A leitura no contexto da prova de redação do vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Jussiane Inez Sansana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8992
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o papel da escola na formação do aluno-leitor-crítico, mais especificamente como lê um aluno após onze anos de escolaridade, numa situação desafiadora, ou seja, em que o contexto de produção é o momento da prova de redação do vestibular, quando são testados seus conhecimentos em leitura e escrita Através da escrita avalia a leitura de alunos com o Ensino Médio concluído, partindo das hipóteses: se o vestibulando realizou inferências durante a leitura, atribuindo novos sentidos aos já existentes, fez uma leitura polissêmica; se não foi capaz de realizar inferências ou porque não compreendeu o que leu ou porque os conhecimentos prévios constantes de sua história de leitor não contribuíram para isso, sua leitura revelou-se numa paráfrase do já dito O conceito de leitura como um processo de co-produção de sentidos, no qual o leitor vai ampliando os sentidos inicialmente compreendidos, enriquecendo-se a cada leitura realizada, fundamenta a pesquisa Analisa as produções dos alunos sem perder a referência do contexto imediato e do contexto sócio-histórico em que ocorreram, isto é, a prova de redação do vestibular de uma faculdade particular do interior do estado do Paraná, tendo como interlocutor um professor que, devido à natureza da prova, assume o papel de avaliador Por meio de redações selecionadas para análise, observa se os alunos fizeram leitura polissêmica, revelando-se co-produtores de sentido, ou leitura parafrástica, reproduzindo o já lido A análise revela a ocorrência de leitura polissêmica em 48% dos textos e de leitura parafrástica em 52% Conclui que a escola ainda tem muito a fazer quanto à formação de leitores maduros, embora o número de leitores que fizeram leitura polissêmica retrate que as transformações começam a acontecer
id UEL_6e42d237a8474369a0db797e6ecc8273
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8992
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A leitura no contexto da prova de redação do vestibularLeituraAnálise do discursoRedação escolarReadingDiscourse analysisResumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o papel da escola na formação do aluno-leitor-crítico, mais especificamente como lê um aluno após onze anos de escolaridade, numa situação desafiadora, ou seja, em que o contexto de produção é o momento da prova de redação do vestibular, quando são testados seus conhecimentos em leitura e escrita Através da escrita avalia a leitura de alunos com o Ensino Médio concluído, partindo das hipóteses: se o vestibulando realizou inferências durante a leitura, atribuindo novos sentidos aos já existentes, fez uma leitura polissêmica; se não foi capaz de realizar inferências ou porque não compreendeu o que leu ou porque os conhecimentos prévios constantes de sua história de leitor não contribuíram para isso, sua leitura revelou-se numa paráfrase do já dito O conceito de leitura como um processo de co-produção de sentidos, no qual o leitor vai ampliando os sentidos inicialmente compreendidos, enriquecendo-se a cada leitura realizada, fundamenta a pesquisa Analisa as produções dos alunos sem perder a referência do contexto imediato e do contexto sócio-histórico em que ocorreram, isto é, a prova de redação do vestibular de uma faculdade particular do interior do estado do Paraná, tendo como interlocutor um professor que, devido à natureza da prova, assume o papel de avaliador Por meio de redações selecionadas para análise, observa se os alunos fizeram leitura polissêmica, revelando-se co-produtores de sentido, ou leitura parafrástica, reproduzindo o já lido A análise revela a ocorrência de leitura polissêmica em 48% dos textos e de leitura parafrástica em 52% Conclui que a escola ainda tem muito a fazer quanto à formação de leitores maduros, embora o número de leitores que fizeram leitura polissêmica retrate que as transformações começam a acontecerDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research aims at reflecting on the role of the school in the education of the critic reader student More specifically, it is about how a student reads after eleven years in the school in a challenging situation, that is to say, one in which the production context is the moment of the writing test in the exams, when his or her knowledge of reading and writing will be tested Based on students’ writing pieces, this project evaluates the reading comprehension ability of students who concluded their high-school studies embracing two hypotheses: if the test takers made inferences during reading and thus attached new meanings to the pre-existing ones – polysemic reading; if uncapable of making inferences either due to a lack of understanding what they had read or because the background knowledge they acquired in their history as readers did not contribute to it, their reading revealed itself as a paraphrast of what they had read The concept of reading as a process of co-production of meanings, one in which the reader expands on the meanings initially derived and thus enriches the comprehension at each reading instance is the foundation of this research It analyzes the students’ productions without losing sight of the immediate and the socio-cultural contexts in which they occurred Here we refer to the college entrance exams writing test applied in a private college located in the countryside of the State of Paraná, having as an interlocutor a professor who, due to the nature of the test, takes the role of an evaluator Through the writing pieces selected for analysis, it is observed that students made both polysemic reading revealing themselves as co-producers of meaning, and paraphrastic reading, reproducing what they had read This analysis shows the occurrence of polysemic reading in 48% of the texts and paraphrastic reading in 52% Its conclusion is that there still is a lot the school must do about educating students to be mature readers, although the number of polysemic readers reveals that some transformation has started to take placeGregório, Regina Maria [Orientador]Pereira, Rony FartoPerfeito, Alba MariaPedroso, Jussiane Inez Sansana2024-05-01T11:46:10Z2024-05-01T11:46:10Z2004.0018.02.2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8992porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura no contexto da prova de redação do vestibular
title A leitura no contexto da prova de redação do vestibular
spellingShingle A leitura no contexto da prova de redação do vestibular
Pedroso, Jussiane Inez Sansana
Leitura
Análise do discurso
Redação escolar
Reading
Discourse analysis
title_short A leitura no contexto da prova de redação do vestibular
title_full A leitura no contexto da prova de redação do vestibular
title_fullStr A leitura no contexto da prova de redação do vestibular
title_full_unstemmed A leitura no contexto da prova de redação do vestibular
title_sort A leitura no contexto da prova de redação do vestibular
author Pedroso, Jussiane Inez Sansana
author_facet Pedroso, Jussiane Inez Sansana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gregório, Regina Maria [Orientador]
Pereira, Rony Farto
Perfeito, Alba Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Jussiane Inez Sansana
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Análise do discurso
Redação escolar
Reading
Discourse analysis
topic Leitura
Análise do discurso
Redação escolar
Reading
Discourse analysis
description Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o papel da escola na formação do aluno-leitor-crítico, mais especificamente como lê um aluno após onze anos de escolaridade, numa situação desafiadora, ou seja, em que o contexto de produção é o momento da prova de redação do vestibular, quando são testados seus conhecimentos em leitura e escrita Através da escrita avalia a leitura de alunos com o Ensino Médio concluído, partindo das hipóteses: se o vestibulando realizou inferências durante a leitura, atribuindo novos sentidos aos já existentes, fez uma leitura polissêmica; se não foi capaz de realizar inferências ou porque não compreendeu o que leu ou porque os conhecimentos prévios constantes de sua história de leitor não contribuíram para isso, sua leitura revelou-se numa paráfrase do já dito O conceito de leitura como um processo de co-produção de sentidos, no qual o leitor vai ampliando os sentidos inicialmente compreendidos, enriquecendo-se a cada leitura realizada, fundamenta a pesquisa Analisa as produções dos alunos sem perder a referência do contexto imediato e do contexto sócio-histórico em que ocorreram, isto é, a prova de redação do vestibular de uma faculdade particular do interior do estado do Paraná, tendo como interlocutor um professor que, devido à natureza da prova, assume o papel de avaliador Por meio de redações selecionadas para análise, observa se os alunos fizeram leitura polissêmica, revelando-se co-produtores de sentido, ou leitura parafrástica, reproduzindo o já lido A análise revela a ocorrência de leitura polissêmica em 48% dos textos e de leitura parafrástica em 52% Conclui que a escola ainda tem muito a fazer quanto à formação de leitores maduros, embora o número de leitores que fizeram leitura polissêmica retrate que as transformações começam a acontecer
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.02.2004
2004.00
2024-05-01T11:46:10Z
2024-05-01T11:46:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8992
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823246360510464