Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Gustavo Granado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17131
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação acerca da avaliação em modelagem matemática mediante dois objetivos. Primeiramente, tivemos a intenção de compreender como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década, buscando identificar os diferentes procedimentos e ferramentas utilizados nessas avaliações. Posteriormente, utilizamos os resultados desse primeiro momento com a intenção de desenvolver uma ferramenta para avaliação em modelagem matemática. Os dados dessa pesquisa foram coletados mediante a definição de critérios para a seleção de textos. As análises realizadas seguiram os encaminhamentos de uma revisão sistemática e da análise documental. Optamos por organizar o relatório da pesquisa segundo o formato multipaper, envolvendo a realização de dois artigos. No primeiro artigo, realizamos uma pesquisa de caráter inventariante visando buscar na literatura indicativos de como as práticas avaliativas em modelagem matemática vêm se caracterizando e quais os focos dessa avaliação. Os resultados desse artigo evidenciam cinco possibilidade para a avaliação em modelagem matemática e sugerem que os encaminhamentos, propósitos e focos de avaliação em modelagem matemática vêm sendo esclarecidos. No segundo artigo, objetivamos avançar os resultados identificados no artigo 1 a partir da proposta de uma ferramenta para avaliação em práticas de modelagem na sala de aula. Os resultados desse artigo sugerem que a ferramenta de avaliação proposta está bem dimensionada e é capaz de subsidiar a avaliação em modelagem matemática considerando diferentes perspectivas de modelagem na sala de aula. Por fim, concluímos que a investigação realizada no artigo 1 e 2 subsidia e complementa os objetivos dessa pesquisa, visto que identificamos, na amostra considerada no primeiro artigo, como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década e, para além de identificar ferramentas e procedimentos utilizados, evidênciamos três focos de avaliação em modelagem matemática e, também, a ferramenta de avaliação proposta se mostrou relevante e eficaz para os professores que a utilizaram para corrigir atividades de modelagem matemática desenvolvidas em diferentes níveis de escolaridade e segundo diferentes perspectivas de modelagem matemática.
id UEL_6e548b501b7dcda6b9fb9aa14c15e833
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17131
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aulaAssessment in mathematical modelling practices in the classroomEducação matemáticaModelagem matemáticaAvaliaçãoFerramenta de avaliaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationMathematical modellingAssessmentAssessment toolEsta pesquisa apresenta uma investigação acerca da avaliação em modelagem matemática mediante dois objetivos. Primeiramente, tivemos a intenção de compreender como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década, buscando identificar os diferentes procedimentos e ferramentas utilizados nessas avaliações. Posteriormente, utilizamos os resultados desse primeiro momento com a intenção de desenvolver uma ferramenta para avaliação em modelagem matemática. Os dados dessa pesquisa foram coletados mediante a definição de critérios para a seleção de textos. As análises realizadas seguiram os encaminhamentos de uma revisão sistemática e da análise documental. Optamos por organizar o relatório da pesquisa segundo o formato multipaper, envolvendo a realização de dois artigos. No primeiro artigo, realizamos uma pesquisa de caráter inventariante visando buscar na literatura indicativos de como as práticas avaliativas em modelagem matemática vêm se caracterizando e quais os focos dessa avaliação. Os resultados desse artigo evidenciam cinco possibilidade para a avaliação em modelagem matemática e sugerem que os encaminhamentos, propósitos e focos de avaliação em modelagem matemática vêm sendo esclarecidos. No segundo artigo, objetivamos avançar os resultados identificados no artigo 1 a partir da proposta de uma ferramenta para avaliação em práticas de modelagem na sala de aula. Os resultados desse artigo sugerem que a ferramenta de avaliação proposta está bem dimensionada e é capaz de subsidiar a avaliação em modelagem matemática considerando diferentes perspectivas de modelagem na sala de aula. Por fim, concluímos que a investigação realizada no artigo 1 e 2 subsidia e complementa os objetivos dessa pesquisa, visto que identificamos, na amostra considerada no primeiro artigo, como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década e, para além de identificar ferramentas e procedimentos utilizados, evidênciamos três focos de avaliação em modelagem matemática e, também, a ferramenta de avaliação proposta se mostrou relevante e eficaz para os professores que a utilizaram para corrigir atividades de modelagem matemática desenvolvidas em diferentes níveis de escolaridade e segundo diferentes perspectivas de modelagem matemática.This research presents an investigation about the evaluation in mathematical modeling through two objectives. First, we had the intention to understand how the evaluation in mathematical modeling has been carried out in the last decade, seeking to identify the different procedures and tools used in these evaluations. Subsequently, we used the results from that first moment with the intention of developing a tool for evaluation in mathematical modeling. The data for this research were collected by defining criteria for the selection of texts. The analyzes carried out followed the guidance of a systematic review and document analysis. We chose to organize the research report according to the multipaper format, involving the realization of two articles. In the first article, we carried out an inventory survey aiming to search the literature for indications of how the evaluative practices in mathematical modeling have been characterized and what the focus of this evaluation is. The results of this article show five possibilities for the evaluation in mathematical modeling and suggest that the guidelines, purposes and focus of evaluation in mathematical modeling have been clarified. In the second article, we aim to advance the results identified in article 1 from the proposal of a tool for assessment in modeling practices in the classroom. The results of this article suggest that the proposed assessment tool is well dimensioned and is able to support the assessment in mathematical modeling in different modeling perspectives. Finally, we conclude that the research carried out in articles 1 and 2 subsidize and complement the objectives of this research, since we identified, in the sample considered in the first article, how the evaluation in mathematical modeling has been carried out in the last decade and, in addition to identifying tools and procedures used, we show three focus of assessment in mathematical modeling and, also, the proposed assessment tool proved to be relevant and effective for the teachers who used it to correct mathematical modeling activities developed at different levels of schooling and according to different perspectives of mathematical modeling.Almeida, Lourdes Maria Werle deDalto, Jader OtavioVilla-Ochoa, Jhony AlexanderSilva, Karina Alessandra Pessoa daMagalhães, Gustavo Granado2024-08-05T18:08:55Z2024-08-05T18:08:55Z2021-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17131porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina92 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-06T06:04:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-06T06:04:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula
Assessment in mathematical modelling practices in the classroom
title Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula
spellingShingle Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula
Magalhães, Gustavo Granado
Educação matemática
Modelagem matemática
Avaliação
Ferramenta de avaliação
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematical modelling
Assessment
Assessment tool
title_short Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula
title_full Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula
title_fullStr Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula
title_full_unstemmed Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula
title_sort Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula
author Magalhães, Gustavo Granado
author_facet Magalhães, Gustavo Granado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de
Dalto, Jader Otavio
Villa-Ochoa, Jhony Alexander
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Gustavo Granado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Modelagem matemática
Avaliação
Ferramenta de avaliação
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematical modelling
Assessment
Assessment tool
topic Educação matemática
Modelagem matemática
Avaliação
Ferramenta de avaliação
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematical modelling
Assessment
Assessment tool
description Esta pesquisa apresenta uma investigação acerca da avaliação em modelagem matemática mediante dois objetivos. Primeiramente, tivemos a intenção de compreender como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década, buscando identificar os diferentes procedimentos e ferramentas utilizados nessas avaliações. Posteriormente, utilizamos os resultados desse primeiro momento com a intenção de desenvolver uma ferramenta para avaliação em modelagem matemática. Os dados dessa pesquisa foram coletados mediante a definição de critérios para a seleção de textos. As análises realizadas seguiram os encaminhamentos de uma revisão sistemática e da análise documental. Optamos por organizar o relatório da pesquisa segundo o formato multipaper, envolvendo a realização de dois artigos. No primeiro artigo, realizamos uma pesquisa de caráter inventariante visando buscar na literatura indicativos de como as práticas avaliativas em modelagem matemática vêm se caracterizando e quais os focos dessa avaliação. Os resultados desse artigo evidenciam cinco possibilidade para a avaliação em modelagem matemática e sugerem que os encaminhamentos, propósitos e focos de avaliação em modelagem matemática vêm sendo esclarecidos. No segundo artigo, objetivamos avançar os resultados identificados no artigo 1 a partir da proposta de uma ferramenta para avaliação em práticas de modelagem na sala de aula. Os resultados desse artigo sugerem que a ferramenta de avaliação proposta está bem dimensionada e é capaz de subsidiar a avaliação em modelagem matemática considerando diferentes perspectivas de modelagem na sala de aula. Por fim, concluímos que a investigação realizada no artigo 1 e 2 subsidia e complementa os objetivos dessa pesquisa, visto que identificamos, na amostra considerada no primeiro artigo, como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década e, para além de identificar ferramentas e procedimentos utilizados, evidênciamos três focos de avaliação em modelagem matemática e, também, a ferramenta de avaliação proposta se mostrou relevante e eficaz para os professores que a utilizaram para corrigir atividades de modelagem matemática desenvolvidas em diferentes níveis de escolaridade e segundo diferentes perspectivas de modelagem matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-15
2024-08-05T18:08:55Z
2024-08-05T18:08:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17131
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
92 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823287064133632