três concepções de linguagem que orientaram e orientam o ensino de língua materna: linguagem com expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como processo de interação Fundamentamos as discussões em estudiosos como Geraldi (1984), Perfeito (24; 25; 27), Travaglia (29) Apresentamos também três trabalhos que abordam a questão da história do ensino no Brasil, principalmente o ensino de língua materna Em seguida, fazemos uma breve exposição da história da língua portuguesa e do ensino no Brasil As discussões sobre o caráter heterogêneo da língua compõem o quarto capítulo do trabalho, fundamentamos nossas discussões em estudiosos como Camacho (1988; 26); Alkmim (26); Castilho (1998, 22, 21) Essas considerações da fundamentação teórica nos auxiliaram na composição do capítulo das análises das gramáticas Como resultado as análises demonstraram que o ensino de língua materna passou por inúmeras transformações e recebeu diversas influências no correr do tempo, alterando as concepções de ensino, levando uma prevalecer sobre a outra mas sem a total substituição da anterior
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Gramática normativa da língua portuguesa (1974), Rocha Lima, século XX; Gramática de usos do português (2), Neves, século XXI O trabalho está organizado da seguinte forma: primeiramente, discutimos as três concepções de linguagem que orientaram e orientam o ensino de língua materna: linguagem com expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como processo de interação Fundamentamos as discussões em estudiosos como Geraldi (1984), Perfeito (24; 25; 27), Travaglia (29) Apresentamos também três trabalhos que abordam a questão da história do ensino no Brasil, principalmente o ensino de língua materna Em seguida, fazemos uma breve exposição da história da língua portuguesa e do ensino no Brasil As discussões sobre o caráter heterogêneo da língua compõem o quarto capítulo do trabalho, fundamentamos nossas discussões em estudiosos como Camacho (1988; 26); Alkmim (26); Castilho (1998, 22, 21) Essas considerações da fundamentação teórica nos auxiliaram na composição do capítulo das análises das gramáticas Como resultado as análises demonstraram que o ensino de língua materna passou por inúmeras transformações e recebeu diversas influências no correr do tempo, alterando as concepções de ensino, levando uma prevalecer sobre a outra mas sem a total substituição da anteriorDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The mother tongue teaching in schools, mostly, focuses on the fixation of rules aiming at the ‘well-spoken and written’ skills, based on the opposition pairs of ‘right’ and ‘wrong’ in Portuguese language The linguistic heterogeneity is taken in a background position since the normative teaching disregards some vital language features, as: variation and social-historical variables With this research, we seek to stress the variable and heterogeneous features of the language By exposing the assumptions of Sociolinguistics and Historical Linguistics, we aim at showing that the language teaching should consider the heterogeneity, without focusing on the opposition of ‘right’ and ‘wrong’, so that such teaching can lead to a reflection upon the learning of the standard language Regarding the language view that stands out in the language teaching context, we investigated the language conceptions that have permeated the mother tongue teaching from the analyses of three Portuguese grammar studies produced in Brazil: Grammatica portugueza (1899), Júlio Ribeiro, 19th century; Gramática normative da língua portuguesa (1974), Rocha Lima, 2th century; Gramática de usos do português (2), Neves, 21st century this dissertation is organized in the following structure: firstly, we discuss about the language conceptions that have oriented the mother tongue teaching: language as expression of thought, language as communication tools and language as an interaction process It is imperative to highlight that we base our discussion on scholars as: Geraldi (1984), Perfeito (24; 25; 27), Travaglia (29) We also show three studies that approach the history of the language teaching in Brazil, especially the mother tongue one Then, we briefly discuss the history of Portuguese language and its teaching in Brazil Discussions concerning the heterogeneity or the language constitute the fourth chapter of this study; we ground our study on authors as: Camacho (1988; 26); Alkmim (26); Castilho (19988, 22, 21); Such theoretical assumptions helped us construct the analytical chapter regarding the grammar studies Results show that the mother tongue teaching has undergone several transformations and been influenced over time, altering the teaching conceptions, leading one conceptions to overlap the other, however without a complete substitution for the previous oneBaronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Aguilera, Vanderci de AndradeAntônio, Juliano DesideratoGonçalves, Letícia Aparecida de Araújo2024-05-01T14:30:56Z2024-05-01T14:30:56Z2014.002014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14407porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:04Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:04Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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